Gilgal
A fim de interpretar
corretamente o significado de Gilgal, devemos, primeiramente, compreender o
princípio da primeira menção contido nas Escrituras Sagradas¹.
A partir de Josué 5.9,
descobrimos que Gilgal é um lugar que significa "removido". Ao ler
os versículos 2 a 9, compreendemos que a geração dos filhos de Israel que
inicialmente saíram do Egito foi toda circuncidada, ao passo que a geração de
israelitas que nasceram depois, no deserto, não o foi.
Naquela época, esta geração
estava entrando em Canaã e, logo, herdaria sua herança. Portanto, a velha
carne deveria ser "removida"; o opróbrio do Egito precisava ser
lançado fora ou removido para que os filhos de Israel pudessem ter a chance de
desfrutar uma nova vida, porquanto o significado da circuncisão, conforme nos
é revelado no Novo Testamento, indica "despojamento do corpo da carne"
(Cl 2:11).
Segundo as Escrituras, a
carne é condenada por Deus. Trata-se de algo do qual Ele se desagrada. A carne
é tudo o que temos ao nascer: "O que é nascido da carne é carne"
(Jo 3.6). Tudo o que temos, ao nascer,
provém da carne, e isso não inclui apenas pecado, imundície e corrupção, mas
também bondade, habilidade, zelo, sabedoria e poder naturais.
Uma lição bastante difícil de
ser aprendida, na vida de um crente, é que ele conheça a própria carne.
O cristão deve ser conduzido por todos os tipos de fracassos e privações antes
de saber o que sua carne é.
O que atrapalha o progresso
do crente, tanto na vida quanto na obra, é a carne. Ele não tem consciência de
que Deus o convoca a negar a própria carne (Mt 16:24), imagina que abrir mão dos pecados
já é o suficiente e desconhece o mesmo desprazer que Deus sente tanto por suas
habilidades, seu zelo e sua sabedoria na obra de Deus quanto por sua própria
bondade e por seu poder na vida espiritual.
No tempo de Josué, Gilgal era
exatamente o lugar onde a carne foi despojada e julgada. Para o crente
hodierno, Gilgal simboliza o lugar onde a carne deve ser julgada por meio do
entendimento que Deus nos concede. Deus declara que a carne deve ser lançada
fora. Assim concordemos com Ele. Deus afirma que a carne precisa ser
circuncidada. Portanto, sejamos circuncidados no coração.
Em nossa jornada espiritual
pela vida, devemos também, partir de Gilgal e negar a carne. Porém, observe,
por favor, que isso não especifica o grau de despojamento de alguém, mas, simplesmente, declara que a carne precisa ser julgada.
De acordo com uma experiência, muito pessoal, que tive com o Senhor, a expressão mais elevada de
vida espiritual não se encontra na regeneração, santificação, perfeição,
vitória sobre o pecado ou no poder, mas em negar a carne que é tanto o objetivo
quanto o caminho da vida espiritual.
Aqueles que não partiram de
Gilgal, nunca deram início, de fato, à jornada espiritual. Aqueles que não
aprenderam a negar a carne não sabem o que é a vida espiritual. Esses indivíduos
podem ser zelosos nas boas obras, e é possível que até se sintam felizes ao
realizá-las, mas não compreendem a verdadeira vida espiritual.
Extraído do livrete: Quatro Estágios Importantes
na Jornada da Vida
¹Esse
princípio de interpretação da Bíblia diz que a primeira menção de uma palavra,
personagem, lugar etc. determina seu significado no restante da Bíblia.
O ESPÍRITO POR TODA A ESCRITURA
ResponderExcluirPara entender a obra do Espírito em aplicar as realizações de
Cristo, consideremos como o Espírito é gradualmente revelado por toda a
Escritura.
O Espírito de Deus
A primeira vez que o Espírito de Deus é mencionado é em Gênesis
1:2. Este é Deus Espírito em Sua criação. O Espírito de Deus pairou por
sobre as águas mortas para a criação de Deus.
O Espírito de Jeová
Depois de criar o homem, Deus permaneceu intimamente
envolvido com ele. Em seu relacionamento com o homem, o título de
Deus é Jeová. É por isso que no Velho
Testamento o Espírito de Deus é freqüentemente chamado de
Espírito de Jeová. O Espírito de Jeová vinha sobre certas pessoas. Isso
indica que o Espírito de Jeová tem a ver com Deus alcançando o homem
(Jz 3:10; Ez 11:5). Os principais títulos usados para o Espírito de Deus no
Velho Testamento são o Espírito de Deus e o Espírito de Jeová.
O Espírito Santo
Na encarnação, o Espírito de Deus foi chamado o Espírito Santo (Mt
1:18, 20; Lc 1:35). Andrew Murray, em sua obra prima O Espírito de
Cristo, salienta que o título divino, "o Espírito Santo" não é usado no
Velho Testamento. Em Salmos 51:11 e em Isaías 63:10,11 "Espírito
Santo" deveria ser traduzido para "Espírito de santidade". Quando
chegou o tempo de preparar o caminho para a vinda de Cristo e de
preparar um corpo humano para Ele iniciar a dispensação do Novo
Testamento, é que o termo "Espírito Santo" começou a ser usado (Lc
1:15, 35).
O desejo do nosso Senhor é que todos nós achegemos a Ele com toda ousadia, sem culpa, sem espírito divisivo côncil da unidade do corpo de Cristo.
ResponderExcluirFlipenses1:8 "Pois Deus é minha testemunha, de como tenho saudade de todos vós no entranhvel afeto de Cristo Jesus" Fil, 2:5 "Tende em vós esta maneira de pensar que ouve também em Cristo Jesus". Esse versículo indica que Paulo experimentava as entranhas de Cristo.Paulo fala de engrancecer e viver Cristo. Na experiência, engrandecer e viver Cristo requer que permaneçamos nas suas entranhas. Em palavras simples, é permanecer Nele. Se quisermos ser os que estão em Cristo, devemos estar em Suas enyranhas. precisamos estar em Seu terno coração e sentimentos refinados. Se aí permenecermos, desfrutaremos Cristo como graça e O experimentaremos de forma muito prática. Enquanto O experimentamos e desfrutamos como nossa graça, somos sustentados no sofrimento pelo evangelho, preocupando-nos com o cumprimento da economia de Deus), Estudo vida de Filipenses Pg 35 O Ministério