"Sendo diligentes em preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz: um só Corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança do vosso chamamento; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, por meio de todos e em todos" (Ef 4:3-6).
A expressão "há somente um corpo e um Espírito" (Ef 4:4) significa que Espírito não é só para o Corpo, mas está no Corpo. Em um Espírito todos fomos batizados para dentro de um Corpo (1 Co12:13). O Espírito está no corpo, não só nos membros individuais. "Um Corpo, um Espírito" significa que esse único Espírito é trabalhado para dentro do nosso ser e é constituído para dentro do nosso ser a fim de que sejamos constituídos em um único Corpo. O Corpo é a constituição do único Espírito, que foi trabalhado para dentro do ser do único Corpo.
"Como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação" (Ef 4:4). Essa única esperança da nosso vocação é para o único Corpo. Somente aqueles que realmente vivem no Corpo com o único Espírito têm essa esperança genuína. A esperança da nossa vocação é estar na glória, estar na herança divina na Nova Jerusalém. Essa é a consumação final e máxima da igreja.
"Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Ef 4:5). A maneira de se entrar nesse único Senhor é pela fé. Nascemos em Adão, não em Cristo. A maneira de entrar em Cristo é crer para dentro Dele. Em João 6:47 o Senhor Jesus disse: "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim (para dentro de mim - lit.¹) tem a vida eterna"(VRC)². Assim, estávamos em Adão, mas cremos para dentro de Cristo. Louvado seja o Senhor pela fé ter-nos introduzido em Cristo! Em Efésios 4:5 também fala de "um só batismo". De acordo com o Novo Testamento, o batismo tem dois aspectos: terminação e germinação. Fomos batizados tanto para dentro da morte de Cristo como para dentro do próprio Cristo (Rm 6:3). Ser batizado para dentro da morte de Cristo é terminação e ser batizado para dentro de Cristo é germinação. Por meio desse um só batismo, a nossa história, a nossa biografia em Adão foi levada ao fim e simultaneamente conduziu-nos para dentro de uma nova vida. Por isso, pela única fé e pelo único batismo fomos tirados de Adão e transferidos para dentro de Cristo. Aleluia!!!
"Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos" (Ef 4:6). A Trindade está implícita até mesmo aqui. Sobre todos refere-se principalmente ao Pai, por meio de todos, ao Filho e em todos, ao Espírito. O Deus Triúno, por fim, entra em nós alcançando-nos como o Espírito. A unidade do Corpo de Cristo é constituída pela Trindade da Deidade: o Pai como a origem é o Originador, o Filho como o Senhor e Cabeça é o Realizador e o Espírito como o Espírito que dá vida é o Executor. O próprio Deus Triúno, quando se torna real e é experimentado por nós na nossa vida diária, é a base fundamental e o alicerce da nossa unidade.
Extraído do livro "O que você precisa saber sobre a Igreja"
e da nota 6³ de Efésios 4 da Versão Restauração.
____________________________________
¹ lit.: tradução literal do original grego ou hebraico
²VRC: Versão Revista e Corrigida de João Ferreira de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário