quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

JÓ o homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal


Jó 1:1 diz, “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal." Ser íntegro está relacionado com nosso homem interior, e ser reto está relacionado com nosso homem exterior. Além do mais, ser reto significa que nós não somos tortos ou parciais. 
Além de ser íntegro interiormente e reto exteriormente, Jó temia a Deus positivamente e se afastava do mal negativamente. Porém, até mesmo com a questão positiva de temer a Deus, não há nada de fato que seja positivo. Deus não criou o homem apenas para temê-Lo sem fazer qualquer coisa errada. A Bíblia nos fala que Deus criou o homem à Sua própria imagem e conforme a Sua semelhança para que o homem pudesse expressá-Lo (Gn 1:26). Este é o fato mais positivo entre todas as coisas positivas. Temer a Deus e afastar-se do mal não são adequados, e na verdade isto não é positivo. A coisa mais positiva é expressar Deus. Expressar Deus é mais elevado que temer a Deus e afastar-se do mal. 
Outra palavra usada em relação ao homem Jó é integridade. Em 2:3 Jeová fala para Satanás que Jó "ainda mantinha sua integridade". No versículo 9 a esposa de Jó lhe pergunta, “Você ainda "conservas a tua integridade?" Em 27:5 Jó diz aos seus amigos, "Até que eu expire, nunca afastarei de mim a minha integridade." Finalmente, em 31:6 Jó declara, "Deixe Deus conhecer a minha integridade." Considerando que as palavras íntegro e reto sejam adjetivos, a palavra integridade é um substantivo. Integridade é a totalidade de ser íntegro e ser reto; é a totalidade de perfeição mais retidão. Com respeito a Jó, integridade é a expressão total do que ele é. No caráter ele é íntegro e reto, e em seus princípios ele tem um alto padrão de integridade. 

Jó Tem Sete Filhos e Três Filhas
De acordo com 1:2, sete filhos e três filhas nasceram a Jó. 

 Jó Tem Grandes Posses e Muitos Servos
Jó possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas jumentas, e uma grande quantidade de servos (v. 3a). 

O Maior de Todos os Homens do Oriente
Jó era o maior que todos os homens do oriente (v. 3b). 

Jó Santifica Seus Filhos Após Festejarem Juntos e Oferecia Holocaustos por Eles

Os filhos de Jó organizavam banquetes na casa de cada um, cada um no seu próprio dia, e eles convidavam suas irmãs para comer e beber com eles (v. 4). Jó enviava palavra e os santificava, e levantava de manhã cedo e ofereceria holocaustos por eles, dizendo, "Talvez tenham pecado os meus filhos, e blasfemado contra Deus em seu coração" (v. 5). Porque festejar, comer em excesso, pudesse ser mundano, Jó santificava seus filhos após seus dias de banquete. Ele oferecia holocaustos continuamente por eles. Ele certamente era um pai piedoso.  

Extraído do Estudo-vida de Jó

Nenhum comentário:

Postar um comentário