quarta-feira, 21 de março de 2012

O Filho Unigênito e o Filho Primogênito



A respeito de Cristo como o Filho de Deus há dois aspectos: o aspecto de ser o Filho unigênito de Deus e o aspecto do ser o Filho primogênito de Deus. Na eternidade, Cristo era o Filho unigênito de Deus (Jo 1:18; 3:16, 18; 1Jo 4:9). Cristo era o único Filho de Deus. Além Dele não havia outros filhos de Deus. Como, então, pode haver os muitos filhos de Deus? Para responder esta pergunta precisamos considerar a encarnação, crucificação e ressurreição de Cristo. Um dia Cristo, o Filho unigênito de Deus na eternidade, foi encarnado para ser um homem. Na cruz Ele morreu uma morte todo-inclusiva, vicária, e então Ele entrou em ressurreição. Em ressurreição e por meio da ressurreição Ele nasceu para ser o Filho primogênito de Deus. Como o Filho unigênito de Deus na eternidade, Cristo não tinha humanidade; Ele só tinha divindade. Então, antes da Sua ressurreição Ele era somente o Filho de Deus na Sua divindade. Isto é singular. Mas por meio da Sua encarnação Ele entrou na humanidade e assumiu a natureza humana como parte do Seu ser. Porém, Ele não foi designado Filho de Deus na Sua humanidade (Rm 1:4) até a Sua ressurreição. Esta é a razão de Paulo dizer em Atos 13:33, “Deus cumpriu plenamente esta promessa a nós, filhos deles, ressuscitando Jesus, como também está escrito no Salmo segundo, “Tu és Meu Filho; Eu hoje Te gerei.“ Este versículo indica que a ressurreição foi um nascimento para o homem Jesus. Ele foi gerado de Deus em Sua ressurreição para ser o Filho primogênito entre muitos irmãos (Rm 8:29). Isto significa que, além de ser o único, o Filho unigênito de Deus desde a eternidade, Cristo, depois da encarnação e por meio da ressurreição, foi gerado de Deus na Sua humanidade para se tornar o Filho de Deus num outro sentido, no sentido de ser o Filho primogênito de Deus.

Os Muitos Filhos

A palavra “Primogênito” em Romanos 8:29 e Hebreus 1:6 indicam que Deus tem muitos filhos. Sem os muitos filhos Cristo não pode ser o Filho primogênito; Ele pode ser somente o Filho unigênito. Para que Cristo seja o Filho primogênito, deve haver outros filhos. Estes outros filhos também nasceram na ressurreição de Cristo (1Pe 1:3). Isto significa que em Sua ressurreição não somente Cristo havia nascido para ser o Filho primogênito de Deus, mas também em Sua ressurreição nós fomos regenerados e nascemos para ser os muitos filhos de Deus, Seus muitos irmãos, para ser Seus membros para a constituição do Corpo orgânico de Cristo. 

Extraído do livro: Estudo-vida de Oséias

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