domingo, 25 de março de 2012

OS INGREDIENTES DO NOSSO DEUS ABUNDANTEMENTE RICO



Nosso Deus hoje não é mais o Deus "cru", mas o Deus processado. Depois que Deus criou o homem, Ele continuou sendo o Deus "cru", o Deus não processado, observando, testando e provando a humanidade, mas, contudo, não Se movendo ou tomando alguma iniciativa. Então um dia que Ele começou a passar por um processo. Cada passo deste processo se tornou um ingrediente do Espírito como a consumação do Deus Triúno processado e consumado. 

Estes ingredientes incluem encarnação, viver humano, crucificação, ressurreição, ascensão, e descensão. Na eternidade Deus tinha o ingrediente da divindade, mas não os ingre-dientes da humanidade e do viver humano. Por meio da encarnação, o ingrediente da humanidade foi acrescentado a Ele. Isto foi seguido pelo viver humano de Cristo e o ingrediente crucial da Sua morte todo-inclusiva na cruz. Em seguida veio o ingrediente da ressurreição, a qual é uma questão de passar pela morte sem ser retido por ela. Por meio da ressurreição Cristo foi gerado para ser o primogênito Filho de Deus (Rm 8:29), e por meio da ressurreição Ele se tornou também o Espírito que dá vida (1Co 15:45b). Além disso, na ressurreição de Cristo, todos os escolhidos de Deus foram regenerados para ser os filhos de Deus (1Pe 1:3). Na Sua ascensão, outro ingrediente, Cristo é transcendente. Ele é Aquele que esta acima de tudo, e tudo está agora debaixo dos Seus pés (Ef 1:19-23). Finalmente, temos o ingrediente da descensão de Cristo como o Espírito todo-inclusivo para produzir a igreja, o Seu Corpo. 

Enquanto consideramos todos estes ingredientes, podemos ver que o Deus Triúno proces-sado e consumado é muito mais rico que o Deus "cru." Claro que, o Deus não processado tinha os atributos divinos que podem ser considerados como ingredientes, mas agora Ele também tem os ingredientes da encarnação, viver humano, a morte todo-inclusiva, a ressurreição que gera e transmite vida, ascensão e descensão, que resulta no Corpo. Quão rico nosso Deus é hoje! Ele é abundantemente rico, completamente rico. Ele é tudo para nós como o Espírito, que é a consumação do Deus Triúno. 

Às vezes me perguntam por que oramos ao Pai ou ao Senhor Jesus, mas não para o Espírito. De fato, quando oramos ao Pai, nós oramos para o Espírito. Quando oramos ao Filho, nós também oramos para o Espírito. Quem é Deus? Deus é o Espírito. Quem é o Pai? O Pai é o Espírito. Quem é Cristo? Cristo é o Espírito. A totalidade, o agregado, a consu-mação do Deus Triúno com todos os Seus ingredientes é o Espírito. Portanto, no Espírito nós temos os três do Deus Triúno — o Pai, o Filho e o Espírito — com todos os passos do processo de Deus como os ingredientes.  

Extraído do livro: Estudo-vida de Jó

Nenhum comentário:

Postar um comentário