quarta-feira, 23 de março de 2011

A posição do Coração

A Bíblia nos mostra que o homem foi criado com três partes: espírito, alma e corpo. A parte mais exterior do homem é o corpo; a parte mais íntima é o espírito. Entre os dois está a alma. Ja dissemos que o espírito compõe-se de consciência, comunhão e intuição. Também já dissemos que a alma compõe-se de mente, emoção e vontade. Mas as Escrituras mostram-nos que há outro órgão no homem: o coração. O coração compõe-se de elementos tanto da alma como do espírito. Ele inclui uma parte do espírito e as três partes da alma.
A mente, a emoção e a vontade da alma, bem como a consciência do espírito, constituem o coração. Por exemplo: falando da mente, Hebreus 4:12 diz: "Os pensamentos(...) do coração". O fato de o coração ser capaz de ter pensamentos indica claramente que a mente, que é parte da alma, é também parte do coração. Hebreus 4:12 também fala dos "propósitos do coração". Enquanto os pensamentos pertencem à mente, os propósitos pertencem à vontade. Assim podemos ver claramente que tanto a mente como a vontade fazem parte do coração. Além disso, João 16:22 diz: "O vosso coração se alegrará" e 14:1 diz: "Não se turbe o vosso coração". Visto que alegrar-se e perturbar-se, ou turbar-se, pertencem à emoção, o coração também inclui a emoção. Por isso, está claro que as três partes da alma constituem o coração.
Além disso, Hebreus 10:22 diz que devemos ter "o coração purificado de má consciência". E também 1 João 3:20 menciona que o nosso coração nos condena. Condenar é função da consciência. Desse modo, sabemos que o coração também inclui a consciência.
Em suma, o coração compõe-se de quatro partes: mente, vontade emoção e consciência. A mente, a vontade e a emoção são elementos da alma, e a consciência é a parte principal do espírito. Se percebermos quais são as partes que compõem o coração vamos logo saber que posição ele tem. A posição do coração compreende a mente, vontade emoção e consciência; é uma posição bem ampla que inclui todas as partes da alma mais a parte principal do espírito. Assim, o coração é a parte mais abrangente do nosso ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário