quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Aos jovens...

II Coríntios 2:14

“Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento”.

W. J. Conybeare, em sua tradução de 2 Coríntios, fala-nos que a palavra grega traduzida para “nos conduz em triunfo”(2:14) era uma palavra peculiar usada nos tempos antigos para descrever uma procissão triunfal. No império Romano, quando um general ganhava uma batalha, ele capturava muitas pessoas. Então, no capitólio ocorria a celebração da vitória, e nessa celebração havia uma procissão triunfal com muito cativos para fazer uma exibição da vitória obtida pelo general. O apostolo Paulo adotou essa expressão para mostrar que Cristo é o General que obteve a vitória e que Deus hoje está celebrando a vitória de Cristo.

Entre tentos que foram capturados por Cristo estava o jovem Paulo. Ele havia sido um dos maiores opositores de Cristo e de Seu evangelho. Um dia, no caminho para damasco ele foi CONQUISTADO, SUBJULGADO e CAPTURADO (At 9:1-9). A partir desse dia Paulo tornou-se um cativo de Cristo. Podemos pensar que Paulo saia viajando por diferentes lugares como um pregador maravilhoso. Mas, de acordo com o seu sentimento ele estava na prossição triunfal de Cristo. (...) Paulo era um cativo na celebração da vitória de Cristo.

(Uma Auto-biografia de uma pessoa no espírito, PP 27-28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário