quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A IGREJA - A casa de Deus, a coluna e a base da verdade.

"Mas, se eu tardar, escrevo para que saibas como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e base da verdade."
(I Tm3:15)

Há três aspectos da igreja mencionados neste versículo: a "casa de Deus", a "igreja do Deus vivo" e a "coluna e base da verdade". "A casa de Deus" é o lugar onde Deus mora, onde Ele vive e onde Ele desenvolve a Sua vida. Esta casa não é outra senão a igreja do Deus vivo. Note que o termo aqui não é meramente "Deus", mas "o Deus vivo". Ele é tão vivo; e Ele agora mora na igreja, move-se na igreja, vive na igreja e desenvolve toda Sua vida na igreja. Quando dizemos que a igreja é a casa de Deus, devemos ter uma percepção muito profunda de que Deus habita, vive e desenvolve a Sua vida nesta casa. Contudo, igreja não é apenas a casa de Deus, mas ela também é a coluna e base da verdade. Que verdade? Não pense que verdade significa doutrina. A palavra "verdade" nessa passagem significa realidade. A igreja, na qual este Deus vivo habita, vive e se move, é a coluna e a base sobre a qual a realidade se posiciona. Ela sustenta a realidade. Dentro dessa igreja, o Deus vivo habita, e sobre essa igreja, a verdade, a realidade, se posiciona. A igreja deve ser a coluna e a base desta realidade universal, a qual é o próprio Cristo.

Deus habita na igreja porque a igreja é a Sua casa. Deus vive, Deus se move e Deus desenvolve a Sua vida na igreja; o testemunho e a realidade estão sobre a igreja. Precisamos considerar estes dois aspectos: interiormente, Deus habitando na igreja; e exteriormente, a igreja sustentando o testemunho e a realidade. Esses dois aspectos mostram o verdadeiro mesclar de Deus com o homem. Dentro da igreja - este grupo de pessoas redimidas, regeneradas e transformadas - Deus habita; e sobre este grupo de pessoas está a realidade do universo, que é Cristo como a única realidade de tudo.

Extraído do livro: A economia de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário