terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A ENCARNAÇÃO DA PALAVRA


O primeiro ponto crucial da economia neotestamentária de Deus é a encarnação da Palavra. No sentido exato da palavra, a encarnação é a encarnação da Palavra. João 1:14 diz que a Palavra tornou- se  carne. Não diz que Cristo tornou-se carne ou que Deus tornou-se carne. A Bíblia nos diz que a Palavra, que era Deus (Jo 1:1) tornou-se carne. A Palavra é a definição de Deus, sendo a definição de Deus, é a corporificação de Deus. Deus é abstrato e invisíel porque Deus é Espírito (Jo 4:24). Nosso pensamento é abstrato e invisivel, porém quando o expressamos em palavras, tais palavras tornam a definição do nosso pensamento, a propria corporificação do nosso pensamento. A palavra é a definição, a expressão e a corporificação do nosso pensamento. Se eu falar a vocês por uma hora, saberão qual é o meu pensamento porque o meu pensamento está corporificado em minhas palavras.
A Palavra Tornando-se Carne
A Palavra como a definição de Deus, a expressão e a corporificação de Deus, tornou-se carne. A Palavra, a qual é a definição e corporificação de Deus, necessitava ser corporificada em uma Pessoa, e essa Pessoa era Deus, o Filho. Quando a Palavra tornou-se carne, a corporificação de Deus tornou-se uma Pessoa chamada Jesus Cristo. Esta Pessoa é a corporificação da Palavra, a qual é a corporificação de Deus. Desta maneira podemos dizer que Deus foi corporificado duas vezes. Deus foi corporificado na Palavra antes de Sua encarnação (Jo 1:1), e depois a Palavra foi corporificada numa Pessoa viva que era o Homem, Jesus Cristo (Cl 2:29).
Enviado pelo Pai e com o Pai
Quando a Palavra tornou-se carne, Ela  foi enviada por Deus e com Deus (Jo 7:29). Quando o Enviado veio, Ele veio com o Enviador. Quando o Filho veio como homem, veio com o Pai. Conforme João 6:46 e 17:8, o Filho veio de Deus, o Pai. A preposição grega traduzida “de” é pará a qual significa “ao lado de”. Portanto, o sentido aqui em grego é “de com”. Darby tem uma nota em sua Nova Tradução sobre João 6:46 que também indica que o sentido em grego é “de com”.  O Filho não veio somente do Pai, mas também com o Pai. Embora Ele tenha vindo do Pai, todavia ainda está com o Pai (Jo 8:16, 29: 16:32). Em João 8:29 o Senhor diz: “E Aquele que me enviou está Comigo”, o que indica que o Pai enviou o Filho “de com” Ele. Quando o Filho veio, Ele não deixou o Pai em seu trono no céu. É por isso que a Bíblia nos diz que “Todo aquele que nega o Filho também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem também o Pai” (1Jo 2:23).
Nossso conceito era de que quando o Filho veio a terra, deixou o Pai sentado no trono. Todos devemos ver que quando o Pai enviou o Filho, O enviou consigo mesmo. O Filho habita em nós (2Co 13:5) e o Pai também (Ef 4:6). O Senhor Jesus disse a Felipe, em João 14:9: “...Quem Me vê, vê o Pai...”  Enquanto o Senhor falava a Felipe, declarava também que o Pai estava Nele e que Ele estava no Pai (14:10). Isto nos mostra que quando temos o Filho, temos também o Pai. Pois, o Filho é o Pai (Is 9:6).
Devemos também, compreender que enquanto o Pai está com o Filho e no Filho, Ele também está no trono. Os dois são distintos, porém não separados. Este é um mistério divino que não podemos entender. Por um lado, os três na Deidade coexistem, e por outro, são coinerentes. Eles habitam mutuamente um no outro e interpenetram um ao outro. A eletricidade nos dá um bom exemplo de tal mistério. A eletricidade que estamos desfrutando em nosso quarto é a mesma eletricidade na central elétrica. Está simultaneamente na central elétrica e também em nosso quarto. De igual modo, Deus o Pai estava dentro de Jesus na terra e ao mesmo tempo Ele estava no trono. Não devemos nos perturbar com isso. Necessitamos compreender que no Deus infinito não há elemento de tempo nem de espaço. Por ser Ele o Deus eterno, Ele está acima do tempo e do espaço e não é limitado por eles.
Pelo Espírito
Lucas 1:35 e Mateus 1:18 e 20 também nos mostram que o Filho veio pelo Espírito. Ele foi concebido pelo Espírito. Este Espírito era o mesmo Espírito de Deus, o Pai; a mesma essência de Deus, o Pai. Quando o Espírito entrou no ventre de María, foi a essência de Deus, o Pai, que entrou na virgem. Esta foi uma concepção divina efetuada no ventre de uma virgem humana. A essência divina foi mesclada com a essência humana para produzir uma criança nascida como um homem-Deus. Isto mostra como o Filho veio com a essência do Pai e pelo Espírito.
Quando era mais jovem, não entendia porque o Senhor necessitava agir pelo Espírito já que Ele era todo poderoso. O Senhor Jesus disse aos fariseus que Ele expulsava demonios pelo Espírito de Deus (Mt 12:28). Ao vir o Filho, Ele veio com o Pai. Ao agir, agia pelo Espírito. O Deus Triúno é um mistério. É um mistério onde o Filho de Deus sendo todo poderoso, necessitou agir pelo Espírito. Nos quatro Evangelhos não vemos o Filho sozinho, mas O vemos com o Pai, pelo Espírito.
Deus Manifestado na Carne
A Trindade se mesclou com a natureza humana. O que foi concebido no ventre de Maria era o Deus completo e o Homem perfeito. O Filho veio com o Pai, pelo Espírito, para ser mesclado com a humanidade, tornando-se um homem-Deus. Este é Deus manifestado na carne (1Tm 3:16). Esta é a encarnação da Palavra e este é o nosso Salvador, Jesus Cristo, que é o Deus Triúno mesclado com o homem. Nele vemos o Pai, o Filho e o Espírito, e Nele vemos um Homem perfeito. Ele é o homem-Deus, a corporificação do Deus Triúno no Homem, Jesus Cristo.

Extraído do livro: A economia de Deus

Um comentário:

  1. O Senhor é un Deus Trino Ele é o Pavra a Palavra é o Espírito sem a palavra nenhuma referência ao Espírito. Em Evabgelho John 1diz Ele é a Palavra que se fez carne e Tabernnac ulou entre os homens

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