quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Série: Marido & Mulher



APRENDA A SE ADAPTAR

1)   Ande a metade do caminho.

O que significa adaptação? Significa que eu encontrarei a outra parte na metade do caminho. Será melhor se esta atitude for mútua. Mas, caso não haja reciprocidade, você mesmo pode percorrer pelo menos a metade do caminho. Entretanto, muitos problemas serão resolvidos se puder sair de sua posição e andar todo o caminho. Quando isso não for possível, ainda será bom ir ao encontro de seu companheiro até a metade do caminho. Em outras palavras, depois que o irmão e a irmã se tornam esposo e esposa, ambos precisam aprender a fazer ajustes em todas as coisas. Se você puder ajustar-se pelo caminho todo, isso é ótimo; caso negativo, procure adaptar-se pelo menos quanto à metade do caminho. Aprenda a ir ao encontro do outro. Não insista em suas opiniões, mas se disponha a mudar seu ponto de vista. Embora você tenha as suas próprias idéias, aprenda a adaptar-se aos conceitos do seu parceiro na vida.
Se um casal jovem aprender a adaptar-se um ao outro durante os primeiros cinco anos de casamento, eles terão um lar pacífico e feliz cinco anos mais tarde. Mas se durante os primeiros cinco anos nenhum dos dois aprender o que é adaptação, isto é, nenhum dos dois encontra o outro a meio caminho, tal família dificilmente pode esperar harmonia no futuro. O casamento não é um assunto simples. Para se ter uma boa união é preciso tanto tempo como esforço.
Adaptar-se significa descobrir o que incomoda o outro. Alguns detestam o barulho, enquanto outros se enervam quando há silêncio. Certos indivíduos precisam estar envolvidos em muitas atividades para se sentirem felizes, mas outros dificilmente podem viver assim. É neste ponto que entra a adaptação. Um deve diminuir o barulho, enquanto o outro deve permitir algum. Assim eles se encontram a meio caminho. Suponhamos que a esposa seja extremamente cuidadosa enquanto o marido é muito relaxado. Exigir que o relaxado acompanhe por completo o cuidadoso poderia levá-lo a jogar um dia tudo para o alto e gritar que a esposa deve voltar para a casa dos pais. Também a esposa, ao descobrir que o marido é tão descuidado, pode alegrar-se com a oportunidade de retornar à sua antiga família.

Watchman Nee

Nenhum comentário:

Postar um comentário