terça-feira, 18 de novembro de 2014

A Visão de Cristo [Parte I]

Leitura bíblica: Cl 2:16-18a,19; Jo 14:6; 5:39-40; 16:13; 1Jo 5:6; Ef 3:8,18.

I. "Portanto, ninguém vos julgue por causa de comida e bebida ou a respeito de dias de festa, ou lua nova, ou sábados, pois tudo isso é sombra das coisas vindouras, mas o corpo é de Cristo. Que ninguém vos defraude julgando-vos indignos do vosso prêmio" – Cl 2:16-18a: 
  1. Assim como o corpo físico do homem, o corpo em Colossenses 2:17 é a substância, e assim como a sombra de um corpo humano, os rituais da lei são uma sombra de Cristo, que é a substância e realidade do evangelho; Colossenses desvenda esse Cristo todo-inclusivo como o foco da economia de Deus – Cl 1:17a, 18a; 3:11
  2. Diária, semanal, mensal e anualmente Cristo é a realidade de todas as coisas positivas, indicando a vastidão universal do Cristo todo-inclusivo:
    1.     Diariamente, Cristo é nossa comida e bebida para nossa satisfação e fortalecimento – 1Co 10:3-4.
    2.     Semanalmente, Cristo é o nosso sábado para nossa completação e descanso Nele – Mt 11:28-29.
    3.     Mensalmente, Cristo é nossa lua nova como um novo começo com luz nas trevas – Jo 1:5; 8:12.
    4.     Anualmente, Cristo é nossa festa para gozo e desfrute – 1Co 5:8.
    1. O Cristo extensivo, que é cheio de atratividade e rico em magnetismo, é a essência da Bíblia – Lc 24:44; Jo 5:39-40; Mt 1:1; cf. Ap 22:21.
    2. Segundo o contexto, o “prêmio” em Colossenses 2:18 é o desfrute de Cristo como o corpo das sombras; ser defraudado do nosso prêmio é ser defraudado do desfrute subjetivo de Cristo – cf. Gn 15:1; Fp 3:8.
    3. Nossa necessidade é que o Cristo subjetivo se torne nosso desfrute para completar a revelação divina em nós; se somos carentes na experiência e desfrute de Cristo, também o somos quanto à revelação de Deus – Cl 1:25-28.
    4. Tudo o que fazemos dia após dia deve lembrar-nos de Cristo como a realidade daquilo; se seguimos a prática de tomar Cristo como a realidade de todas as coisas materiais em nossa vida diária, nosso andar diário será revolucionado e transformado e seremos cheios de Cristo – 2Co 4:16; Fp 1:19-21a.
    5. Precisamos desfrutar Cristo dia após dia como a realidade de todas as nossas necessidades:
    1.     Cristo é nosso fôlego – Jo 20:22.
    2.     Cristo é nossa bebida – Jo 4:10,14; 7:37-39a.
    3.     Cristo é nossa comida – Jo 6:35, 57.
    4.     Cristo é nossa luz – Jo 1:4; 8:12.
    5.     Cristo é nossa vestimenta – Gl 3:27.
    6.     Cristo é nossa morada – Jo 15:5, 7a; Sl 90:1; 91:1.  


    Extraído da sinopse das mensagens dadas na Conferência e Entremesclar das igrejas no Nordeste (Garanhuns-PE, 15 e 16 de novembro de 2014).

    2 comentários:

    1. Ponto F:
      Como eu fui tocada em desfrutar Cristo como realidade de tudo o que eu vivo.
      Antes de ir para esta conferência, tinha compartilhado com meu esposo, sobre a escada que fizemos para a nossa área de serviço. Sempre eu reclamava, porque ainda não foi dado acabamento.
      E, neste dia, ao subir nela, eu pude agradecer a Deus porque aquela escada (mesmo inacabada) ligou a casa com o primeiro andar.
      Consequentemente, me lembrei que Cristo em nosso espirito é a escada que nos liga a Deus Pai! Hoje, temos livre acesso! Quando voltamos ao nosso espirito podemos ter doce comunhão.

      ResponderExcluir
    2. Aleluia; precisamos ter uma visão clara, como a luz do meio dia, sobre a restauração do Senhor hoje Satanás tem posto um tropeço na vida de muitos irmãos, que se apega aos princípios antigos,
      Por qualquer motivo foge das reuniões, deixa uma lacuna no corpo, temos a necessidade de avançar sem vacilar - Josué- 1:8

      ResponderExcluir