terça-feira, 24 de setembro de 2013

Qual é a diferença entre oração pessoal e oração coletiva?

Os crentes devem também compreender a diferença entre a oração pessoal e a oração coletiva. Quando a pessoa está orando sozinha, pensa somente em seus encargos; mas na oração coletiva todos deviam notar o encargo da reunião em vez de prestar atenção aos seus próprios. Portanto, numa reunião de oração os irmãos devem aprender a perceber o sentimento da reunião  Para algumas coisas, orar uma vez é suficiente. Não há necessidade de orar outra vez, pois a assembléia não mais tem o encargo. Mas por outras coisas, orar uma única vez não é o suficiente. Talvez precisemos orar outra vez, a terceira ou a quinta vez por esses assuntos. Antes que um encargo seja desfeito, ninguém deve começar a orar acerca de outro. Todos devem esperar que o primeiro encargo seja levantado; então alguém pode mudar para outro assunto à medida que o Senhor apresentar o encargo para oração.
De modo que na reunião de oração, aprendamos a orar por certo assunto permitindo que uma, duas, três ou cinco pessoas orem conforme necessário. Não no sentido de cada um fazer sua própria oração, mas orar de comum acordo enquanto nos reunimos. A oração de comum acordo é algo que devemos aprender. Certa pessoa pode ser capaz de orar por si mesma, cinco pessoas podem ser capazes de orar respectivamente, mas todos nós, quando nos reunimos devemos aprender um novo tipo de oração, que é a oração de comum acordo. Percebamos que a oração pública ou coletiva não vem automaticamente  deve ser aprendida.

“Se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que porventura pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos céus” (Mt 18:19). Isto não é algo insignificante. Devemos aprender a perceber o sentimento dos outros, aprender a tocar o que é chamado de oração da igreja, e aprender a discernir quando o encargo é levantado. Então saberemos como realizar o ministério da oração na reunião.

Extraído do livro: Oremos

Nenhum comentário:

Postar um comentário