O primeiro ponto crucial
da economia neotestamentária de Deus é a encarnação da Palavra. No sentido
exato da palavra, a encarnação é a encarnação da Palavra. João 1:14 diz que a
Palavra tornou- se carne. Não diz que
Cristo tornou-se carne ou que Deus tornou-se carne. A Bíblia nos diz que a
Palavra, que era Deus (Jo 1:1) tornou-se carne. A Palavra é a definição de Deus,
sendo a definição de Deus, é a corporificação de Deus. Deus é abstrato e
invisíel porque Deus é Espírito (Jo 4:24). Nosso pensamento é abstrato e
invisivel, porém quando o expressamos em palavras, tais palavras tornam a
definição do nosso pensamento, a propria corporificação do nosso pensamento. A
palavra é a definição, a expressão e a corporificação do nosso pensamento. Se
eu falar a vocês por uma hora, saberão qual é o meu pensamento porque o meu
pensamento está corporificado em minhas palavras.
A Palavra Tornando-se Carne
A Palavra como a definição
de Deus, a expressão e a corporificação de Deus, tornou-se carne. A Palavra, a qual
é a definição e corporificação de Deus, necessitava ser corporificada em uma
Pessoa, e essa Pessoa era Deus, o Filho. Quando a Palavra tornou-se carne, a corporificação
de Deus tornou-se uma Pessoa chamada Jesus Cristo. Esta Pessoa é a corporificação
da Palavra, a qual é a corporificação de Deus. Desta maneira podemos dizer que
Deus foi corporificado duas vezes. Deus foi corporificado na Palavra antes de
Sua encarnação (Jo 1:1), e depois a Palavra foi corporificada numa Pessoa viva
que era o Homem, Jesus Cristo (Cl 2:29).
Enviado pelo Pai e com o Pai
Quando a Palavra tornou-se
carne, Ela foi enviada por Deus e com
Deus (Jo 7:29). Quando o Enviado veio, Ele veio com o Enviador. Quando o Filho
veio como homem, veio com o Pai. Conforme João 6:46 e 17:8, o Filho veio de
Deus, o Pai. A preposição grega traduzida “de” é pará a qual significa “ao lado de”. Portanto, o sentido aqui em
grego é “de com”. Darby tem uma nota em sua Nova
Tradução sobre João 6:46 que também indica que o sentido em grego é “de
com”. O Filho não veio somente do Pai,
mas também com o Pai. Embora Ele tenha vindo do Pai, todavia ainda está com o
Pai (Jo 8:16, 29: 16:32). Em João 8:29 o Senhor diz: “E Aquele que me enviou
está Comigo”, o que indica que o Pai enviou o Filho “de com” Ele. Quando o
Filho veio, Ele não deixou o Pai em seu trono no céu. É por isso que a Bíblia
nos diz que “Todo aquele que nega o Filho também não tem o Pai; aquele que
confessa o Filho tem também o Pai” (1Jo 2:23).
Nossso conceito era de que
quando o Filho veio a terra, deixou o Pai sentado no trono. Todos devemos ver
que quando o Pai enviou o Filho, O enviou consigo mesmo. O Filho habita em nós
(2Co 13:5) e o Pai também (Ef 4:6). O Senhor Jesus disse a Felipe, em João
14:9: “...Quem Me vê, vê o Pai...”
Enquanto o Senhor falava a Felipe, declarava também que o Pai estava
Nele e que Ele estava no Pai (14:10). Isto nos mostra que quando temos o Filho,
temos também o Pai. Pois, o Filho é o Pai (Is 9:6).
Devemos também,
compreender que enquanto o Pai está com o Filho e no Filho, Ele também está no
trono. Os dois são distintos, porém não separados. Este é um mistério divino
que não podemos entender. Por um lado, os três na Deidade coexistem, e por
outro, são coinerentes. Eles habitam mutuamente um no outro e interpenetram um
ao outro. A eletricidade nos dá um bom exemplo de tal mistério. A eletricidade
que estamos desfrutando em nosso quarto é a mesma eletricidade na central
elétrica. Está simultaneamente na central elétrica e também em nosso quarto. De
igual modo, Deus o Pai estava dentro de Jesus na terra e ao mesmo tempo Ele
estava no trono. Não devemos nos perturbar com isso. Necessitamos compreender
que no Deus infinito não há elemento de tempo nem de espaço. Por ser Ele o Deus
eterno, Ele está acima do tempo e do espaço e não é limitado por eles.
Pelo Espírito
Lucas 1:35 e Mateus 1:18 e
20 também nos mostram que o Filho veio pelo Espírito. Ele foi concebido pelo
Espírito. Este Espírito era o mesmo Espírito de Deus, o Pai; a mesma essência
de Deus, o Pai. Quando o Espírito entrou no ventre de María, foi a essência de
Deus, o Pai, que entrou na virgem. Esta foi uma concepção divina efetuada no
ventre de uma virgem humana. A essência divina foi mesclada com a essência
humana para produzir uma criança nascida como um homem-Deus. Isto mostra como o
Filho veio com a essência do Pai e pelo Espírito.
Quando era mais jovem, não
entendia porque o Senhor necessitava agir pelo Espírito já que Ele era todo
poderoso. O Senhor Jesus disse aos fariseus que Ele expulsava demonios pelo
Espírito de Deus (Mt 12:28). Ao vir o Filho, Ele veio com o Pai. Ao agir, agia pelo
Espírito. O Deus Triúno é um mistério. É um mistério onde o Filho de Deus sendo
todo poderoso, necessitou agir pelo Espírito. Nos quatro Evangelhos não vemos o
Filho sozinho, mas O vemos com o Pai, pelo Espírito.
Deus Manifestado na Carne
A Trindade se mesclou com
a natureza humana. O que foi concebido no ventre de Maria era o Deus completo e
o Homem perfeito. O Filho veio com o Pai, pelo Espírito, para ser mesclado com
a humanidade, tornando-se um homem-Deus. Este é Deus manifestado na carne (1Tm
3:16). Esta é a encarnação da Palavra e este é o nosso Salvador, Jesus Cristo,
que é o Deus Triúno mesclado com o homem. Nele vemos o Pai, o Filho e o
Espírito, e Nele vemos um Homem perfeito. Ele é o homem-Deus, a corporificação
do Deus Triúno no Homem, Jesus Cristo.
Extraído do livro: A economia de Deus
O Senhor é un Deus Trino Ele é o Pavra a Palavra é o Espírito sem a palavra nenhuma referência ao Espírito. Em Evabgelho John 1diz Ele é a Palavra que se fez carne e Tabernnac ulou entre os homens
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