segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CRISTO — A PORÇÃO DOS SANTOS



Colossenses 1:12 diz, “Dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz”. Na Versão King James a palavra “porção” é traduzida como herança, mas porção é o significado adequado da palavra grega. O próprio Cristo é a porção dos santos. Deus deu Cristo a nós como um presente (Jo. 3:16), e este presente é nossa porção. Após me tornar um Cristão, durante vários anos, eu sabia que Cristo era meu Salvador (Atos 5:31), Senhor (Atos 2:36), e vida (Cl. 3:4). Porém, eu não percebi que Cristo era a porção dos santos. Cristo como a porção dos santos não é tão simples ou pequeno. Como nossa porção Ele está relacionado a Deus, a criação, e a nova criação. A nova criação é a igreja como o Corpo de Cristo. Cristo é a imagem do Deus invisível (Cl. 1:15). Deus é invisível (Jo. 1:18; 1 Tim. 1:14-17; 6:16), contudo Cristo é a imagem, a expressão exata, a explicação, e definição, do Deus invisível. Sem Ele, nós não podemos conhecer Deus ou ver Deus.
Cristo não somente é a imagem do Deus invisível, como também o Primogênito de toda a criação (Cl. 1:15). Isto significa que Ele é o primeiro item de toda a criação. Como o Primogênito, Ele tem a primazia, a preeminência, em toda a criação. O versículo 16 diz, “Pois, Nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio Dele e para Ele”. “Nele” significa no poder da Pessoa de Cristo. Todas as coisas foram criadas no poder do que Cristo é. Toda a criação sustenta as características do poder intrínseco de Cristo. “Por meio Dele” indica que Cristo é o instrumento ativo pelo qual a criação de todas as coisas foram processadas. Finalmente, “Para Ele” indica que Cristo é o fim de toda a criação. Todas as coisas foram criadas para a Sua possessão. Toda a criação subsiste agora juntamente em Cristo (v. 17) e será Sua herança.
A porção dos santos inclui Cristo como a corporificação do Deus Triúno. Colossenses 1:19 diz: “Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude”. A plenitude da Deidade habita Nele corporalmente (Cl. 2:9). Ele é a corporificação exata de Deus, assim, Deus é corporificado Nele e expressado por meio Dele. Nesta questão, nós devemos checar a nós mesmos: Quanto nós desfrutamos diariamente de Cristo como tal porção? Quanto nós desfrutamos Dele como a porção de Deus corporificado Nele ou como a porção de Deus expressado por meio Dele? Nós O desfrutamos a tal ponto?
Cristo como nossa porção é muitos outros itens no livro de Colossenses, tal como o Cabeça do Corpo, o Primogênito de entre os mortos (1:18), e tudo em todos no novo homem (3:11). Como o Primogênito de entre os mortos, Ele é o primeiro ressuscitado de entre os mortos. Assim, Ele é o primeiro na nova criação de Deus, em ressurreição. Ele não só é 0 Cabeça do Corpo, mas Ele também é tudo dentro do novo homem. Ele é a vida dos santos hoje e a esperança deles da glória para o futuro (3:4). Colossenses 3:3 também diz que nossa vida está oculta com Cristo em Deus. 

Extraído do livro: Cristo nossa porção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário