Há nas Escrituras outra passagem que
coloca o batismo e a salvação juntos, para ilustrar o tema. Refiro-me ao
capítulo 3 de 1 Pedro. Lá o apóstolo conta-nos como "a longanimidade de
Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a
saber, oito pessoas, foram salvas, através da água..." (vs. 20). A água,
diz ele, é uma figura ou semelhança, ou (como dizem as notas da Revised Version
inglesa) um antítipo de alguma outra coisa. "A qual, figurando o batismo,
agora também vos salva". Assim o batismo, raciocina ele, salva-nos agora.
Está claro que Pedro acreditava em nossa salvação através do batismo tão
firmemente como acreditava na salvação de Noé através da água. Por favor,
lembre-se de que não estou falando de regeneração, e nem estou dizendo
libertação do inferno ou do pecado. Entenda-se claramente que aqui estamos
falando sobre salvação. Não é apenas uma questão de termos; diz respeito a
sermos fundamentalmente separados do sistema mundial atual.
Para compreendermos melhor o que
Pedro quer dizer, deveremos retornar à sua fonte nos capítulos 6 a 8 de
Gênesis. O quadro é ilustrativo. Ali encontramos nos dias de Noé um mundo
totalmente corrupto. Criada primeiramente por Deus, a terra tornara-se
corrupta pelo ato do homem, naquele dia em que este se colocou sob Satanás. O
pecado, uma vez introduzido, desenvolveu-se e chegou ao excesso, até que o
próprio Espírito Santo de Deus gritou "Basta!" As coisas haviam
chegado a um ponto em que não podiam mais ser remediadas; só podiam ser
julgadas e removidas.
Assim, Deus ordenou a Noé que construísse
uma arca, e trouxesse sua família e as criaturas para dentro dela, e então
veio o dilúvio. Por ele foram "levantados acima da terra" sobre
águas que cobriam "todos os altos montes que havia debaixo do céu".
Todas as coisas vivas, tanto homens como animais, pereceram e somente aqueles
que flutuaram por sobre as águas foram salvos. O importante aqui não é apenas
que eles escaparam à morte por afogamento. Isso não é o essencial. O essencial
para nós é que eles foram as únicas pessoas a saírem daquele sistema corrupto
de coisas, aquele mundo sob a água. Vida pessoal é a consequência inevitável
de sair, e a perdição pessoal a de ficar, porém salvação é a saída em si, não
o efeito dela. Preste atenção a esta diferença, pois é grande. Salvação é
essencialmente a saída agora de uma ordem condenada que pertence a Satanás.
Louvado seja Deus, eles saíram!
Como? Através das águas. Assim, hoje em dia quando os crentes são batizados,
passam simbolicamente através da água, do mesmo modo pelo qual Noé passou dentro
da arca pelas águas do dilúvio. E esta passagem pelas águas significa sua fuga
do mundo, sua saída do sistema de coisas que, como seu príncipe, está sob a
sentença divina. Posso dizer isto especialmente àqueles que estão sendo
batizados hoje. Por favor, lembre-se, você não é o único que está na água.
Quando você caminha para a água, um mundo inteiro desce com você. Quando sai
das águas, você sai em Cristo, na arca que flutua sobre as ondas, porém o seu
mundo fica para trás. Para você, aquele mundo está submerso, afogado como o
de Noé, morto na morte de Cristo e para não mais ser ressuscitado. É pelo
batismo que você o declara. "Senhor, deixo para trás o meu mundo. Tua cruz
separa-me dele para sempre!"
Falando de forma figurada, portanto,
quando você passa através das águas do batismo, tudo o que pertencia à antiga
ordem é cortado para nunca mais voltar, por aquelas águas. Só você emerge. Para
você é uma passagem para um outro mundo, onde encontrará um pombo e as folhas
verdes das oliveiras. Você sai do mundo que está sob julgamento, para um mundo
que é marcado pela novidade da Vida Divina.
Quero novamente enfatizar que você
não foi o único que desceu para as águas; seu mundo desceu com você, e ficou
lá. Do ponto de vista de sua nova situação, você descobrirá que a água sempre
cobre o mundo ao qual pertenceu antes. O mesmo dilúvio que salvou Noé e sua
família afogou o mundo em que tinham vivido. Dessa forma, a
mesma água por um lado coloca você e eu na terra da salvação em Cristo, e por outro, sepulta todo o sistema de coisas de Satanás. Não só sua própria história
como filho de Adão termina no batismo; o seu mundo também termina ali. Em
ambos os casos, é uma morte e sepultamento sem qualquer ressurreição. É o fim
de tudo.
Isto significa que você não pode
carregar nada daquele antigo mundo para o novo. O que pertencia àquele reino
anterior em Adão fica lá, e que jamais seja recordado. Pode ser que
anteriormente você era empregado em uma loja, ou um criado em uma residência.
Ou talvez você fosse o dono, gerente ou diretor de um negócio. Hoje, você pode
continuar sendo o dono ou um criado, mas descobrirá que quando se trata de
coisas divinas, quando se trata da Igreja e do serviço de Deus, não há escravo
nem livre, nem empregador ou empregado. Você pode ser um judeu ou um gentio, ou
uma centena de coisas que eram bem consideradas – ou mal consideradas – em
Adão. Quando você passa através dessa água, todo aquele sistema de coisas
desaparece, para não mais retornar. Ao invés delas, você vê a si próprio em
Cristo, onde não há nem judeu nem grego, bárbaro ou cita nem qualquer outra
coisa, mas um novo homem. Você entrou para uma ordem de coisas caracterizada
por oliveiras e folhas de oliveiras, cujo segredo é a vida divina. A expressão "por
meio da ressurreição de Jesus Cristo" dá colorido a todo futuro (1 Pe.
3:21). Significa que você passou para algo completamente novo que Deus está
criando. De acordo com os comentaristas (Robert Young, Concordância Analítica
da Bíblia Sagrada), o próprio nome Ararate significa "Terra Santa”. Seja
como for, louvamos a Deus porque a arca que descansou sobre aquela terra
renovada estava cheia de criaturas, tipificando uma nova criação. Da morte de
Cristo, Deus traz à existência uma criação inteiramente nova, e em união com
Cristo ressuscitado Ele está introduzindo o homem nela. Em Cristo, você e eu
estamos lá!
Extraído do livro: Não Amais o Mundo
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