segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O Filho com o Pai, pelo Espírito: a Corporificação do Deus Triúno



O Deus Triúno é revelado no Novo Testamento primeiro como o Filho de Deus em Sua humanidade, Jesus Cristo. Devemos compreender, no entanto, que ao vir o Filho, Ele não veio sozinho, deixando o Pai no trono. Esta é uma ideia errônea, surgida do ensino do triteísmo. Os que tem tal conceito usam Mateus 3:16-17 como base para sua crença. Nesses versículos, o Filho saiu da água, o Espírito desceu sobre Ele e o Pai falou-Lhe. Está claro que esses versículos demonstram que o Pai, o Filho e o Espírito existem simultaneamente. Os triteístas, no entanto, dão demasiada enfase para os três na Trindade, e consideram o Pai como um Deus, o Filho como outro Deus e o Espírito como o terceiro Deus.  Muitos de nós tiveram acesso a este conceito de que há três Deuses, e inclusive agora podemos mante-lo em nosso inconsciente ou subconsciente.
O Novo Testamento revela que quando o Filho de Deus veio, Ele veio com o Pai (Jo 8:29; 16:32). O Filho dizia que nunca estava só nesta terra, porque o Pai estava com Ele todo tempo. O Filho estava com o Pai e pelo Espírito. Mateus 1:18 e 20 nos diz que Maria “achou-se grávida pelo Espírito Santo” (lit.) e “o ente que nela foi [gerado] é do Espírito Santo”. O Espírito Santo era, foi a própria essência divina que constituiu a concepção de Jesus. O Ente que nasceu da virgem Maria e foi chamado de Jesus tinha a essência divina em Seu ser; esta foi a razão pela qual Ele nasceu, não meramente como um homem, mas  como o homem-Deus. Era o Deus completo e o Homem perfeito porque a essência divina era Sua constituição. Portanto, o Filho veio na carne com o Pai e através do Espírito.
Também, o Filho com o Pai, e pelo Espírito vieram para ser a corporificação do Deus Triúno (Cl 2:9). Esta Pessoa é o Deus Triúno corporificado. Não considerem que o Filho estava só, separado do Pai ou do Espírito. Conforme a revelação de toda a Bíblia, o Pai, o Filho e o Espírito coexistem e são co-inerentes desde a eternidade passada até a eternidade futura. Coexistir significa existir juntos ao mesmo tempo. Ser co-inerentes significa existir um dentro do outro, ou seja morar um no outro. Quando o Senhor Jesus disse a Felipe que Ele estava no Pai e que o Pai estava Nele, falava de serem co-inerentes. É fácil mostrar a co-existência de três coisas. Todavia, é mais difícil demonstrar a co-inerência de três coisas. Que maravilhoso é que os três da Deidade coexistem e são co-inerentes de eternidade  a eternidade!
Quando Jesus andava na terra, Ele não estava separado do Pai, tendo deixado o Pai no céu, e Ele não estava separado do Espírito, tendo deixado o Espírito como uma pomba que voava no céu. Ele era o Filho que vivia em Sua humanidade com o Pai e pelo Espírito. O Filho com o Pai e pelo Espírito é a corporificação do Deus Triúno em Jesus Cristo. Isto é confirmado em Colossenses 2:9: “pois Nele habita corporalmente toda a plenitude da Deidade”. A Deidade é o Pai, o Filho e o Espírito. Toda a plenitude da Deidade triuna habitava corporalmente nesse Homem Jesus Cristo; assim,  esse Homem era a corporificação do Deus Triúno como o Filho, com o Pai e pelo Espírito.
Essa corporificação do Deus Triúno é o tabernáculo de Deus e também o templo de Deus. No Antigo Testamento, tanto o tabernáculo com o templo eram tipos de Jesus Cristo. João 1:14 nos diz que a *Palavra tornou-se carne e tabernaculou entre nós. Isso indica que a humanidade de Jesus era um tabernáculo para corporificar Deus. Além disso, em João 2:19 e 21 o Senhor nos diz que o Seu corpo era o templo de Deus. Essa corporificação do Deus Triúno também viveu a vida de Deus. Ele não viveu a vida de nenhuma outra coisa. Ele não viveu a vida de um anjo ou de um bom homem. Ele viveu a vida de Deus porque Ele era a corporificação de Deus. Ele não podia viver nenhuma outra vida, e não tinha vivido nenhuma outra vida. Ele teria que viver a vida única de Deus para que a expressão de Deus se desenvolvesse para ser o reino de Deus. Os quatro evangelhos nos revelam que a vida que vivia essa Pessoa era a vida de Deus. Os quatro Evangelhos também nos remetem frequentemente ao Reino de Deus. Muitos de nós não compreendem a fundo o que é o reino. O reino de Deus é uma Pessoa (Lc. 17:21) e o desenvolvimento desta Pessoa maravilhosa (Mc. 4:3, 26).
Tudo isto é encontrado nos quatro Evangelhos como a iniciação. A palavra iniciação significa ter um começo que introduz toda a situação para dentro de uma nova esfera. Nos quatro Evangelhos há um novo começo, uma nova era e uma nova dispensação. Os Evangelhos são uma iniciação para introduzir toda a situação para uma nova esfera. Os Evangelhos falam do Filho que vive a vida de Deus com o Pai pelo Espírito para ser a corporificação do Deus Triúno em Jesus Cristo como o tabernáculo de Deus e o templo de Deus a fim de evoluir-se para ser o reino de Deus.


Extraído do livro: A Economia de Deus
______________
*NT - em espanhol usa-se Verbo. Porém, utilizamos a base bíblica conforme a Versão Restauração em português, pois foi traduzida do original grego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário