quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Série: A ORTODOXIA DA IGREJA

IGREJA EM PÉRGAMO [Parte II]
Apocalipse 2:12-17

         “Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens ai os que sustentam o doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição”. Balaão era um gentio; não sabemos por que Deus também o chamava profeta. Como no caso de Saul, o Espírito de Deus moveu-o, mas não entrou nele. Porque o povo de Israel era sempre vitorioso, Balaque, rei moabita, estava temeroso e chamou Balaão. Ele lhe disse: “Você é um profeta. Por favor, amaldiçoe o povo de Israel. “Balaão cobiçou o dinheiro oferecido e ficou desejoso de ir, e embora Deus o impedisse no inicio, por fim permitiu-lhe ir. Mas Balaão não encontrava maneira para amaldiçoar o povo de Israel. Contudo, desde que ele aceitara o dinheiro de Balaque e não fizera nada em troca, sentiu-se incomodado; assim ele traçou um plano. Os moabitas pediram a suas mulheres para se aproximarem do povo de Israel. Assim, as mulheres moabitas e o povo de Israel uniram-se, e os homens do povo de Israel tomaram para si daquelas mulheres. Essas mulheres gentias trouxeram consigo ídolos. Deus irou-se e matou vinte quatro mil israelitas; mas Moabe foi preservado. Em Números 25, vemos que as mulheres moabitas uniram-se com os israelitas, mas só no capítulo 31 descobrimos que o plano foi feito por Balaão.
         Deus nos mostra o que Pérgamo é: o significado de Pérgamo é casamento com o mundo. Originalmente, o mundo opunha-se à igreja; agora o mundo e a igreja estão casados. Tenho dito muitas vezes que o significado de Igreja (eclésia) é os chamados para fora – isto é a igreja. O método de Balaão é destruir a separação entre a igreja e o mundo, e o resultado é idolatria.
         Aqui, precisamos dar especial atenção a duas coisas – fornicação e idolatria. É muito estranho que estas duas questões estejam colocadas juntas. Em 1 Corintios elas também são mencionadas juntas. Estas são as duas coisas que Deus mais odeia em nossa carne, na esfera espiritual, estas são também as duas coisas que Deus mais odeia. Ouça o que Tiago 4 diz sobre isto: “Não compreendeis que a amizade do mundo é inimizade de Deus”? Estar unido com o mundo é o que Deus odeia. Mamom também está em oposição a Deus: “Não podeis servir a Deus e a mamom”. (Mt 6:24 – VRC). Os homens ou servem a um ou a outro. Aqui vemos a questão mais importante, isto é, mamom posiciona-se contra Deus. Muitos ídolos existem somente por causa de mamom. Hoje nenhum cristão mataria pessoas ou adoraria ídolos, mas cobiçarmos dinheiro, confiando no poder de mamom, é equivalente à idolatria. Mamom é o principio dos ídolos, e Deus deseja separar os homens de mamom. Unir-se à fornicação é idolatria; portanto, cobiçar dinheiro está junto à união com o mundo. Quero apresentar os lados opostos na Bíblia; vendo o lado negativo, então conseguiremos ver o lado positivo. A Bíblia sempre coloca Satanás em oposição a Cristo, a carne em oposição ao Espírito Santo, e o mundo e mamom em oposição a Deus, o pai. O mundo é oposto ao Pai; essa é a razão por que 1 João 2 diz: “Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” (v. 15b). Mamom é contra Deus. Sempre que o homem serve a mamom, ele não pode servir a Deus.

Extraído do livro: A ortodoxia da Igreja




Nenhum comentário:

Postar um comentário