segunda-feira, 18 de junho de 2012

Substantificação



O mundo que nos envolve é composto de milhões de objetos de várias cores e formas.Também há um grande número de imagens e objetos no nosso interior. Eles formam um mundo próprio deles. Entre esse mundo interior e o mundo exterior, há um constante vai e vem de comunicação. Os impulsos do mundo exterior são transmitidos para o interior e este reage a esses impulsos e os projeta para o mundo exterior. Os órgãos intermediários que relacionam os dois mundos são originalmente conhecidos como os cinco sentidos. Por meio desses cinco sentidos, os impulsos do mundo exterior são transmitidos para o nosso interior a fim de produzir determinadas percepções e, pelas mesmas cinco faculdades, comunicamos ao mundo exterior o que se passa em nosso interior.
    
Se um homem for privado de seus cinco sentidos, será extremamente difícil que qualquer coisa do mundo exterior penetre nele. Há uma grande variedade de cores no mundo que nos rodeia. Mas se um homem não tem olhos, ele não será capaz de receber essas cores para dentro de si. Ele não apreciará a beleza delas, pois carece da capacidade de substantificar as cores. Se você lhe diz que a neve é bonita, ele perguntará: "Por que é tão bonita?" Se lhe disser que a brancura é que a torna atraente, ele perguntará: "Que é brancura?" E se você lhe disser que o branco é o oposto do preto, ele dirá: "Eu tampouco sei como é o preto”. Há todos os tipos de cores neste mundo. Mas elas somente podem entrar em nós através da capacidade substantificadora dos olhos. Sem os olhos, não temos tal capacidade. O mundo interior, então, toma-se sem qualquer cor.
Há, ainda, algumas coisas que exigem nossa capacida­de auditiva. Recebemos essas coisas pelo nosso órgão auditivo. Se não tivermos ouvidos, o som não produzirá qualquer efeito em nós. Há, também, algumas coisas que exigem nosso paladar ou nosso olfato. A função dos nossos cinco sentidos é transferir todas as coisas objetivas para dentro de nós, para que se tornem nossa experiência subjetiva. Se não tivermos esses cinco sentidos, todas as coisas exteriores permanecerão fora de nós; elas jamais poderão entrar em nós. Haverá uma barreira para sempre entre os dois lados. O trabalho dos cinco sentidos é um trabalho de substantificação.
Na verdade, cada um de nós diariamente está substantificando. Agora consigo ver o Sr. Chang sentado aqui e o Sr. Lee ali. Há uma lâmpada acima de mim e uma estrada à minha frente. Tudo isso é substantificado pelos meus olhos. Diariamente estou substantificando milhões de objetos através de meus órgãos substantificadores. Dessa maneira, somos colocados em contato com o mundo exterior.
A razão de eu explicar todas essas coisas é para que você possa entender qual o significado de fé na Bíblia. Esse é um assunto muito importante. Assim como os olhos são para ver, os ouvidos para ouvir e o nariz para cheirar, a fé é o órgão pelo qual substantificamos em nós todas as coisas espirituais. Sem fé, todas as coisas espirituais são inexistentes para nós. É por isso que a Bíblia diz que fé é a substantificação das coisas que se esperam.
 Deus preparou e realizou todas as coisas em Cristo. Ele também colocou Cristo no Espírito Santo para que todos possam, doravante, desfrutá-Lo em qualquer lugar e a qualquer tempo. Tudo o que resta agora é que o homem O receba. Mas como se faz para recebê-Lo? Pela fé. Fé é receber. Quando o homem crê, ele recebe tudo de Cristo para dentro de si.
Na verdade, o que os cinco sentidos fazem também é receber. Os ouvidos recebem o som ouvindo e os olhos recebem as cores vendo. Por meio do contato constante com o mundo exterior, os cinco sentidos recebem tudo para dentro do mundo interior.
A fé, então, é um ato de receber. Cristo derramou Seu sangue para tirar nossos pecados. Quando crê nisso, você recebe isso mesmo para dentro de si. Deus nos colocou na morte de Cristo. Pela fé, essa solução do velho homem é recebida em nós. Outros fatos, tais como Sua ressurreição e o início de uma nova vida, são todos recebidos pela fé. Não sei dizer como essas coisas entram em você; mas sei que quando crê na Palavra e nas obras de Deus, elas entram em você. Essa é a função da fé.

Extraído do livro: O Sentido da Vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário