sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

HOUVE UMA ASSEMBLÉIA NO CÉU ACERCA DE JÓ


Eticamente falando, Jó era muito bom. Segundo os olhos humanos, não havia nenhum problema com Jó. Deus gabava-se até mesmo a Satanás considerando quão bom era Jó (v. 8; 2:3). Somente Deus sabia que Jó tinha uma necessidade, que ele carecia de Deus. Por causa do Seu amor para com Jó, Deus convocou uma assembléia nos céus para falar sobre Jó. 
Coordenada por Deus com os Anjos
Esta assembléia foi coordenada por Deus com os anjos, os filhos de Deus (1:6a; cf. 1 Reis 22:19-23; Sl 89:5-7). 

Satanás Também Veio como Um dos Participantes
Não creio que Satanás tenha sido convidado para assistir a essa assembléia. Ele veio sem convite; ele veio por convidar a si mesmo. Frequentemente Satanás vem sem ser convi-dado. 
Em Isaías 14:15 e Ezequiel 28:16-17 Satanás foi condenado por Deus. Na Sua sabedoria e soberania, Deus não executou Seu julgamento sobre Satanás. Ele ainda deu a Satanás um tempo limitado para que ele pudesse fazer algo necessário um tanto negativo que satisfizesse o cumprimento da economia de Deus. Deus não pediria a quaisquer dos Seus muitos excelentes anjos para fazer o que era necessário para prejudicar Jó. Sem Satanás, não teria havido ninguém para fazer o jogo sujo de prejudicar Jó, a fim de despojá-lo de tudo para que pudesse ser enchido de Deus. 
Podemos usar o caso de Judas no Novo Testamento como ilustração. Um dia o Senhor Jesus disse, "Não vos escolhi Eu a vós, os doze? Contudo um de vós é um diabo" (Jo 6:70). Por que o Senhor escolheu Judas para ser um dos doze quando Ele sabia que Judas O trairia (Jo 13:2, 27)? Considerando um aspecto particular da economia eterna de Deus, havia a necessidade de Judas. Sem Judas, como o Senhor Jesus poderia ter sido traído, e sem ser traído, como Ele poderia ter ido para a cruz? Desse modo, havia a necessidade de Judas. 
A situação é semelhante com Satanás no livro de Jó. Havia a necessidade de alguém prejudicar Jó, não para julgar, mas despojá-lo de tudo. Jó esteve trabalhando sob as bênçãos de Deus por muitos anos e ele tinha acumulado muitas coisas. Ele tinha sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas jumentas, e uma grande quantidade de servos. Ele tinha uma querida esposa e sete filhos e três filhas. Além disso, Jó tinha muito êxito em ser íntegro e reto e ao conservar sua integridade. Suas posses, sucesso, e realizações fizeram dele uma pessoa contente e satisfeita. Embora Jó estivesse cheio de posses e repleto de suas realizações, ele não tinha Deus dentro de si. Quando Deus olhava para Jó, Ele poderia ter dito, "Jó, o que farei com você? Você está satisfeito com suas posses e suas realizações, mas você não está cheio de Mim. Você tem a Mim apenas de nome, mas não Me tem dentro de você." Dessa forma, para Deus lidar com Jó, Satanás foi necessário. Satanás era o único no universo que poderia e que cumpriria a intenção de Deus de despojar Jó de suas posses e suas realizações éticas. 

Deus Questiona Satanás Acerca de Jó
Jó 1:7-12a é um registro de Deus perguntando a Satanás acerca de Jó. 
1. Deus Questiona Satanás
Deus questionou Satanás, perguntando-lhe de onde ele tinha vindo (v. 7a). 
2. A Resposta de Satanás
Em resposta a pergunta de Deus, respondeu Satanás, "De rodear a terra e passear por ela" (v. 7b). 
3. Deus Questiona Satanás Acerca de Jó
"Jeová disse a Satanás, observaste o Meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto temente a Deus e que se desvia do mal" (v. 8). Aqui Deus estava gabando-se acerca de Jó a Satanás. Se lermos isso cuidadosamente, veremos que Deus aqui estava se gabando com a intenção de que Satanás fizesse algo para Ele. 
4. Satanás Pergunta Se Jó Teme Deus sem Motivo
Satanás respondeu a Jeová, Lhe perguntando, Jó "teme a Deus sem motivo? Acaso não o cercaste com sebe, a ele e a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra" (vv. 9-10). Deus tinha estabelecido uma barreira ao redor de Jó, e Ele tinha abençoado a obra das suas mãos. No versículo 11 Satanás prosseguiu dizendo, "Mas estende a Tua mão e toca-lhe tudo quanto tem, e ele certamente blasfemará contra Ti na Tua face." 
5. Deus Diz Que Tudo Quanto Jó Tinha Estava nas Mãos de Satanás
"Jeová disse a Satanás, Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão" (v. 12a). Não deveríamos pensar que Deus foi pego por Satanás, pois Satanás foi pego por Deus para fazer algo por Ele — despojar Jó para Deus. Satanás, um anjo maligno, estava disposto a fazer o que nenhum dos anjos bons estava disposto a fazer, e ele aceitou a comissão de Deus imediatamente. 
6. O Conceito Maligno de Satanás acerca do Relacionamento de Deus com Seu                                            Povo Buscador É Baseado no Seu Princípio Mercantilista de Ganho ou Perda

O conceito maligno de Satanás acerca do relacionamento de Deus com Seu povo buscador é baseado no seu princípio mercantilista de ganho ou perda. Satanás é um empresário, um comerciante, e seu pensamento está de acordo com seu princípio comercial. Ele não sabe que o propósito de Deus ao lidar com aqueles que O amam, até mesmo de maneira a sofrer perda, é que eles possam ganhá-Lo à uma medida mais plena, mais que a perda de tudo aquilo que eles têm que não seja Ele, para que Ele possa ser expressado por meio deles para o cumprimento do Seu propósito na criação do homem (Gn 1:26).  

Extraído do Estudo-vida de Jó

Nenhum comentário:

Postar um comentário