IGREJA EM PÉRGAMO
Apocalipse 2:12-17
A palavra Pérgamo
significa casamento ou união. Aqui vemos como a igreja deu uma “virada”.
Penso que os crentes daquela época, quando liam a respeito de Pérgamo,
entendiam o que essa carta significava; mas hoje, quando olhamos para a
história da igreja, isso fica muito claro. Gibdon, um historiador, disse que se
se matassem todos os cristãos em Roma, a cidade tornar-se ia desabitada.
Portanto, a maior perseguição de todo o mundo ainda não foi capaz de destruir a
igreja. Então, satanás mudou seu método de ataque. O mundo não só parou de
perseguir a igreja até o maior império desta terra – Roma – aceitou o
cristianismo como sua religião estatal. Dizem que o imperador Constantino teve
um sonho no qual ele viu uma cruz com as palavras: “Vença com este sinal
escritas sobre ela. Ele descobriu que a cruz era um sinal do cristianismo; por
isso aceitou o cristianismo como religião estatal. Ele encorajou as pessoas a
serem batizadas, e a quem quer que fosse batizado eram dadas duas vestes
brancas e algumas moedas de prata. A igreja foi unida ao mundo; então, a igreja
tornou-se caída”.
A igreja em Esmirna
foi a igreja do sofrimento, e o Senhor não teve nada a dizer contra ela. Aqui,
porém, Pérgamo e o mundo estão unidos para se tornarem a maior religião
estatal. De acordo com o homem, isso seria um progresso; contudo, o Senhor
ficou descontente. Quando a igreja se une com o mundo, o testemunho da igreja é
arruinado. A igreja é um peregrino no mundo. É certo um barco estar na água,
mas não a água estar no barco.
“Aquele que tem a espada afiada de dois gumes”.
O Senhor fala de Si mesmo como Aquele que tem a espada afiada de dois gumes.
Eis aqui o julgamento.
A igreja está arruinada, mas isso não significa que a
igreja naquela época estivesse completamente sem testemunho. Não importa em
qual circunstancia ela esteja, a realidade da igreja está sempre presente.
Pérgamo é a igreja que continua imediatamente após Esmirna. Em que tipo de
situação ela está? O Senhor diz aqui: “conheço o lugar em que habitas, onde
está o trono de Satanás”. O Senhor reconhece a dificuldade da situação de
Pérgamo. Uma vez que ela habita no mesmo lugar do trono de Satanás, é bastante
difícil par ela manter o testemunho. Aqui há uma pessoa que é muito especial,
“Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós”. Não
encontramos seu nome na história; portanto, já que isso é uma profecia,
precisamos descobrir o significado do nome em si. Anti significa
contra; Pás significa tudo. Há um homem fiel, Antipas, que é contra tudo; ele
se opõe a todas as coisas. Isto não quer dizer que ele intencionalmente cria
problemas sem se importar com a situação, mas que ele permanece ao lado de Deus
para opor-se a todas as coisas. É evidente que essa pessoa deveria tornar-se um
mártir. A história não conhece seu nome, mas o Senhor o conhece.
Considerando esse homem fiel que foi morto, o Senhor
diz: “Conservas o meu nome, e não negaste a minha fé”. Duas questões são
mencionadas aqui: uma é o nome do Senhor, a outra é a fé do Senhor. Os filhos
de Deus são homens que Ele escolheu dentre os gentios em o nome do Senhor. Há
uma diferença básica entre a igreja e a religião. Na religião é suficiente
aceitar-se os ensinamentos, mas na igreja isto é insignificante, se não se crê
no Senhor. O nome do Senhor representa o próprio Senhor. Essa é uma
característica especial. Além disso, o nome também diz que Ele esteve aqui e se
foi, Ele morreu e reviveu; portanto, Ele deixou um nome em nosso meio. Se
perdermos o nome do nosso Senhor, já não temos o testemunho. Pérgamo recebeu o
nome do Senhor. Há uma coisa à qual os filhos de Deus devem prestar especial
atenção: devemos manifestar-nos como aqueles que estão no nome do Senhor. Este
nome é um nome especial, um nome que irá preservar-nos de perder o testemunho.
Cristo também diz: “E não negaste a minha fé”. Fé,
aqui, em grego, é pistin. O significado desta palavra é crença.
Não é uma crença comum, mas a única crença, a crença que é distinta de todas as
outras. O Senhor diz: “Não tens negado minha única fé”. A igreja não é algo da
filosofia, ciência natural, ética ou psicologia – estas não são coisas da
igreja. A igreja é algo de crença, algo de fé. “Não negaste a minha fé”. Que
significa isso? Significa “Não Me negaste crendo em Mim”. Os filhos de Deus
devem preservar essa crença. Nossa crença no Senhor Jesus não deve mudar de
maneira alguma. O que nos separa do mundo é essa fé. Assim, “conservas o Meu
nome, e não negaste a minha fé” – estes dois pontos – são as coisas que o
Senhor louvou nela.
Extraído do livro: A ortodoxia da Igreja
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