domingo, 8 de setembro de 2013

Cântico dos Cânticos: Uma palavra introdutória

O tema de Cântico dos Cânticos é a satisfação das satisfações. Este livro retrata os quatro estágios na experiência daquele que ama Cristo e pode ser resumido nos quatro estágios seguintes:

(1) A amada de Cristo deve ser alguém que seja atraído pelo Seu amor e levado por Ele por causa de Sua doçura e buscar Nele satisfação completa.

(2) A amada de Cristo deve ser alguém que é chamado por Ele para ser liberto do ego pela sua união com a cruz de Cristo.
(3) A amada de Cristo deve ser alguém que é chamado por Ele para viver em ascensão como a nova criação de Deus na ressurreição de Cristo.

(4) A amada de Cristo deve ser alguém que é chamado mais fortemente por Ele para viver além do véu pela Sua cruz após a experiência de amar a Sua ressurreição.

No primeiro estágio, a amada de Cristo é atraída por Cristo para segui-Lo. No segundo estágio, a amada de Cristo experimenta a cruz para o quebrantamento do ego. A cruz nos salva do ego para que possamos sair de nós mesmos. No terceiro estágio, a amada de Cristo vive em ascensão. Viver em ascensão é experienciar a nova criação de Deus na ressurreição de Cristo. No quarto estágio, a amada de Cristo vive além do véu, na câmara interior, o Santo dos Santos. A experiência da cruz vem primeiro, seguida pela ressurreição e ascensão. Ainda a experiência de ascensão não é suficiente. Após a ascensão ainda há a necessidade do outro estágio seguinte — viver além do véu para uma experiência adicional da cruz.

Em Cântico dos Cânticos, um livro de poesia, nós não podemos encontrar as palavras cruz, ressurreição, e ascensão. Nem temos as expressões nova criação ou além do véu. Como, então, nós podemos dizer que este livro desvenda estágios diferentes da vida Cristã? Se nós quisermos responder esta pergunta, nós precisaremos ver que em Cântico dos Cânticos são reveladas ou desvendadas os estágios da vida Cristã, através de muitas figuras diferentes. A palavra cruz não é usada, mas há figuras da cruz. De certa forma, em vez das palavras ressurreição e ascensão, há figuras de ressurreição e ascensão. Também há figuras que significam a nova criação e a vida além do véu. Ao ler este livro, a coisa mais difícil é interpretar as figuras.

Extraído do livro: Estudo-Vida de Cântico dos Cânticos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário