E quanto a vós, a unção que Dele recebeste permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas como a Sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, e como ela vos ensina, permanecei Nele. Agora, pois, filhinhos, permanecei Nele, para que, quando Ele se manifestar, tenhamos confiança e Dele não nos afastemos envergonhados na Sua vinda (1 João 2:27-28).
A experiência de permanecer no Senhor baseia-se no fato de estar no Senhor. Se você não está no Senhor, não há como permanecer Nele. O fato de estarmos no Senhor foi realizado há muito tempo. A realização pode ser dividida em dois estágios. Quando o Senhor concluiu a redenção na cruz, Ele nos uniu a Si, colocando-nos Nele. Esse é o primeiro estágio. Depois disso, quando fomos regenerados, o Espírito Santo entrou em nós e uniu-nos a Cristo na prática, colocando-nos Nele. Esse é o segundo estágio.
Romanos 6:3 diz que fomos batizados em Cristo Jesus. Podemos assim ver que ser batizado é ser posto em Cristo. Na expressão "crer no Senhor", segundo o original grego, a preposição "em" tem o sentido de ser colocado dentro. A mesma preposição grega é usada nas duas expressões: "crer no Senhor" e "ser batizado em Cristo". Romanos 6 diz: "batizar em" e João 3:16 diz: "crer em". No batismo você É introduzido em Cristo, e ao crer, você é introduzido em Cristo pela fé, isto é, crendo. Quando cremos no Senhor, o Espírito coloca-nos completamente em Cristo e faz-nos ter união orgânica com Cristo. Desse momento em diante, na prática, tornamo-nos aqueles que estão em Cristo. Assim, 2 Coríntios 5:17 diz que se alguém está em Cristo, é nova criação. Todo aquele que deseja permanecer em Cristo precisa ver o fato de estar em Cristo. Se alguém não vê esse fato, é inútil exortá-lo a permanecer em Cristo. Será até mesmo mais difícil para ele, pois, não importa quanto tente, ele jamais consegue permanecer em Cristo. Mas se ele tiver a luz e revelação de que está em Cristo, verá que permanecer é fácil. Ele perceberá que não é preciso buscar permanecer, pois já está dentro. Isso já foi realizado por Cristo. Aleluia! O fato de estar em Cristo está agora consumado.
Extraído do livro: Lições sobre oração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário