Leitura da Bíblia: Mc 16,7
Oh!, este era um Pedro que caíra, um Pedro que pecara e um Pedro que negara o Senhor; no entanto, o Senhor ainda o mencionou especificamente. Este é o evangelho! Irmão, você sabia que uma vez que o Senhor o salvou, Ele o salvará até o fim? Ainda que você esteja desencorajado, o Senhor jamais estará desencorajado. Apesar de você pecar e se sentir desconcertado de voltar a Ele, do lado Dele, no entanto, não há qualquer razão para não voltar. Por que você insiste em lembrar da sua falha, sendo que o Senhor já não se importa com ela? O Senhor tirará o véu da sua face hoje, então não terá mais medo Dele, nem hesitará em se aproximar Dele.
É provável que Pedro ainda se lembrasse de que certa vez disse ao Senhor:
“Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim” (Mt 26,33). Pode ser que também se lembrasse que, junto ao lago de Genesaré, quando vira a glória do Senhor, dissera: “retira-te de mim, porque sou pecador” (Lc 5,8). Agora, porém, conheceu a sua condição e como ousaria ver o Senhor? Era possível que continuasse a se lembrar do pedido do Senhor: “Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?”. Em seus ouvidos possivelmente ainda permanecia o mandamento do Senhor: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação” (Mt 26,40-41). De qualquer modo, a sua condição estava longe da exigência do Senhor. Como ele ousa ria ver o Senhor hoje? Todavia, ele foi ver o Senhor. Por causa da palavra “e a Pedro” ele teve ousadia de ir vê-Lo. Irmão, se você conhecesse a intenção da palavra “e a Pedro”, poderia ainda permanecer longe Dele e não se voltar a Ele? Se você conhecesse o significado profundo da palavra “e a Pedro”, não haveria outra coisa a fazer, senão aproximar-se do Senhor.
Qual livro entre os quatro Evangelhos registrou o evento dessa forma? Somente o Evangelho de Marcos. Marcos era um jovem; ele seguiu a Pedro e aprendeu muito dele. Podemos dizer que o Evangelho de Marcos foi ditado por Pedro e escrito por Marcos. A sentença “dizei a Seus discípulos e a Pedro”, foi especialmente registrada por Pedro. Esta palavra pode não ser tão importante para outros, mas era extrema mente importante no coração de Pedro. Quando o Espírito Santo escreveu a Bíblia, Ele especialmente mostrou-nos que as poucas palavras que pareciam ser insignificantes para Mateus, Lucas e João, eram inesquecíveis para Pedro, quem narrou o Evangelho de Marcos. “E a Pedro” tinha um significado especial para ele. Em todo tempo, a recordação dessas palavras era doce. A palavra da graça é especialmente memorável para aquele que a recebeu.
Irmãos e irmãs, quando nos lembra ~nos do Senhor no partir do pão, há alguém cujo coração ainda está com medo de Deus? Ou há algum pecado que separa você de Deus? Já choramos amargamente, arrependemo-nos e confessamos aquilo que fizemos que não era digno do Senhor. Ago ra, hoje, ousamos dizer ao Senhor: “Senhor, eu me achego a Ti?”. Apenas considere: Por amar você, Ele voluntariamente foi à cruz; agora Ele deixaria de amá-lo apenas porque você falhou, tropeçou e caiu? Teria o Seu amor, com que Ele amou você na cruz, então diminuído? Hoje é fácil para você não amá-Lo, não se aproximar Dele nem voltar a Ele, mas é impossível para Ele não amar você, esquecê-lo ou abandoná-lo. Três dias após a morte do Senhor, Pedro estava calado porque tropeçara, mas o Senhor não o esqueceu. Assim, se você não tiver forças para ir diante do Senhor, tenha apenas o desejo de crer em Sua palavra. Ele poderá dar-lhe forças para ir até Ele. Se você tropeçou, Ele poderá levantá-lo. Embora pareça que nunca mais poderá se aproximar do Senhor novamente, se você puder, na fé, se lembrar da palavra “e a Pedro, você será capaz de se aproximar Dele. Quando queremos nos aproximar do Senhor, ainda que pareça haver uma grande distância, e sintamos que não temos forças para ir até Ele, devemos nos lembrar da palavra “e a Pedro”. Era de Pedro, que tropeçara, que o Senhor se lembrou mais. Apesar de Pedro não ousar vir até o Senhor, o coração do Senhor o atraiu, levando-o a não ousar esconder-se do Senhor. Não entendamos mal o coração do Senhor hoje. Você ouviu a voz dizendo: “e a Pedro”. Deve saber que o Senhor não o abandonou. Tampouco o Senhor abandonou você: “e a Pedro” também significa “e a você” — você que falhou como Pedro! Que todos nós vejamos que tipo de coração o Senhor tem para conosco. Se vir o coração do Senhor, você nada fará-se não correr ara Ele!
Nenhum comentário:
Postar um comentário