domingo, 16 de outubro de 2011

Coração que se voltou

"Mas os pensamentos deles se endureceram; pois até o dia de hoje o mesmo véu permanece durante a leitura da antiga aliança, não lhes sendo desvendado que, em Cristo, é removido. De fato, até hoje, quando é lido Moisés, há um véu sobre o coração deles; mas quando o coração deles se volta ao Senhor, o véu é retirado"
(II Coríntios 3: 14-16).

Segunda Coríntios 3:14-16 diz-nos que até hoje os filhos de Israel ainda têm um véu sobre o coração. Há uma opacidade, uma cobertura, entre eles e Deus. Mas sempre que o coração se volta ao Senhor, o véu é retirado. O coração deles voltou-se para as coisas que não eram o Senhor, e isso é o véu. Portanto, a fim de aprender a orar, o coração deve estar voltado de tudo o mais para o Senhor.

Em Seu ensinamento no monte, o Senhor Jesus disse que onde está o nosso tesouro, aí está também o nosso coração. O nosso coração é como a agulha da bússola que aponta para aquilo que a atrai. Se amamos os filhos mais do que a Deus, então o nosso coração aponta e está voltado para os filhos. Se amamos mais as roupas do que a Deus, então o nosso coração aponta para o vestuário. Se amamos educação, posição ou dinheiro mais do que a Deus, nosso coração espontaneamente se voltará para essas coisas, que se tornaram um véu. E uma vez que ele se volte para elas, fica distraído e aparecem muitos problemas. Ele fica impuro e insincero, e não há como ser libertado da condenação. Portanto, temos de voltar o coração para Deus.  

Segunda Coríntios 3:16 diz que sempre que o seu coração se volta ao Senhor, o véu é retirado. O véu aqui mencionado é o voltar-se novamente ao Senhor. Quando o seu coração volta-se de Deus para outras coisas, essa volta torna-se um véu que o impede de ver a Deus. Quando os filhos de Israel estavam ao pé do Monte Sinai, tinham um véu sobre eles, pois não buscavam a Deus com singeleza e pureza, mas buscavam outras coisas. E a carência de luz sobre eles não se deve a Deus não brilhar sobre eles, mas ao véu que existe. O coração deles não aponta para Deus, mas para coisas além de Deus.

Se desejamos aprender a orar e aproximar-nos de Deus, devemos retificar o coração e voltá-lo para Deus. Eu não apenas tenho de deixar de amar ao mundo, ao pecado, à moda e ao dinheiro, mas até mesmo a obra de Deus não pode atrair-me, pois meu coração está inclinado para o próprio Deus. Deus é luz, e uma vez que você se volta para Ele, você está na luz da Sua face, e é iluminado interiormente.



Extraído do livro: Lições sobre Oração

2 comentários:

  1. Cuando el corazón se vuelve al Señor, el velo es quitado. Además de esto, el Señor es el Espíritu, quien nos da libertad. Puesto que el Señor es el Espíritu, cuando el corazón se vuelve a El, el velo es quitado, y el corazón es librado de la esclavitud de la letra de la ley.

    ResponderExcluir
  2. Amém!!! Em Efésios 1:17 e 18 diz: "para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento Dele, iluminando os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do Seu chamamento, qual a riqueza da glória da Sua herança nos santos".

    Na conferência o irmão compartilhou estes versículos e eu fui bastante tocada!! Porq o meu coração tem olhos que precisam ser iluminados!! Quando os olhos do meu coração são iluminados eu posso confessar os meus pecados e posso lidar com eles pela aspersão do sangue de Cristo. E assim poderei ter livre acesso ao Pai, pois estarei com o espírito aberto e coração puro me tornando capaz de ver a esperança do chamamento de Deus que é o somatório de todas as bênçãos mencionadas em Efésios 1: 3-14: "a seleção e predestinação de Deus Pai, a redenção de Deus Filho e o selar e o penhor de Deus Espírito".

    ResponderExcluir