sábado, 10 de dezembro de 2016

OS PRINCÍPIOS PARA O HOMEM VIVER UMA VIDA HUMANA ADEQUADA [ PARTE IV]

IV. PRESERVANDO O CASAMENTO EM HONRA

A quarta pepita é preservar o casamento em honra. Para viver uma vida humana adequada, temos que preservar o casamento em honra. 
  
O casamento não só produz crianças, mas também pais. De forma que o homem possa existir na terra para continuar a economia de Deus, honrar os pais e preservar o casamento em honra são necessários. Espero que todos os santos sustentem um testemunho forte de honrar seus pais e preservar o casamento em honra. 

A. A Fidelidade do Homem É a Base

A fidelidade do homem em preservar o casamento é a base. Com respeito a isto, Provérbios 5:5-19 nos adverte sobre a “mulher adúltera” cujos pés descem a morte; e cujos passos conduzem rapidamente ao inferno. Ela não pondera a vereda da vida; anda errante nos seus caminhos, e não sabe (vv. 5-6). Os versículos de 7 a 14 são uma incumbência aos jovens para manter seus caminhos longe dela e não chegar perto da porta da sua casa. “Agora, pois, filho, dá-me ouvidos e não te desvies das palavras da minha boca. Afasta o teu caminho da mulher adúltera e não te aproximes da porta da sua casa; para que não dês a outrem a tua honra, nem os teus anos, a cruéis; para que dos teus bens não se fartem os estranhos, e o fruto do teu trabalho não entre em casa alheia; e gemas no fim de tua vida, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo, e digas: Como aborreci o ensino! E desprezou o meu coração a disciplina! E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem a meus mestres inclinei os ouvidos! Quase que me achei em todo mal que sucedeu no meio da assembléia e da congregação.” Os versículos de 15 a 19 concluem com uma advertência aos homens casados a beber água da sua própria cisterna (a esposa) e das correntes do próprio poço. Suas fontes não devem ser derramadas pelas ruas como ribeiros de águas, mas devem ser somente para si, e não para estranhos. Os versículos 18 e 19 dizem, “Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias.” 

B. As Virtudes da Mulher É a Estrutura


Considerando preservar o casamento em honra, a fidelidade do homem é a base, as virtudes da mulher é a estrutura. Uma mulher graciosa alcança honra (Pv 11:16a). Uma mulher virtuosa é a coroa do seu marido (12:4a). A mulher sábia edifica sua casa—14:1a. Considerando as virtudes da mulher, precisamos ler Pv 31:10-31.  

Extraído do Estudo-Vida de Provérbios

Nenhum comentário:

Postar um comentário