quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

A FUNÇÃO DO ESPÍRITO [Parte I]


O Espírito é a realidade de Cristo (Jo 14:17; 15:26; 1 Jo 5:7). Quando invocamos o nome do Senhor Jesus, recebemos o Espírito como a realidade de Cristo (Jo 14:17), e esse Cristo, o Filho de Deus, é a própria corporificação do Pai (Cl 2:9). O Pai é corporifícado no Filho, e o Filho é plenamente per­cebido como o Espírito. Colossences 2:9 diz que a plenitude da deidade (divindade) habita em Cristo corporalmente. Cris­to, então, é a corporificação de Deus, plenamente percebido como o Espírito. Isto é revelado em João 16:13-15.
O Espírito dá vida aos crentes (1 Co 15:45 ; 2 Co 3:6) e os regenera em seu espírito (Jo 3:5, 6). Ele unge os crentes (2 Co 1:21), os sela (Ef 1:13; 4:30; 2 Co 1:22a), e Ele próprio é o penhor de Deus dado a eles (2 Co 1:22b). Por meio deste ungir, que traz o elemento divino para dentro dos crentes, Ele os preenche. O selar modela o elemento numa certa forma como uma impressão e torna-se uma marca. O penhor significa que Ele é a garantia de que Deus é a nossa herança. Por um lado, selar prova que nós somos a herança de Deus; por outro lado, Deus como nossa herança para nosso desfrute é também garantido por meio do Espírito que habita interiormente como o penhor.
Ele é também o suprimento abundante para os crentes (Fp 1:19 ). Ele nos santifica, não só posicionalmente, mas disposicionalmente (1 Pe 1:2; Rm 15:16) e experimentalmente também. Ele transforma os crentes (2 Co 3:18).
Todos os crentes foram batizados neste único Espírito para dentro de um único Corpo (1 Co 12:13). No dia de Pentecoste, e na casa de Cornélio, quando Cristo, o Filho, o ascendido, derramou o Espírito sobre os crentes, aquilo foi o batizar do Seu Corpo para dentro do Espírito. Em 1 Coríntios 12:13 diz que fomos todos batizados em um Espírito para dentro de um Corpo. Cristo completou esse batismo assim como completou Sua crucificação. Todos os que crêem foram crucificados (Gl 2:19b, 20). No mesmo princípio, todos nós fomos batizados no dia de Pentecoste. Fomos batizados e nos foi dado a beber desse único Espírito (1 Co 12:13). Agora estamos bebendo deste Espírito. Ser batizado é exterior; beber é interior. Exteriormente fomos batizados; inte­riormente estamos bebendo do único Espírito.


Extraído do livro: A revelação básica nas Escrituras Sagradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário