domingo, 24 de janeiro de 2016

Série: Marido & Mulher


MOSTRE APRECIAÇÃO E SENSIBILIDADE


2)   Demonstre a sua apreciação

A apreciação de um marido pela esposa não pode ser menor que a de qualquer outra pessoa. Sua apreciação talvez não seja maior, mas, pelo menos ela não deve ser menor do que a dos demais. Por que se casou então se apreciava tão pouco o seu valor? Sua percepção estava errada naquela época ou está errada agora. O mesmo se aplica à pessoa. Por que se casou com esse homem se sente que ele é a pessoa errada? Você mesma deve estar errada. Para se Ter uma família feliz, a apreciação mútua é essencial. Que não aconteça que outros elogiem o seu companheiro na vida enquanto você o critica. Observe os pontos fortes de seu companheiro e esteja consciente das virtudes dele ou dela. Sempre que a oportunidade se oferecer, confesse em público o que você observou e sentiu. Isto não é fingimento, pois você está dizendo a verdade. Quando o casal aprecia um ao outro, dessa forma, o laço familiar se fortalece.
Se não houver uma manifestação desse tipo, muitos mal-entendidos e problemas surgirão. Havia na Inglaterra um irmão que jamais disse à esposa que apreciava qualquer coisa que ela tivesse feito. Esta irmã se achava naturalmente preocupada em Ter falhado como esposa e como cristã. Ela se preocupou a ponto de ficar doente e morrer. Enquanto agonizava, o esposo lhe falou: “Não sei o que vou fazer se perder você, pois foi sempre tão boa para mim. O que acontecerá a esta família se você morrer?” “Por que não disse isso antes?” perguntou a esposa. “Eu sempre sentia que não era boa o bastante. Eu me culpava todo o tempo. Você nunca fez um elogio, mostrando que eu fizera algo bem feito. Eu me atormentei até ficar doente e agora até a morte”.Lembre-se, uma família realmente necessita de palavras cheias de amor. Seria melhor se tais palavras fossem ditas com freqüência. Os maridos e esposas devem aprender a se apreciar mutuamente e a falar com amor um do outro.

Eu sei que alguns irmãos não alcançam êxito por que as esposas não os apreciam devidamente. Elas sempre dizem que os maridos não são suficientemente bons; e estes passam então a acusar-se a si mesmos. Suas esposas fazem o papel de suas consciências. Desde que justamente aquelas que deveriam conhecê-los melhor – as esposas – os consideram inúteis, os maridos concluem que eles não devem prestar para nada. Por essa razão, vamos lembrar que o sucesso ou o fracasso de uma família depende muito da apreciação e do reconhecimento dos pontos fortes e das virtudes de cada um, tanto quanto da restrição em notar as fraquezas e problemas um do outro.

Watchman Nee

Nenhum comentário:

Postar um comentário