terça-feira, 17 de setembro de 2013

A COMUNHÃO COM CRISTO RESULTANDO EM ENTRAR NA VIDA DA IGREJA


 O rei me introduziu nas suas recâmaras. Em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembramos, mais do que do vinho; não é sem razão que te amam. Eu estou morena e formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão. Não olhei para eu estar morena, porque o sol me queimou. Os filhos de minha mãe se indignaram contra mim, e me puseram por guarda de vinhas; a vinha, porém, que me pertence, não a guardei. Dize-me, ó amado de minha alma: Onde apascentas o teu rebanho, onde o fazes repousar pelo meio-dia, para que não ande eu vagando junto ao rebanho dos teus companheiros? Se tu não o sabes, ó mais formosa entre as mulheres, sai-te pelas pisadas dos rebanhos e apascenta os teus cabritos junto às tendas dos pastores (Ct 1: 4b-8).

Nesses versos, vemos que a comunhão com Cristo resulta no entrar na vida da igreja. A vida da igreja é indicada por outra figura — o rebanho (vv. 7-8) que significa a igreja como o coletivo de muitos crentes.

A. O Amado Levando-a para o seu espírito que é o Lugar mais Santo de Todos para Comunhão

O Amado a leva para o seu espírito que é o lugar mais Santo de todos (as suas recâmaras) para comunhão. A palavra espírito não é usada aqui, mas é expressa pela palavra recâmaras no verso 4. Nosso espírito como o lugar de habitação de Cristo (2 Tim. 4:22) se torna o Seu Santo dos Santos (Hb. 10:19) para comunhão.

1. Ela e suas Companheiras Exaltando o Seu Amor com Alegria e Regozijo

Em comunhão com Cristo, a amada e suas companheiras exaltam o amor Dele com alegria e regozijo, pois não é sem razão que O amam (v. 4b).

2. Vendo que seu Ser é Pecaminoso em Adão, mas Justificado em Cristo

Ela vê que seu ser é pecaminoso em Adão, mas ele é justificado em Cristo (vv. 5-6a). O seu ser pecaminoso em Adão é denotado pela sua cor morena como as tendas de Quedar. O seu ser é justificado em Cristo graciosamente pelo sentido de ser comparada às cortinas de Salomão. As tendas estão debaixo do sol, mas as cortinas estão dentro do interior das recâmaras.
3. Ela é Instruída por Ele de Modo a Entrar na Vida da igreja

Na comunhão dela com Cristo, ela é instruída também por Ele de modo a entrar na vida da igreja (vv. 6b-8). 

a. Perseguida pelos Seus Irmãos Sectários

A Sulamita foi perseguida pelos seus irmãos sectários (os filhos de sua mãe — vv 6b), entretanto eles também nasceram por meio da graça — a mesma mãe (v. 6b) — e ela foi afastada para longe da vida da igreja (v. 7b). Esta é a situação hoje.

b. Ele Lhe Diz que O Seguisse nas Pisadas da Igreja

O Amado lhe diz que O seguisse nas pisadas da igreja (rebanho) e apascentasse seus filhos espirituais (os cabritos) nas igrejas (as tendas dos pastores), onde Ele apascenta a Sua igreja (vv. 7-8). Ela orou, "Dize-me, ó amado da minha alma: Onde apascentas o teu rebanho?" Então Cristo respondeu, "Se tu não o sabes, / ó mais formosa entre as mulheres, / sai-te pelas pisadas do rebanho". Seguir nas pisadas do rebanho é seguir a igreja. Nós podemos testificar que muitas vezes nós não sabemos onde Cristo está, mas como nós seguimos a igreja, nós O achamos. Quando nós acharmos a igreja, nós levaremos todos os mais jovens, indicado pelos cabritos, para a igreja também.

Extraído do livro: Estudo-Vida de Cântico dos Cânticos

2 comentários:

  1. Em Amor
    Ef 5:25 --Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.
    Cl 1:24--Agora me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja.
    Em Efésios 5 Paulo diz que as esposas devem se submeter aos maridos e os maridos devem amar as esposas. Em nenhum lugar Paulo diz aos maridos que devem exercer autoridade sobre suas esposas; antes, ao dizer aos maridos que amem suas esposas.

    ResponderExcluir
  2. Uma decisão sábia

    16 Ora, duas prostitutas vieram ao rei e se puseram diante dele . 17 Um deles disse: " Perdoe- me , meu senhor. Esta mulher e eu vivemos na mesma casa , e eu tive um bebê , enquanto ela estava lá comigo. 18 O terceiro dia depois de meu filho nasceu, esta mulher também teve um bebê . Estávamos sozinhos , não havia ninguém na casa, mas nós dois .

    19 " Durante a noite o filho desta mulher morreu porque ela estava deitada em cima dele. 20 Então ela se levantou no meio da noite e levou meu filho do meu lado enquanto eu teu servo estava dormindo. Ela o colocou em seu peito e colocou seu filho morto por meu peito . 21 Na manhã seguinte , levantei-me para amamentar meu filho e que ele estava morto ! Mas quando eu olhei para ele de perto na luz da manhã , eu vi que não era o filho que eu dera à luz " .

    22 A outra mulher disse: "Não ! O único vivo é meu filho , o morto é teu " .

    Mas a primeira insistia : "Não! O morto é teu ; aquele que vive é meu " E assim eles argumentaram diante do rei. .

    23 O rei disse: " Este diz : 'Meu filho está vivo e seu filho está morto ', enquanto aquela diz: ' Não! Seu filho está morto eo meu está vivo '. "

    24 Então disse o rei: " Tragam-me uma espada. " Então trouxeram uma espada para o rei. 25 Ele, então, deu uma ordem : " Corte a criança que vive em dois e dar a metade a uma e metade a outra . "

    26 A mulher , cujo filho estava vivo, estava profundamente comovido por amor a seu filho, e disse ao rei : "Por favor , meu senhor , dar-lhe o bebê vivo! Não o matem ! "

    Mas o outro disse: " Nem eu nem você deve tê-lo. Cortá-lo em dois! "

    27 Então o rei deu a sua decisão : " Dê o bebê vivo para a primeira mulher . Não matá-lo , ela é a sua mãe. "

    28 Quando todo o Israel ouviu o veredicto do rei havia dado, eles seguraram o rei admirado , porque viram que ele tinha a sabedoria de Deus para administrar a justiça

    ResponderExcluir