quinta-feira, 9 de julho de 2015

O TIPO DO CATIVEIRO

Leitura Bíblica: Esdras 1


Para entender a restauração da casa de Deus e da cidade de Deus, temos que olhar para trás, para a história do povo de Israel. Todos nós sabemos que o Antigo Testamento é um livro de tipos, mas o tipo maior e todo-inclusivo é a história do povo de Israel. No cristianismo hoje, muitos mestres cristãos aplicam as coisas que aconteceram no início da história do povo de Israel às suas experiências cristãs. Creio que todos nós sabemos disso. Sabemos como aplicar a Páscoa à nossa experiência de redenção, e sabemos como aplicar a travessia do Mar Vermelho à nossa experiência de batismo. Sabemos também como aplicar o desfrute do maná diário e até mesmo a água da rocha fendida às nossas experiências, pois isso é tomar Cristo como nossa provisão diária e como nossa água viva. Nós até mesmo sabemos como aplicar a construção do templo construído pelo Rei Salomão à nossa experiência.

Mas pouquíssimos cristãos sabem como aplicar a última parte da história do povo de Israel. O que significa o cativeiro para nós? Como podemos aplicar o cativeiro às nos-sas experiências? E o que significa a restauração, o retorno do cativeiro? Como podemos aplicar a restauração deles às nossas experiências? A maioria dos cristãos sabe como aplicar o começo, mas simplesmente negligenciam a aplicação do fim.        

Em que estágio estamos de acordo com a situação espiritual dos cristãos de hoje? Não há nenhuma dúvida que estamos no estágio do cativeiro. O cativeiro significa que o povo de Deus foi espalhado; significa que não há mais nenhuma unidade. O povo e Deus foi tirado da base adequada da unidade para uma base errada. Primeiro eles estavam em Jerusalém, reunidos e centralizados, mas depois se espalharam e foram levados para muitos lugares. Isso é o cativeiro. Vamos aplicar isso à situação de hoje. Os cristãos hoje estão reunidos ou estão espalhados? De certo modo, eles estão mais espalhados do que o povo de Israel estava. Eles estão muito divididos e muito espalhados. Isso significa que o cristianismo está em cativeiro. Precisamos, de fato, retornar e sermos restaurados. Precisamos não somente de reavivamento, mas também de restauração.  

Extraído do livro: A Restauração da Casa de Deus e da Cidade de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário