quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Jovens, reflitam!!

Eu estava desfrutando de Daniel, capítulo 1, e fiquei maravilhada com a experiência de Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Posso testificar que em minha educação, meus pais sempre mostraram que para servir melhor ao meu Deus, eu preciso estudar e me preparar humanamente falando. O versículo 4 confirma isso, o rei Nabucodonosor mandou que trouxessem jovens dos filhos de Israel "de boa aparência, instruídos em toda sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio". Nós sabemos como Deus usou esses jovens para o Seu proposito!

Depois o rei determinou a ração diária que esses jovens deveriam comer (finas iguarias da mesa real e o vinho que o próprio rei bebia) - é impressionante como o mundo nos oferece o seu melhor, para nos atrair e contaminar. Sabemos que o alimento é algo imprescindível para a nossa vida e quando o ingerimos, ele passa a constituir o nosso próprio ser. Assim como Daniel, eu resolvo, firmemente, não me contaminar com as finas iguarias reais, nem com o vinho que o mundo oferece (vinho, na Bíblia, representa alegria); antes, quero me alimentar de legumes e água, quero que alimentar do próprio Senhor Jesus, pois Ele é o verdadeiro alimento e a verdadeira bebida (Jo 6:35; 7:37-38). E o mais interessante é que a nossa alimentação (que é algo interior) reflete em nossa aparência (algo exterior) (Dn 1: 12-15), as pessoas conseguem ver a diferença entre uma pessoa que se alimenta de Cristo de uma que se alimenta dos prazeres que o mundo dá.

Outro ponto que achei lindo foi que, versículo 17 de Daniel 1, Deus deu a estes jovens o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria e entre todos (versículo 18) não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias, pois "em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos de que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino" (versículo 20).

Mas, eu me pergunto: como posso adquirir esse conhecimento e sabedoria? Que tenho eu de diferente desses quatro jovens? Como posso ter inteligência para servir melhor o Senhor como eles serviram? A resposta é simples: Se alimente de CRISTO! A Bíblia mostra em Provérbios 2: "Filho meu, se ACEITARES as Minhas palavras e ESCONDERES contigo os Meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o teu coração ao entendimento, e, se CLAMARES por inteligência, e por entendimento ALÇARES a voz, se BUSCARES como a prata e como a tesouros escondidos a PROCURARES, então, ENTENDERÁS O TEMOR DO SENHOR e ACHARÁS O CONHECIMENTO DE DEUS. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da Sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos".

Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência (Jó 28:28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário