3. Qual é a base bíblica para os “cooperadores entremesclados” assumirem a liderança atual na obra, no ministério e nas igrejas locais na restauração do Senhor?
Essa pergunta foi totalmente respondida, mas a pergunta em si mesma não tem objetivo. A palavra “assumirem” nessa pergunta esta implícito que os cooperadores que tomam a liderança no ministério na obra entre as igrejas na restauração do Senhor hoje não estavam envolvidos na liderança antes da morte do irmão Lee. Isso não é verdade. Antes da morte do irmão Lee, seus cooperadores já serviam em coordenação com ele para viagens, falar, publicar, conduzir treinamentos e conferencias e pastorear as igrejas. O próprio irmão Lee testificou:
Entretanto, depois de voltar de Taiwan para os Estados Unidos em 1989, da hora que começamos a ter o treinamento aqui em Anaheim até hoje, posso testificar que temos um grupo de cooperadores aqui que realmente estão em harmonia. Essa harmonia depende do que conhecemos da cruz e do Espírito. Os cooperadores visitaram diferentes lugares conforme convites das igrejas e dessa forma entremesclaram as igrejas como uma só. Isso é um bom indício. (The Governing and Controlling Vision in the Bible, p. 75)
Desde a partida do irmão Lee, os cooperadores têm simplesmente continuado a levar a cabo à mesma obra e ministério entre as igrejas como faziam antes da sua partida.
Alem disso, como mostrou o irmão Lee a partir do Novo Testamento, a liderança única na obra, no ministério e nas igrejas na verdade é o ensinamento dos apóstolos. O trecho seguinte do livro “Discernir Adequadamente a Autoridade Espiritual para Seguir o Senhor Corretamente” apresenta essa verdade:
O ensinamento dos apóstolos, que transmite a revelação de Cristo aos crentes, é a autoridade na igreja hoje (At. 2:42; 1Tm 1:3-4; Tt 2:15; cf. 1Tm 2:12). O primeiro item na Epístola de Paulo a Tito, cujo tema é a manutenção da ordem na igreja, é apegar "à palavra fiel, que é segundo o ensinamento dos apóstolos" (Tt 1:9 — RcV). A manutenção da ordem é uma questão de autoridade e esta repousa no ensinamento dos apóstolos.
A liderança do Novo Testamento nos Evangelhos era uma pessoa. Essa pessoa era o próprio Senhor Jesus. Mas desde Atos até Apocalipse, a única liderança neotestamentária se tornou o ensinamento dos apóstolos. Assim, nem Pedro nem Paulo controlavam qualquer igreja, mas o seu ensinamento sim. Podemos ver isso em 1 Timóteo onde Paulo exortou Timóteo a permanecer em Éfeso a fim de poder admoestar alguns a não ensinar coisas diferentes da economia de Deus (1:3-4). Ensinamentos diferentes são ensinamentos que são diferentes do ensinamento dos apóstolos acerca da economia de Deus. Esse ensinamento constitui a única liderança.
O ensinamento dos apóstolos é nossa constituição que nos governa. Pedro e Paulo não governavam as igrejas. O ensinamento dos apóstolos, o ensinamento acerca da economia de Deus, é que governa. (Elders' Training, Book 9: The Eldership and the God-ordained Way (1), p. 80)
A liderança dos apóstolos no Novo Testamento foi exercida por meio do seu ensinamento, não por qualquer tipo de controle.
A liderança no ministério neotestamentário, porém, não é a liderança no sentido mundano, de controlar os outros. Na restauração do Senhor não temos membros de um conselho com um presidente ou diretor.
Além disso, essa liderança não é a liderança nos atos dos ministros, mas em seu ensinamento para restringi-los de serem divisivos. (...) A liderança que é mostrada no Novo Testamento reside principalmente nos ensinamentos dos ministros, não nos atos dos cooperadores. (Leadership in the New Testament, p. 17)
Os cooperadores não assumiram a liderança como questiona o contestador. Pelo contrario, eles tem seguido fielmente a liderança na restauração do Senhor, que é o ensinamento e a comunhão dos apóstolos no Novo Testamento com respeito à econômica de Deus, Segundo o padrão estabelecido pelo ministério dos irmãos Nee e Lee.
Nenhum comentário:
Postar um comentário