sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

SATISFEITA COM O DESCANSO E PRAZER EM CRISTO


A amada está satisfeita com o descanso e prazer em Cristo (Cântico dos Cânticos 1:16b-17; 2:3b-7). Satisfação requer duas coisas — descanso e prazer. Primeiro, nós precisamos descansar e então, quando estivermos descansados, nós teremos um pouco de prazer. O resultado deste descanso e prazer é satisfação.

A Amada Está Satisfeita

1. Com Sua Vida de Descanso e Satisfação como Lugar de Descanso à noite em Seus Abraços e na Sua Morte e Ressurreição como Abrigo

Ela está satisfeita com o seu descanso na vida de suprimento Dele (verde) como o lugar de descanso à noite (leito) os abraços Dele (2:6) e na morte Dele (ciprestes) e a ressurreição Dele (cedros) como o abrigo (vigas e caibros — 1:16b-17). Em tipologia, em figura, uma árvore de cipreste significa a morte de Cristo, e uma árvore de cedro significa a ressurreição de Cristo na qual a Sua humanidade é elevada e exaltada. A morte e a ressurreição de Cristo é um abrigo com vigas e caibros.

2. Em Seu Deleite e Descanso debaixo de Suas Sombras, Ela se Abriga durante o Dia, Desfrutando da Sua Doçura como seu Suprimento Em Tempo Oportuno

"Desejo muito a sua sombra e debaixo dela me assento, e o seu fruto é doce ao meu paladar" (2:3b). Isto revela que ela também está satisfeita com seu deleite e descanso, abrigada debaixo de Suas sombras durante o dia (sombras — Is. 4:5-6; 2 Cor. 12:9) e Ele é doce ao seu paladar, suprimento adequado (fruto doce).

3. Com Amor Triunfante Derramado sobre Ela na Vida da igreja Agradável

"Leva-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim é o amor / Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, pois desfaleço de amor” (Cântico dos Cânticos 2:4-5). Aqui a amada está satisfeita com amor triunfante (bandeira de amor) derramado sobre ela na vida da igreja agradável (casa do banquete) na qual ela é sustentada por Ele, Cristo, como o pão da vida (João 6:35 — bolo de passas) e confortada por Ele com o fruto da vida (Apocalipse. 2:7; 22:2 — maçãs) para curar a sua paixão. Cristo nos sustenta com Ele mesmo como pão e nos conforta Consigo mesmo como fruto.

Ele Cuida do Descanso Dela Nele

"Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis, nem desperteis o amor, até que este o queira" (Cântico dos Cânticos 2:7). Aqui nós vemos que Ele cuida do descanso dela Nele.

1. Considerando-A como Alguém que se Agita Facilmente

Ele a considera alguém que se agita facilmente (gazelas ou cervos do campo). Todo aquele que ama Cristo é uma pessoa que pode agitar-se facilmente.

2. Advertindo Solenemente os Crentes Intrometidos

Ele adverte solenemente (conjura) os crentes intro-metidos (as filhas de Jerusalém). Entre os santos na vida da igreja, há várias irmãs e irmãos intrometidos. Eles se preocupam com os assuntos dos outros e não se preocupam com as suas próprias necessidades de amar o Senhor e crescer na vida divina. Tal intromissão é expressa pelas filhas de Jerusalém.

3. Não Despertá-La de Sua Experiência em Cristo e do Seu Descanso Nele

A advertência Dele é que ninguém a desperte da sua presente experiência de Cristo e do seu descanso Nele. Na sua vida Cristã ela atingiu o objetivo de descansar e experimentar Cristo e estar satisfeita na vida da igreja. Temporariamente, Cristo concorda com a situação dela e não quer que ninguém a desperte. Este é o fim do primeiro estágio da vida Cristã da amada de Cristo.
Muitos de nós podemos testificar por experiência que esta situação é verdadeira. Neste momento nós pode-mos dizer, "eu estou descansando em Cristo e estou desfru-tando Cristo. Eu estou protegida por Ele e estou Nele. A vida Dele é meu leito, e a Sua morte e ressurreição são as vigas que me abrigam. Aqui na vida da igreja o amor de Cristo é a bandeira estendida sobre mim. Eu estou satisfeito".

4. Até que Ela Se Sinta Confortável em Sua Segunda Busca do Amado


Ele lhe permite permanecer em repouso até que ela se sinta confortável na sua segunda busca após Ele (ela se agrada). Como nós veremos quando chegarmos à próxima seção, Cristo não pretende que Sua amada permaneça neste primeiro estágio. Ela precisa entrar no segundo estágio da vida Cristã da amada de Cristo — o estágio de experimentar a cruz de Cristo para o quebrantamento do ego. A amada de Cristo não deve permanecer em seu ego, permitindo que o ego se torne o centro, mas deve sofrer o quebrantamento do ego pela cruz. 

Extraído do Estudo-Vida de Cântico dos Cânticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário