terça-feira, 20 de janeiro de 2015

CHAMADA PARA SER LIBERTA DO EGO PELA UNIÃO COM A CRUZ

Leitura Bíblica: Cântico dos Cânticos 2:8—3:5


        Em Cântico dos Cânticos 2:8—3:5 a amada de Cristo é chamada por Ele para ser liberta do ego pela sua união com a cruz. Este é o segundo estágio na experiência da amada de Cristo. Três palavras importantes nos ajudam a interpretar esta seção: a cruz, o ego e a introspecção.
A cruz é denotada pelas fendas dos penhascos e o esconderijo das rochas escarpadas (2:14). Estes são lugares de refúgio, mas eles são ásperos, e poucos estariam dispostos a irem lá. As fendas dos penhascos e o esconderijo das rochas escarpadas significam seguramente a cruz como o lugar de refúgio para o homem caído. O lugar mais seguro para nós estarmos é a cruz.
Embora não tenha nenhuma figura do ego em Cântico dos Cânticos, de acordo com a experiência Cristã ele é manifestado no segundo estágio. No primeiro estágio, a amada de Cristo O procura, recebe ajuda na comunhão no interior da recâmara, e entra na vida da igreja onde ela experimenta transformação. Ela entra no descanso e gozo de Cristo pela sua completa satisfação. Então o ego se manifesta, e a amada de Cristo começa a só querer ser perfeita. Isto é o ego.
O ego é muito sutil. Em Mateus 16, depois que o Senhor Jesus desvendou o caminho da cruz para o cumprimento da economia de Deus, Pedro mostrou seu amor pelo Senhor dizendo, "Tem compaixão de ti, Senhor! Isso de modo algum te acontecerá!" (v. 22). Pedro pensou que isso era a sua própria palavra. De fato, Pedro falou pelo seu ego que tinha se tornado um com Satanás. O Senhor Jesus reprovou Pedro que disse, "Arreda! Satanás!" (v. 23a). Então o Senhor falou sobre negar o ego (v. 24). Isto revela que o ego é a humanidade satânica; é o homem possuído e usurpado por Satanás. Como resultado, o homem em sua humanidade caída só se preocupa consigo mesmo. Porque tudo é para ele, o egoísmo é visto em todos os tipos de relacionamentos — entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre patrões e empregados.
Nós não deveríamos pensar que podemos ser tão espirituais que já não temos mais problemas com o ego. Até mesmo a amada de Cristo, aquela que anseia por Ele, O busca, e O recebe, ainda está preocupada com o ego. Nós ainda temos uma parte de nós que é caída e satânica, e esta parte permanecerá conosco até que nosso corpo físico seja redimido, isto é, até que nós tenhamos sido redimidos ao máximo da velha criação. Esta era até mesmo a situação do apóstolo Paulo. Ele tinha recebido tantas visões e revelações, contudo ele percebeu que ele ainda estava na humanidade caída (2 Cor. 12:7). Embora também nós ainda estejamos na humanidade caída, não deveríamos viver nela e não deveríamos viver por ela.
Conforme nós veremos quando chegarmos ao final de Cântico dos Cânticos, a amada de Cristo eventualmente sente saudades, porque ainda está na velha criação. Ela deseja ser perfeitamente como Cristo que não tem nada absolutamente a ver com qualquer coisa da velha criação. Ela foi restaurada por Deus para ser uma nova criação, contudo, de acordo com a economia de Deus, Deus permitiu que uma parte da velha criação permanecesse com ela.
Nós podemos ter algum sucesso ao buscar Cristo e podemos atingir certa medida de satisfação. Entretanto, nós podemos perguntar, "Como eu posso manter isto? Como eu posso me manter nesta condição?" Neste momento o ego entra.
O ego surge de debaixo da falsa capa da introspecção. De fato, o ego é constituído com introspecção. Introspecção é se observar olhando para dentro de você. A Bíblia nos ensina a sempre olhar para Jesus (Heb. 12:2). Nós não deveríamos olhar para nós mesmos. Nosso ego não é merecedor de olharmos para ele. Não obstante, toda pessoa espiritual que atinge uma situação de satisfação em Cristo, eventualmente cai em introspecção, não somente ao observar o ego, mas também analisá-lo. Quando eu era um jovem crente, eu freqüentemente olhava muito para mim. Eu não gostava de fazer qualquer coisa que não glorificasse o Senhor. Mas de fato eu não estava preocupado com o Senhor; eu estava preocupado comigo mesmo e com o que os outros pensariam de mim. Olhar desta maneira para dentro de nós mesmos é a maior derrota na vida espiritual e o maior sucesso do inimigo.
Ao ajudar os outros que estão buscando ser espirituais, nós podemos encorajá-los a orar e confessar suas faltas ao Senhor. Tal oração e confissão são normais. Porém, em alguns casos nós deveríamos encorajar os outros a parar de confessar e simplesmente crer que o sangue de Jesus límpa-os e que Deus é fiel e justo para perdoá-los (1 João 1:7, 9), lembrando-os de que Deus é fiel para honrar a redenção de Cristo.
Quando nós somos introspectivos, nós podemos confessar a mesma questão vez após vez, pensando que quanto mais nós confessarmos, mais perdão nós receberemos. Este tipo de confissão vem do ego satânico; é o resultado de se analisar em coisas espirituais. Somente a cruz de Cristo pode nos libertar de tal situação causada pela introspecção. Portanto, nós precisamos ser chamados para ser libertos do ego pela nossa união com a cruz. Quando nós nos tornamos um com a cruz, nos escondendo nas fendas dos penhascos e no esconderijo das rochas escarpadas, nós seremos libertos do ego.

Extraído do Estudo-Vida de Cânticos dos Cânticos


Nenhum comentário:

Postar um comentário