Colossenses 1:12 diz, “Dando graças ao
Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz”. Na Versão King James a palavra “porção”
é traduzida como herança, mas porção é o significado adequado da palavra grega.
O próprio Cristo é a porção dos santos. Deus deu Cristo a nós como um presente
(Jo. 3:16), e este presente é nossa porção. Após me tornar um Cristão, durante
vários anos, eu sabia que Cristo era meu Salvador (Atos 5:31), Senhor (Atos
2:36), e vida (Cl. 3:4). Porém, eu não percebi que Cristo era a porção dos santos.
Cristo como a porção dos santos não é tão simples ou pequeno. Como nossa porção
Ele está relacionado a Deus, a criação, e a nova criação. A nova criação é a
igreja como o Corpo de Cristo. Cristo é a imagem do Deus invisível (Cl. 1:15). Deus
é invisível (Jo. 1:18; 1 Tim. 1:14-17; 6:16), contudo Cristo é a imagem, a
expressão exata, a explicação, e definição, do Deus invisível. Sem Ele, nós não
podemos conhecer Deus ou ver Deus.
Cristo não somente é a imagem do Deus
invisível, como também o Primogênito de toda a criação (Cl. 1:15). Isto
significa que Ele é o primeiro item de toda a criação. Como o Primogênito, Ele
tem a primazia, a preeminência, em toda a criação. O versículo 16 diz, “Pois, Nele,
foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as
invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades.
Tudo foi criado por meio Dele e para Ele”. “Nele” significa no poder da Pessoa de Cristo. Todas as
coisas foram criadas no poder do que Cristo é. Toda a criação sustenta as
características do poder intrínseco de Cristo. “Por meio Dele” indica que
Cristo é o instrumento ativo pelo qual a criação de todas as coisas foram
processadas. Finalmente, “Para Ele” indica que Cristo é o fim de toda a
criação. Todas as coisas foram criadas para a Sua possessão. Toda a criação
subsiste agora juntamente em Cristo (v. 17) e será Sua herança.
A porção dos santos inclui Cristo como a
corporificação do Deus Triúno. Colossenses 1:19 diz: “Porque aprouve
a Deus que, nele, residisse toda a plenitude”. A plenitude da Deidade habita Nele corporalmente (Cl. 2:9).
Ele é a corporificação exata de Deus, assim, Deus é corporificado Nele e
expressado por meio Dele. Nesta questão, nós devemos checar a nós mesmos:
Quanto nós desfrutamos diariamente de Cristo como tal porção? Quanto nós desfrutamos
Dele como a porção de Deus corporificado Nele ou como a porção de Deus expressado
por meio Dele? Nós O desfrutamos a tal ponto?
Cristo como nossa porção é muitos outros itens
no livro de Colossenses, tal como o Cabeça do Corpo, o Primogênito de entre os
mortos (1:18), e tudo em todos no novo homem (3:11). Como o Primogênito de
entre os mortos, Ele é o primeiro ressuscitado de entre os mortos. Assim, Ele é
o primeiro na nova criação de Deus, em ressurreição. Ele
não só é 0 Cabeça do Corpo, mas Ele também é tudo dentro do novo homem. Ele é
a vida dos santos hoje e a esperança deles da glória para o futuro (3:4). Colossenses
3:3 também diz que nossa vida está oculta com Cristo em Deus.
Extraído do livro: Cristo nossa porção.
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