domingo, 24 de outubro de 2010

O novo homem coletivo como a expressão de Deus


No início, quando Deus criou Adão, Ele não criou apenas uma pessoa, mas toda a humanidade. Adão não era individual, mas um homem coletivo, isto é, a humanidade. Os milhões de descendentes de Adão estavam incluídos nele. Desse modo, Deus não apenas criou um homem individual, mas coletivo. Deus não quer expressar-Se apenas por meio de um indivíduo. Ele deseja ter uma expressão coletiva.

Sempre falamos acerca da base da igreja. A fim de ver a questão da base da igreja, não temos de esperar até Apocalipse 1. Ela já está implícita em Gênesis 1:26. Como podemos dizer isso? Podemos dizê-lo porque no início, quando Deus criou o homem, Ele não criou dois indivíduos. Se tivesse criado dois indivíduos, teria havido duas bases sobre as quais se firmar. No início Deus criou apenas um homem. Gênesis 5:2 diz: “Homem e mulher os criou, (...) e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados”. O homem foi chamado Adão e a mulher também. Deus não criou duas pessoas; criou apenas um homem. Você pode argumentar que Deus criou homem e mulher. Isso é correto, mas o homem e a mulher eram apenas uma pessoa. Do ponto de vista Deus, Ele criou somente um homem.

Podemos ter nascidos no século vinte ou vinte um, mas quando fomos criados? Será que fomos criados ou nascemos? Fomos criados primeiro e depois nascemos, pois quando Adão foi criado, fomos criados também. Adão, Abel, Paulo e nós fomos todos criados ao mesmo tempo. A única diferença é que Abel e Paulo nasceram antes de nós. Fomos criados ao mesmo tempo e nascemos em ocasiões diferentes. E isso, que é mostrado em Gênesis 1 diz respeito ao velho homem criado por Deus.

Já em Efésios 4 fala do novo homem, este capítulo mostra-nos que o novo homem, que é a igreja, foi criado segundo Deus (v. 24). O velho homem foi criado segundo a imagem de Deus, portanto o novo homem também foi criado segundo a imagem de Deus (Cl 3:10). A igreja é o novo homem, que é a fotografia de Deus. Ele quer ter uma fotografia, uma reimpressão, de Si mesmo no universo. Quando Deus produz uma reimpressão de Si mesmo, essa reimpressão é a igreja. Há vários aspectos da igreja e um deles é a reimpressão de Deus. A igreja é uma figura coletiva de Deus. É como uma figura de Deus produzida pelo próprio Deus. E a Sua única intenção é que ela O manifeste nítida e definitivamente para que, quando as pessoas a virem, VEJAM DEUS.

Por conseguinte, no início da Bíblia o homem é a expressão de Deus, no meio da Bíblia o homem é a expressão de Deus e também no final dela. As Escrituras nos mostram coerentemente que Deus deseja ser expresso e que não quer sê-lo apenas por Si mesmo. Ele quer expressar-Se por meio do homem.

Extraído do livro: Viver no Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário