sábado, 8 de fevereiro de 2014

Série: A ORTODOXIA DA IGREJA

IGREJA EM ESMIRNA [Parte II]
Apocalipse 2:8-11

            Conheço a tua tribulação, a tua pobreza. Você não tem nada do que há nesta terra, mas o Senhor sabe que você é rica. Não temas as coisas que tens de sofrer. Toda a igreja de Esmirna foi perseguida, mas a vida que morreu e agora está vivendo novamente, pode atravessar por todas essas perseguições. Quão terríveis foram as perseguições sofridas pela igreja, e a razão porque ela foi capaz de suportar as grandes perseguições é porque ela conhecia a ressurreição.
            Eu conheço a blasfêmia dos que a si mesmo se declaram judeus e não são. Aqui devemos dar atenção para o problema dos judeus, mas os judeus mencionados aqui não se referem aos judeus no mundo, mas aos judeus na igreja, assim como as pessoas que vimos antes relacionadas aos nicolaítas não se referem as pessoas no mundo, mas ao laicado na igreja. Aqui o Senhor fala dos judeus que os perseguiram. Os nicolaítas são mencionados duas vezes, na igreja de Éfeso e em Pérgamo. Os judeus foram mencionados duas vezes, aqui e de novo na igreja de Filadélfia. Em Pergamo, o ensinamento de Balaão é mencionado. Em Tiatira, Jezabel é mencionada. Todos esses constituem a linha de oposição. Você pode perguntar: qual é o significado dos judeus? A salvação não é dos judeus? Por que eles falam blasfêmias aqui? Por essa razão devemos saber o que é judaísmo e o que é a igreja.
            Há muitas diferenças essenciais entre o judaísmo e a igreja. Aqui quero mencionar quatro pontos que devemos dar atenção: o templo, a lei, os sacerdotes e as promessas. Os judeus edificaram um templo esplêndido de pedras e ouro, como o lugar de adoração. Como padrão de comportamento eles tinham os dez Mandamentos e muitos outros regulamentos. Para cuidar dos assuntos espirituais. E, finalmente, eles também tinham as bênçãos pelas quais podiam prosperar na terra. Por favor, notem que o judaísmo é uma religião terrena. O judaísmo é uma religião nesta terra, o que eles possuem é um templo material, regulamentos de letras, sacerdotes mediadores e gozo nesta terra.
               Quando os judeus entraram na terra de Canaã, eles construíram o templo. Se eu sou um judeu desejo servir a Deus, devo ir ao templo. Se eu sinto que pequei e preciso oferecer um sacrifício, devo ir ao templo para oferecer o sacrifício. Se eu sinto que Deus me tem abençoado e quero agradecer, devo ir ao templo para agradecer. Todas às vezes devo tomar esse caminho. Posso adorar a Deus somente quando vou ao templo. Este é chamado o lugar de adoração. Os judeus são adoradores e o templo é o lugar onde eles adoram. Os adoradores e o lugar de adoração são duas coisas diferentes. Mas é assim no Novo Testamento?  A característica especial da igreja é que não há lugar e nem templo, pois nós, o povo, somos os templos.
               Efésios 2:21-22 diz: “No qual todo edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para habitação de Deus no Espírito”. A característica da igreja é que o seu corpo é a habitação de Deus. Coletivamente falando, Deus nos edifica e adequadamente nos ajusta para tornar-nos Sua habitação. Não há lugar de adoração na Igreja; o lugar de adoração é o adorador. Carregamos nosso lugar de adoração onde quer que vamos. Os homens pensam que se forem adorar a Deus eles precisam de um lugar. Alguns até chamam o templo de “igreja”. Isso é judaísmo não igreja! A palavra Igreja é ekklesia, que significa “os chamados para fora de”.  A igreja é um povo comprado com o sangue precioso – está é a igreja.  Hoje nós temos o templo no andar superior, temos o templo no pórtico de Salomão, temos o templo na porta chamada formosa e temos o templo no andar inferior. O judaísmo tem o lugar material. Então, quem são os judeus? São os que levam o lugar material para dentro da igreja. Se os filhos de Deus desejam andar no Seu caminho eles devem pedir a Deus que abra seus olhos para que possam ver que a igreja é espiritual e não material.

Extraído do livro: A ortodoxia da Igreja
                

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