quarta-feira, 4 de julho de 2012

AMIGO DOS PECADORES - Parte 2


Se alguém quiser compadecer-se com os outros, três coisas são indispensáveis: A primeira é EXPERIÊNCIA

Para compadecer-se com os outros, a pessoa tem que ter primeiro a experiência. Se você está bem de saúde e nunca esteve doente, você não poderá compadecer-se com pacientes doentes. Se você nunca experimentou uma dor de dente, você não poderá compadecer-se com aqueles que sofrem de dor de dente. Se você nunca esteve com dor de cabeça, você não pode sentir a dor daqueles que sofrem de dores de cabeça. Se você nunca experimentou certo sofrimento, você não pode compartilhar os sentimentos daqueles que experimentam tal sofrimento. Então, você não pode compadecer-se com eles. Experiência é necessária; ajuda a pessoa a compadecer-se com os outros.
Uma irmã disse uma vez, “Eu tenho muitas coisas que são difíceis de vencer e muitas coisas nas quais eu tenho falhado. Eventualmente, eu busquei ajuda daqueles irmãos que eram melhores do que eu. Mas eles não entenderam meu problema. Parece que eles nasceram ‘pessoas santas’, e eles nunca tinham tido experiências de fracassos.” Isso mostra que uma pessoa sem experiência não pode compadecer-se com as outras.
Por que nosso Senhor não desceu do céu como um adulto? Por que Ele teve que passar pelo útero de uma virgem? Por que Ele teve que ser cuidado, nutrido, e crescer gradualmente? Por que Ele teve que passar por trinta e três anos e meio de sofrimento nessa terra? Por que Ele não foi crucificado três dias após ter nascido para cumprir Sua obra de redenção?
Oh, a razão de Ele estar disposto a submeter-se a todos os tipos de limitação e sofrer toda aflição era que Ele queria compadecer-se conosco. Ele aprendeu os princípios do viver humano. Ele era mal-entendido e perseguido. Ele foi desprezado, maltratado, e abandonado pelas pessoas.  
Por conseqüência, Ele foi crucificado na cruz. Ele suportou todos esses sofrimentos para poder experimentar o gosto amargo da vida humana e compadecer-se com as fraquezas do homem. Seus trinta anos de viver humano e Sua pregação durante os três anos e meio não foram somente para cumprir Sua missão e obra, mas também para compadecer-se conosco. Ele tinha que fazer isso antes de poder compadecer-se com as nossas fraquezas.
Se houver um coração partido ou ferido aqui hoje, o Senhor está sentindo o que você sente agora mesmo. Ele conhece suas aflições. Ele não apenas tem a graça para salvá-lo, mas tem um coração que se compadece com você e sente o que você sente.   


From The Collected Works of Watchman Nee, Set 1, Vol. 18, pp. 295-299.

Nenhum comentário:

Postar um comentário