A IGREJA EM ÉFESO [Parte II]
Apocalipse 2:1-7
“Tens, contudo, a teu favor, que odeias as obras dos nicolaítas,
as quais eu também odeio”. Os nicolaítas não podem ser encontrados na
historia da igreja. Uma vez que Apocalipse é um livro de profecia, ainda devemos
atentar para o significado da palavra – nicolaítas – em grego é composta de
duas palavras: nikao - significa conquistar ou sobre os
outros.- Laos – significa povo comum ou povo secular ou laicado. Então,
nicolaita significa conquistado o povo comum, subindo sobre o laicado. Nicolaítas, portanto, refere-se a um grupo de pessoas que se
auto-avaliam muito acima dos crentes comuns. O Senhor está acima, os
crentes comuns estão abaixo. Os nicolaítas estão abaixo do Senhor, contudo
acima dos crentes comuns. O Senhor odeia o comportamento dos nicolaítas. A
conduta de elevar-se sobre e acima dos crentes comuns como uma classe mediadora
é o que o Senhor detesta, é algo para ser odiado. Mas naquela época havia
somente o comportamento; este ainda não se havia tornado um ensinamento.
No Novo Testamento há um princípio fundamental: todos os filhos de
Deus são os sacerdotes de Deus. Em Êxodo capitulo 19, Deus convocou o povo
de Israel dizendo: Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e
guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre
todos os povos: porque toda a terra é minha, vos me sereis reino de sacerdotes
e nação santa. Deus ordenou no principio, que toda a nação fosse sacerdotes,
mas não muito depois ocorreu o incidente da adoração ao bezerro de ouro. Moises
quebrou as tábuas da lei e disse: Quem estiver do lado de Deus mate seu irmão.
Naquela ocasião os Levitas permaneceram ao lado do Senhor, e como resultado,
naquele dia três mil israelitas foram mortos (Ex.32:25-29). Doravante,
somente os levitas poderiam ser sacerdotes: o reino de sacerdotes tornou-se uma
tribo de sacerdotes. O restante do povo de Israel não poderia ser sacerdote, e
deveria depender dos levitas para que estes fossem os sacerdotes em seu favor. A classe sacerdotal no Velho Testamento era uma classe
mediadora. Mas, no Novo Testamento, Pedro diz: Vós, porém, sois raça eleita,
sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus (I
Pe.2:9). Nós, a igreja toda, somos sacerdotes; isto retorna a condição do
inicio. (Apocalipse 1:5-6 diz que todos quantos foram lavados no sangue são
sacerdotes. Os sacerdotes estão encarregados dos negócios de Deus, cada crente
está encarregado dos negócios de Deus. Não deve haver uma classe mediadora na
igreja. A igreja tem apenas um sumo sacerdote, o Senhor Jesus).
Antes de haver mudança na igreja, todos os
crentes cuidavam dos assuntos do Senhor. Mas, depois dos apóstolos, esta
condição começou a mudar, os homens começaram a perder o interesse quanto à
questão de servir ao Senhor. Quando a Igreja Católica Romana começou (na época
de Pérgamo), havia poucos que eram salvos, mas muitos que eram batizados,
portanto incrédulos encheram a igreja. Então, apareceram uns grupos de
“cléricos”. Desde que havia membros que não eram espirituais, que deveriam eles
fazer? Dizer-lhes para colocarem de lado o livro da contabilidade e pegar a
Bíblia para pregar, não seria conveniente. Assim, um grupo de pessoas foi
separado para ter cuidado especial pelos assuntos espirituais, enquanto o restante
fazia o trabalho secular. Portanto, o clero foi produzido contrariamente ao
desejo de Deus, pois Ele deseja que todos nós devamos fazer o trabalho secular
e também tomar conta dos assuntos espirituais.
Na Igreja Católica Romana, distribuir o pão, impor as mãos, batizar,
etc., e tudo realizado pelos padres católicos, mesmo casamentos e funerais
devem ser dirigidos pelo clero. Nas Igrejas Protestantes há os pastores. Para
doenças chame o médico, para assuntos legais chame o advogado, para assuntos
espirituais chame o pastor. E quanto a mim? Eu posso dedicar-me ao trabalho
secular sem distração. Por favor, lembre-se, no taoísmo há sacerdotes taoístas
para cantar a liturgia para o povo, no judaísmo há sacerdotes para lidar com as
coisas de Deus para os homens, mas na igreja, não deve haver qualquer classe
mediadora, porque nós mesmos somos todos sacerdotes.
É por esta razão que nestes vinte anos temos gritado a respeito do
“sacerdócio universal”. Abel pode oferecer sacrifícios, assim como Noé. No
inicio todo o povo de Israel podia oferecer sacrifícios, mais tarde, por causa
do incidente do bezerro de ouro, eles não mais podiam oferecer sacrifícios por
si mesmos. Deus diz que cada crente pode vir diretamente a Deus. Mas, agora, há
o pessoal mediador na igreja. Hoje há os nicolaítas na igreja, então, o
cristianismo tornou-se judaísmo.
O Senhor fica satisfeito com os que rejeitam a classe mediadora. Se o
sangue o lavou, você tem participação direta nos assuntos espirituais. A igreja
pode ser fundamentada apenas sobre esta base, do contrário é Judaísmo.
Portanto, aquilo pelo qual lutamos não é somente a questão de seitas, mas a
questão do privilégio do sangue. Hoje há três categorias principais de igrejas
no mundo: uma é a igreja do mundo, isto é, a Igreja Católica Romana, outra, são
as igrejas estatais, tais como a Igreja Anglicana e a Igreja Luterana, e a
outra, são as igrejas independentes, tais como a Igreja Wesleyana, a Igreja
Presbiteriana, etc. A Igreja que Deus quer estabelecer é aquela na qual Ele
coloca todo o evangelho sem a classe mediadora. Todo o que excede quanto o
evangelho todo entra não pode ser a Igreja.
Quem tem ouvidos ouça o
que o Espírito diz as Igrejas. O Senhor fala da mesma maneira a todas
as sete igrejas, mostrando que não somente a igreja em Éfeso necessita ouvir,
mas todas as igrejas devem ouvir.
Ao vencedor dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se
encontra no paraíso de Deus. A questão não é o que a árvore da vida é,
mas se você está disposto a seguir a intenção inicial de Deus – comer o fruto
da árvore da vida no jardim de Deus. Apenas os vencedores podem comer.
Extraído do livro: A ortodoxia da Igreja
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