quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Quatro Estágios Importantes na Jornada da Vida - Parte II

Gilgal


A fim de interpretar corretamente o significado de Gilgal, devemos, primeiramente, compreender o princípio da primeira menção contido nas Escrituras Sagradas¹.
A partir de Josué 5.9, descobrimos que Gil­gal é um lugar que significa "removido". Ao ler os versículos 2 a 9, compreendemos que a geração dos filhos de Israel que inicialmente saíram do Egito foi toda circuncidada, ao passo que a geração de israelitas que nasceram depois, no deserto, não o foi.
Naquela época, esta geração estava entrando em Canaã e, logo, herdaria sua herança. Portanto, a velha carne deveria ser "removida"; o opróbrio do Egito precisava ser lançado fora ou removido para que os filhos de Israel pudessem ter a chance de desfrutar uma nova vida, porquanto o significado da circuncisão, conforme nos é revelado no Novo Testamento, indica "despojamento do corpo da carne" (Cl 2:11).
Segundo as Escrituras, a carne é condenada por Deus. Trata-se de algo do qual Ele se desagrada.  A carne é tudo o que temos ao nascer: "O que é nascido da carne é carne" (Jo 3.6). Tudo o que temos, ao nascer, provém da carne, e isso não inclui apenas pecado, imundície e corrupção, mas também bondade, ha­bilidade, zelo, sabedoria e poder naturais.
Uma lição bastante difícil de ser aprendida, na vida de um crente, é que ele conheça a própria carne. O cristão deve ser conduzido por todos os tipos de fracassos e privações antes de saber o que sua carne é.
O que atrapalha o progresso do crente, tanto na vida quanto na obra, é a carne. Ele não tem consciência de que Deus o convoca a negar a própria carne (Mt 16:24), imagina que abrir mão dos pecados já é o suficiente e desconhece o mesmo desprazer que Deus sente tanto por suas habilidades, seu zelo e sua sabedoria na obra de Deus quanto por sua própria bondade e por seu poder na vida espiritual.
No tempo de Josué, Gilgal era exatamente o lugar onde a carne foi despojada e julgada. Para o crente hodierno, Gilgal simboliza o lugar onde a carne deve ser julgada por meio do entendimento que Deus nos concede. Deus declara que a carne deve ser lançada fora. Assim  concordemos com Ele. Deus afirma que a carne precisa ser circuncidada. Portanto, sejamos circuncidados no coração.
Em nossa jornada espiritual pela vida, devemos  também, partir de Gilgal e negar a carne. Porém, observe, por favor, que isso não especifica o grau de despojamento de alguém, mas, simplesmente, declara que a carne precisa ser julgada.
De acordo com uma experiência, muito pessoal, que tive com o Senhor, a expressão mais elevada de vida espiritual não se encontra na regeneração, santificação, perfeição, vitória sobre o pecado ou no poder, mas em negar a carne que é tanto o objetivo quanto o caminho da vida espiritual.
Aqueles que não partiram de Gilgal, nunca deram início, de fato, à jornada espiritual. Aqueles que não aprenderam a negar a carne não sabem o que é a vida espiritual. Esses indivíduos podem ser zelosos nas boas obras, e é possível que até se sintam felizes ao realizá-las, mas não compreendem a verdadeira vida espiritual.

Extraído do livrete: Quatro Estágios Importantes na Jornada da Vida




¹Esse princípio de interpretação da Bíblia diz que a primeira menção de uma palavra, personagem, lugar etc. determina seu significado no restante da Bíblia.

2 comentários:

  1. O ESPÍRITO POR TODA A ESCRITURA
    Para entender a obra do Espírito em aplicar as realizações de
    Cristo, consideremos como o Espírito é gradualmente revelado por toda a
    Escritura.
    O Espírito de Deus
    A primeira vez que o Espírito de Deus é mencionado é em Gênesis
    1:2. Este é Deus Espírito em Sua criação. O Espírito de Deus pairou por
    sobre as águas mortas para a criação de Deus.
    O Espírito de Jeová
    Depois de criar o homem, Deus permaneceu intimamente
    envolvido com ele. Em seu relacionamento com o homem, o título de
    Deus é Jeová. É por isso que no Velho
    Testamento o Espírito de Deus é freqüentemente chamado de
    Espírito de Jeová. O Espírito de Jeová vinha sobre certas pessoas. Isso
    indica que o Espírito de Jeová tem a ver com Deus alcançando o homem
    (Jz 3:10; Ez 11:5). Os principais títulos usados para o Espírito de Deus no
    Velho Testamento são o Espírito de Deus e o Espírito de Jeová.
    O Espírito Santo
    Na encarnação, o Espírito de Deus foi chamado o Espírito Santo (Mt
    1:18, 20; Lc 1:35). Andrew Murray, em sua obra prima O Espírito de
    Cristo, salienta que o título divino, "o Espírito Santo" não é usado no
    Velho Testamento. Em Salmos 51:11 e em Isaías 63:10,11 "Espírito
    Santo" deveria ser traduzido para "Espírito de santidade". Quando
    chegou o tempo de preparar o caminho para a vinda de Cristo e de
    preparar um corpo humano para Ele iniciar a dispensação do Novo
    Testamento, é que o termo "Espírito Santo" começou a ser usado (Lc
    1:15, 35).

    ResponderExcluir
  2. O desejo do nosso Senhor é que todos nós achegemos a Ele com toda ousadia, sem culpa, sem espírito divisivo côncil da unidade do corpo de Cristo.

    Flipenses1:8 "Pois Deus é minha testemunha, de como tenho saudade de todos vós no entranhvel afeto de Cristo Jesus" Fil, 2:5 "Tende em vós esta maneira de pensar que ouve também em Cristo Jesus". Esse versículo indica que Paulo experimentava as entranhas de Cristo.Paulo fala de engrancecer e viver Cristo. Na experiência, engrandecer e viver Cristo requer que permaneçamos nas suas entranhas. Em palavras simples, é permanecer Nele. Se quisermos ser os que estão em Cristo, devemos estar em Suas enyranhas. precisamos estar em Seu terno coração e sentimentos refinados. Se aí permenecermos, desfrutaremos Cristo como graça e O experimentaremos de forma muito prática. Enquanto O experimentamos e desfrutamos como nossa graça, somos sustentados no sofrimento pelo evangelho, preocupando-nos com o cumprimento da economia de Deus), Estudo vida de Filipenses Pg 35 O Ministério

    ResponderExcluir