O Novo Testamento dia que Deus nos escolheu antes da fundamentação do mundo e nos predestinou (Ef 1:4, 5). Ele deseja fazer de Seus escolhidos a nova criação. Sua maneira de fazer isso é, primeiro, colocar a Si mesmo dentro de nós, ou seja, regenerar-nos. E depois de regenerar-nos, Deus precisa renovar-nos, santificar-nos, transformar-nos, conformar-nos à Sua imagem e glorificar-nos. A transformação necessita da santificação e também da renovação. Em Romanos 12:2 diz: “Transformai-vos pela renovação da vossa mente”. Quando fomos regenerados, nosso espírito foi renovado pela entrada do Espírito de Deus nele. Desse ponto em diante, o Espírito Santo passou a espalhar-Se do espírito para as várias partes da alma, especialmente para a mente. O Espírito Santo faz brilhar a luz a partir do espírito e ilumina a mente, dissipa as suas trevas e corrige a sua perversão. Esse dissipar das trevas e corrigir da perversão são a obra renovadora do Espírito Santo em nossa mente.
Ao renovar a nossa mente, Deus não apenas a corrige e resplandece nela por meio do Espírito Santo em nosso espírito, mas também nos dá a Sua Palavra Santa, a Bíblia, exteriormente. Quando a lemos, não apenas teçamos a Deus e conhecemos o Seu coração, mas também, por meio da Palavra, nossa mente obscurecida pode ser iluminada, nossos pensamentos pervertidos podem sem corrigidos e nossa velha mentalidade pode ser renovada. Uma vez que os ensinamentos bíblicos entram em nós, as idéias, enfoques e opiniões de nossa mente serão mudadas. As Santas Escrituras fora de nós correspondem ao Espírito Santo em nós, a fim de iluminar a nossa mente e corrigir nosso modo de pensar.
Portanto, para os que amam ao Senhor e andam segundo o Espírito, quanto mais lêem a Palavra e são instruídos por ela, mais inteligente e adequada se torna a mente. Eles se tornarão inertes para as coisas malignas, mas muito vivos nas coisas espirituais.
Extraído dos livros: Renovados de Dia em Dia
&
Lições sobre Oração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário