sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O ESPÍRITO E A PALAVRA


Deus nos deu dois grandes dons — o Espírito e a Pala­vra. O Espírito composto é a totalidade do Deus Triúno e de todos os Seus feitos. É por isso que digo que esse Espírito composto, incluindo Sua Palavra, é a consumação final e máxima do Deus Triúno alcançando-nos. A Pessoa divina e a Palavra divina estão envolvidas neste único Espírito compos­to. Todas as bênçãos, todas as heranças do Novo Testamento foram legadas aos filhos de Deus. Estes legados estão também envolvidos neste único Espírito composto.
Dois versículos no Novo Testamento indicam que o Espírito e a Palavra são um. Em João 6:63 o Senhor diz : "As palavras que eu vos tenho dito, são espírito". Também, Efésios 6:17 refere-se à espada do Espírito, cujo Espírito é a palavra de Deus. Não somente a palavra do Senhor é o Espírito; o Espírito também é a Palavra.
É por isso que em Romanos 10 Paulo diz que quando você ouve a pregação do evangelho, a palavra está perto de você, em sua boca e em seu coração (v. 8). Por muitos anos não podia entender o que Paulo queria dizer. Como poderia a palavra estar em minha boca e em meu coração? Finalmente o Senhor me mostrou que sempre que o Novo Testamento é ensinado, pregado, lido, ou estudado por alguém com um coração sincero, o Espírito trabalha com a Palavra. Por meio do Espírito a Palavra entra em sua boca. Por meio do Espírito a Palavra entra em seu coração. Sem o Espírito, a palavra impressa não poderia entrar em sua boca e em seu coração. Quando exercita seu espírito para orar sobre um versículo da Bíblia, aquele versículo entra em sua boca e em seu coração. Você não deveria ler a Bíblia sem orar. Você tem de ler a Bíblia, a Palavra santa, devotadamente. Não deveria meramente exercitar sua mente para estudar a Pala­vra. Você deve ir à Palavra com oração. Não precisa usar suas próprias palavras; ore a Palavra.
Todos nós sabemos que quando oramos dessa maneira, a palavra na página entra em nossa boca e em nosso coração. Somos regados, recebemos iluminação, nutrição, for­talecimento, conforto e suprimento de vida. Também o Espírito é aplicado a nós como a consumação do Deus Triúno.
O Espírito e a Palavra trabalham juntos. Devemos sempre tocar a Bíblia por tocar o Espírito. Devemos orar lendo, e ler orando. Então desfrutaremos o Deus Triúno. O nosso encargo não é discutir ou debater, mas apresentar a verdade básica ao povo de Deus para que ele possa conhecer que nosso Deus é na realidade o Deus Triúno, não para entendermos, mas para desfrutarmos. Estamos apresentando a verdade para ajudar os santos a conhecer que nosso Deus é Triúno para participarmos Dele, desfrutá-Lo e experimentá-Lo.

Extraído do livro: A Revelação Básica nas Escrituras Sagradas


Nenhum comentário:

Postar um comentário