quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Série: A ORTODOXIA DA IGREJA

IGREJA EM PÉRGAMO
Apocalipse 2:12-17

         A palavra Pérgamo significa casamento ou união. Aqui vemos como a igreja deu uma “virada”. Penso que os crentes daquela época, quando liam a respeito de Pérgamo, entendiam o que essa carta significava; mas hoje, quando olhamos para a história da igreja, isso fica muito claro. Gibdon, um historiador, disse que se se matassem todos os cristãos em Roma, a cidade tornar-se ia desabitada. Portanto, a maior perseguição de todo o mundo ainda não foi capaz de destruir a igreja. Então, satanás mudou seu método de ataque. O mundo não só parou de perseguir a igreja até o maior império desta terra – Roma – aceitou o cristianismo como sua religião estatal. Dizem que o imperador Constantino teve um sonho no qual ele viu uma cruz com as palavras: “Vença com este sinal escritas sobre ela. Ele descobriu que a cruz era um sinal do cristianismo; por isso aceitou o cristianismo como religião estatal. Ele encorajou as pessoas a serem batizadas, e a quem quer que fosse batizado eram dadas duas vestes brancas e algumas moedas de prata. A igreja foi unida ao mundo; então, a igreja tornou-se caída”.
 A igreja em Esmirna foi a igreja do sofrimento, e o Senhor não teve nada a dizer contra ela. Aqui, porém, Pérgamo e o mundo estão unidos para se tornarem a maior religião estatal. De acordo com o homem, isso seria um progresso; contudo, o Senhor ficou descontente. Quando a igreja se une com o mundo, o testemunho da igreja é arruinado. A igreja é um peregrino no mundo. É certo um barco estar na água, mas não a água estar no barco.
Aquele que tem a espada afiada de dois gumes”. O Senhor fala de Si mesmo como Aquele que tem a espada afiada de dois gumes. Eis aqui o julgamento.
A igreja está arruinada, mas isso não significa que a igreja naquela época estivesse completamente sem testemunho. Não importa em qual circunstancia ela esteja, a realidade da igreja está sempre presente. Pérgamo é a igreja que continua imediatamente após Esmirna. Em que tipo de situação ela está? O Senhor diz aqui: “conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás”. O Senhor reconhece a dificuldade da situação de Pérgamo. Uma vez que ela habita no mesmo lugar do trono de Satanás, é bastante difícil par ela manter o testemunho. Aqui há uma pessoa que é muito especial, “Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós”. Não encontramos seu nome na história; portanto, já que isso é uma profecia, precisamos descobrir o significado do nome em si. Anti significa contra; Pás significa tudo. Há um homem fiel, Antipas, que é contra tudo; ele se opõe a todas as coisas. Isto não quer dizer que ele intencionalmente cria problemas sem se importar com a situação, mas que ele permanece ao lado de Deus para opor-se a todas as coisas. É evidente que essa pessoa deveria tornar-se um mártir. A história não conhece seu nome, mas o Senhor o conhece.
Considerando esse homem fiel que foi morto, o Senhor diz: “Conservas o meu nome, e não negaste a minha fé”. Duas questões são mencionadas aqui: uma é o nome do Senhor, a outra é a fé do Senhor. Os filhos de Deus são homens que Ele escolheu dentre os gentios em o nome do Senhor. Há uma diferença básica entre a igreja e a religião. Na religião é suficiente aceitar-se os ensinamentos, mas na igreja isto é insignificante, se não se crê no Senhor. O nome do Senhor representa o próprio Senhor. Essa é uma característica especial. Além disso, o nome também diz que Ele esteve aqui e se foi, Ele morreu e reviveu; portanto, Ele deixou um nome em nosso meio. Se perdermos o nome do nosso Senhor, já não temos o testemunho. Pérgamo recebeu o nome do Senhor. Há uma coisa à qual os filhos de Deus devem prestar especial atenção: devemos manifestar-nos como aqueles que estão no nome do Senhor. Este nome é um nome especial, um nome que irá preservar-nos de perder o testemunho. 
Cristo também diz: “E não negaste a minha fé”. Fé, aqui, em grego, é pistin. O significado desta palavra é crença. Não é uma crença comum, mas a única crença, a crença que é distinta de todas as outras. O Senhor diz: “Não tens negado minha única fé”. A igreja não é algo da filosofia, ciência natural, ética ou psicologia – estas não são coisas da igreja. A igreja é algo de crença, algo de fé. “Não negaste a minha fé”. Que significa isso? Significa “Não Me negaste crendo em Mim”. Os filhos de Deus devem preservar essa crença. Nossa crença no Senhor Jesus não deve mudar de maneira alguma. O que nos separa do mundo é essa fé. Assim, “conservas o Meu nome, e não negaste a minha fé” – estes dois pontos – são as coisas que o Senhor louvou nela.

Extraído do livro: A ortodoxia da Igreja




Nenhum comentário:

Postar um comentário