domingo, 15 de fevereiro de 2015

A Ceia do Senhor É para Sua Satisfação


A ceia do Senhor é para Sua satisfação (1 Co 11:20). Esse é o significado da ceia do Senhor: é principalmente para Sua satisfação. A mesa do Senhor é para nosso desfrute, mas a ceia do Senhor, o ponto principal é que o Senhor precisa ficar satisfeito. É por isso que todo o nosso ser e sentimentos devem ser dirigidos ao Senhor ao virmos comer Sua ceia. Cada fibra de nosso ser deve ser “magnetizada” pelo Senhor com o “grande ímã” e apontar em Sua direção. À ceia do Senhor, tudo deve ser direcionado para Ele de modo que todos se lembrem Dele. “Reunidos em Teu nome, Senhor Jesus, para nada atentando senão para Ti” (Hymns, Nº 204). Tal deve ser nossa atitude à ceia do Senhor; tudo o mais empalidece e desaparece quando contemplamos o Senhor Jesus e Ele somente.
A ênfase da ceia do Senhor é recordar o Senhor (vv. 24-25). Isso não é uma lembrança mental, mas algo no espírito. A lembrança do Senhor deve ser o centro da ceia do Senhor. Tudo que fazemos em Sua ceia, seja cantar um hino, ler as Escrituras ou até mesmo dizer uma palavra, tem de fazer com que os presentes tomem o Senhor como o centro e se lembrem de Sua pessoa e obra, Seu amor, Suas virtudes, Seu viver e sofrimento na terra e Sua honra e glória nos céus. Temos um dever na ceia do Senhor, de conduzir os demais à presença do Senhor pela nossa ação, nossa conduta. À ceia do Senhor, devemos aprender a ser inspirados pelo Senhor. Devemos pensar sobre Ele e fitá-Lo, contemplando-O com o rosto desvendado em nosso espírito. Então seremos inspirados pelo Senhor e isso fará com que os outros façam a mesma coisa.

Em O Testemunho de Watchman Nee, acerca da primeira reunião de partir o pão na restauração do Senhor, ele diz: Naquela noite, nós três (LelandWang, sua esposa e eu) nos encontramos em sua pequena casa para partir o pão e beber o cálice juntos. Enquanto eu viver e até a eternidade, eu me lem­brarei daquela experiência. Nunca me senti tão perto dos céus como naquela noite! Naquela noite, os céus se aproximaram da terra! Todos nós, não pudemos evitar as lágrimas! Naquele dia sabíamos o que queria dizer partir o pão em memória do Senhor. Como jovem, depois de ser batizado por aspersão, eu participara da Santa Comunhão. Minha reação naquela época tinha sido: “O pão é um tanto rançoso e o suco de uva está muito adocicado.” Não tinha compreendido nada sobre o significado de partir o pão; apenas percebera que o pão estava rançoso e o suco, doce. Mas quando nós três partimos o pão naquela noite na casa de Leland Wang, eu sabia que isso era algo muito precioso para Deus. (The Collected Works of Watchman Nee,vol.18, p. 308) 

A ênfase da ceia do Senhor é lembrarmo-nos Dele. Vamos à ceia do Senhor não para fazer alguma coisa, nem mesmo amarrar o inimigo, mas para nos lembrarmos do Senhor. Ele merece nossa eterna lembrança. Nas igrejas, geralmente praticamos ter a ceia do Senhor todas as semanas. Na igreja primitiva, eles celebravam-na diariamente. Talvez, à medida que a volta do Senhor se aproxima, venhamos ter a mesa do Senhor mais de uma vez por semana.

A ceia do Senhor serve como lembrança de que estamos vivendo na terra para a satisfação do Senhor; comer a ceia nos faz recordar que devemos ter uma vida na igreja para introduzir o reino para a satisfação do Senhor Jesus (Mc 4:25). Esse é o sentido de nossa vida. Sempre que nos reunirmos no pri­meiro dia da semana para comer a ceia do Senhor, lembramo-nos do que estamos fazendo na terra. Durante a semana podemos estar muito ocupados, fazendo muitas coisas, mas na ceia do Senhor, fazemos uma pausa para nos lembrarmos de que não estamos aqui para todas aquelas coisas; estamos aqui para viver uma vida da igreja a fim de introduzir o reino para a satisfação do Senhor Jesus. Devemos estar à ceia do Senhor dessa forma.

Extraído do livro: A ceia do Senhor - um simbolo da economia neotestámentaria de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário