“Tenho ainda outras ovelhas, que não são deste aprisco; a essas também Me importa conduzir; elas ouvirão a Minha voz; então haverá um só rebanho e um só pastor” (Jo 10:16). O rebanho é a totalidade das ovelhas. O povo de Deus é o Seu rebanho. O Senhor Jesus estava dizendo que, além das ovelhas do aprisco judaico, Ele tinha outras ovelhas e iria reunir todas elas num único rebanho.
O aprisco é um curral onde as ovelhas são mantidas e protegidas de perigos e do mau tempo. Á noite ou durante as tempestades, ou ainda no inverno quando o pastor não ficava com elas, as ovelhas eram mantidas no aprisco. Até Cristo vir como o pastor, os judeus foram mantidos no aprisco da religião e preservados nos tempos de frio, no escuro ou quando Ele estava ausente. Agora o Senhor viera a fim de reunir Seu rebanho e conduzi-lo para fora. Além das mantidas sob a guarda da lei, o único pastor possuía outras ovelhas, os gentios que creram. Todos deveriam ser reunidos como os judeus a fim de formar o único rebanho. Esse único rebanho é a igreja.
João 10, além de nos ensinar sobre o único rebanho, também nos diz que Cristo veio para que tivéssemos vida e vida “em abundância” (v. 10). A vida que o Senhor veio para tornar disponível anda de mãos dadas com a igreja. Vida e rebanho seguem juntos nesse capitulo. Quanto mais usufruímos a vida de Cristo, mas desejamos estar como o rebanho. Se não temos interesse na vida e não crescemos em vida, não nos importamos com a vida da igreja. Entretanto, quando recebemos a vida de Cristo e ela cresce em nós de maneira que passamos a desfrutá-la de modo mais abundante, jorrará de nosso interior o desejo pela vida da igreja. Sentimo-nos como ovelhas dispersas e nosso anseio é ser reunidos num só rebanho. Por essa razão, João 10, um capítulo sobre vida, refere-se á igreja, o rebanho, o único rebanho.
(Extraído do livro: O Ministério Remendador do Apóstolo João)
Nenhum comentário:
Postar um comentário