segunda-feira, 26 de março de 2012

OS PASSOS DO PROCESSO DO DEUS TRIÚNO


Sua Encarnação
Antes da encarnação, o primeiro passo do Seu processo, o Deus Triúno tinha a divindade, mas não a humanidade. Ele era somente divino, mas não humano; Ele era somente Deus, mas não homem. Mas um dia, o Deus Triúno entrou no ventre de uma virgem humana e depois de nove meses nasceu daquele ventre para ser o homem-Deus, uma pessoa divino-humano, uma pessoa com a natureza divina e a natureza humana. 

Seu Viver Humano
Este homem-Deus viveu na terra por trinta e três anos e meio. Embora Ele não tenha realizado nada grande na esfera material, Ele fez algo maravilhoso — Ele expressou Deus, Ele manifestou Deus, plenamente, em Seu viver humano. 

Sua Morte Todo-Inclusiva
O próximo passo do processo do Deus Triúno foi a morte todo-inclusiva de Cristo. Pela Sua morte Cristo resgatou o povo escolhido de Deus, pôs fim a velha criação, e liberou a vida divina de dentro da "casca" da Sua humanidade. 

Sua Ressurreição
Depois de morrer uma morte todo-inclusiva, Cristo entrou em ressurreição. E em ressurreição Cristo foi gerado para ser o primogênito Filho de Deus (At 13:33; Rm 1:3-4; 8:29) e se tornou o Espírito que dá vida (1Co 15:45b) para regenerar o povo escolhido de Deus (1Pe 1:3). Na manhã no dia da Sua ressurreição, Ele foi para o céu secretamente para o Pai (Jo 20:17). Na noite do mesmo dia, Ele veio aos discípulos e soprou-se para dentro deles como fôlego, dizendo, "Recebei o Espírito Santo" (v. 22). Este é o Espírito essencial. 

Sua Ascensão e Descensão
Depois de quarenta dias Cristo ascendeu aberta e oficialmente. Na Sua ascensão Ele foi feito o Senhor de tudo e o Cristo de Deus (At 2:36). Dez dias depois, no dia de Pentecostes, Ele desceu para se derramar como o Espírito econômico nos discípulos (vv. 1-4, 17, 33). Na Sua descensão três mil foram regenerados, resultando na igreja. Hoje Ele é Aquele que está ascendendo e descendendo continuamente (Jo 3:13). Ele está nos céus, e Ele também está na terra. Como resultado de todos os passos desse processo, Deus já não mais é o "Deus cru", Deus antes do Seu processo, mas o “Deus cozido", Deus depois do Seu processo.  

Extraído do livro: Estudo-vida de Jó

Nenhum comentário:

Postar um comentário