quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A posição e a responsabilidade da igreja

Que posição Deus deu à igreja? Qual é a visão que Deus confia à igreja na terra? Por que ele permite que Satanás, cuja cabeça já foi esmagada, ainda permaneça na terra?
Deus deixa a igreja na terra não só para pregar o evangelho a fim de salvar pecadores, mas também para demonstrar a vitória de Cristo sobre a cruz. Ele permite que Satanás permaneça na terra com o intuito de criar-nos oportunidades de provar a vitória do seu Filho. Ele espera que exibamos a vitória do seu Filho amado. Conseqüentemente, um crente derrotado envergonha a Deus.
A igreja é o corpo de Cristo. E o corpo deve prosseguir executando a obra da Cabeça. A igreja é a plenitude de Cristo. A igreja é o transbordamento de Cristo. A igreja deve continuar o que já foi feito e ensinado conforme registrado nos quatro Evangelhos.
Há três pontos principais que se encontram no Novo Testamento: 1) a cruz, 2) a igreja, e 3) o reino. Na cruz Cristo realizou a redenção e obteve a vitória. O reino deve manifestar a redenção e a vitória que Cristo obteve. Mas, por enquanto, a igreja deve manter na terra o que Cristo cumpriu na cruz. A cruz fala do juízo legal de Deus. O reino revelará a execução da autoridade e poder de Deus. Mas a igreja permanece entre os dois para afirmar o que a cruz já realizou e para predizer os poderes da dispensação do reino que está por vir (comp. Hebreus 6:5).
Satanás não pode vencer o Cristo pessoal. Mas ele pode envergonhar o Cristo pessoal através do Cristo incorporado — porque a derrota do corpo tem o intuito de derrotar a Cabeça. E o fracasso de um dos seus membros é considerado como o fracasso de todo o corpo. Nós somos o complemento de Cristo "... verá a sua posteridade e prolongará os seus dias ..." — Isaías 53:10), exatamente como antes fomos extensão de Adão. Deus nos deixa sobre a terra com o fim de realizar seu plano eterno e alcançar o seu propósito eterno.
Antes da arca ser levada a Jerusalém permaneceu na casa de Obede-Edom (2 Samuel 6).
Que possamos fielmente guardar o sangue — a obra de Cristo e o querubim — a glória de Deus, ambos relacionados com a arca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário