quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O VIVER DO FILHO NA TERRA [Parte I]


O primeiro ponto da economia neotestamentária de Deus é a encarnação da Palavra. O segundo ponto é o viver do Filho na terra, o qual é a continuação da encarnação da Palavra. No Novo Testamento, o que se vê primeiro é a Palavra, que é Deus tornando-se carne. Este é o Deus Triúno corporificado num Homem. Agora este Homem continua vivendo na terra. Ele é a corporificação do Deus Triúno vivendo a vida de Deus. Seu viver é maravilhoso e requer milhares de palavras para descrevê-lo.
A Vida Mais Elevada
Em sua criação Deus criou diferentes tipos vidas. A criação de Deus começou a partir da vida mais inferior, a vegetal. A flores, as árvores e os vegetais são coisas vivas, porém suas vidas são as mais inferiores. Suas vidas não têm personalidade. Não têm sentimentos, nem pensamentos, amor ou ódio. Depois Deus criou a vida animal que é mais elevada que a vida vegetal. Os cães podem ou não gostar de vocês, e algumas vezes eles ficam furiosos e latem para vocês, porém esta não é a vida mais elevada. O terceiro nível da vida criada por Deus está em um nível mais elevado do que as anteriores. É a vida humana. Sem a vida vegetal, a vida animal e a vida humana, a terra estaria desolada. Esta terra é muito interessante devido à estas três vidas. Porém, a vida mais elevada neste universo é a da árvore da vida. Em Gênesis 1 estão os vegetais, os animais e o homem criado por Deus. Depois da criação do homem, Deus levou este homem à árvore da vida, o qual lhe mostrou que havia ainda uma vida  mais elevada que a vida humana (Gn 2:8-9). Esta vida é a vida divina.
A Mescla da Vida Divina com a Vida Humana
No Novo Testamento aconteceu algo maravilhoso — a mescla da vida divina com a vida humana! Quando dizemos que a corporificação do Deus Triúno vive a vida do Deus Triúno, queremos dizer que é um viver da vida combinada, um viver da vida mesclada. É uma vida tanto humana quanto divina. A vida humana é maravilhosa e a vida divina é magnifica, mas agora estas duas vidas estão casadas. A vida divina é o esposo e a vida humana é a esposa — um casal maravilhoso! Isto é a mescla da vida divina com a vida humana. Jesus Cristo é a corporificação de tal mescla, e Ele viveu uma vida especial, uma vida extraordinária, uma vida que é o mesclar da vida divina com a vida humana. Nesta vida, e  no viver de tal vida, podemos ver todos os atributos divinos e todas as virtudes humanas. Esta foi a vida vivida pela corporificação do Deus Triúno no Homem Jesus. Tal viver se desenvolverá para ser o reino de Deus. O reino de Deus é simplesmente o viver da vida divina mesclada com a vida humana. Hoje o reino de Deus deve ser a vida da igreja — o desenvolvimento desse viver maravilhoso de duas vidas mescladas.
Viver Uma Vida Combinada
Nós que somos regenerados, que amamos o Senhor,  que buscamos o Senhor e, que estamos debaixo da transformação de Deus, devemos nos perguntar que tipo de vida vivemos. Não devemos viver meramente uma vida humana, uma vida ética. Devemos viver uma vida combinada—uma vida que é a combinação da vida divina com a vida humana. Tal vida é a vida da igreja. Jesus Cristo, como a corporificação exata do Deus Triúno, viveu tal vida. Seu viver estabeleceu o modelo da vida da igreja e esta vida vive Deus na humanidade. A vida da igreja deve ser exatamente igual ao Seu viver. Ele era Jesus o Homem, contudo vivia o Deus Triúno. Ele era o Nazareno, no entanto, vivia a vida divina. Quando tinha doze anos, Ele foi à Jerusalém e se comportou, agiu e viveu de forma que mostrou a vida divina no jovem ser humano. Ele era um ser humano galileu, porém viveu e expressou a vida divina. Lucas 2 nos mostra um garoto humano, com somente doze anos, vivendo uma vida de nível elevado. Nessa vida jovem podemos ver as virtudes humanas e os atributos divinos. Este é o modelo da vida da igreja. Enquanto aquele garoto vivia, o Filho, o Pai e o Espírito viviam com Ele. Fora da Bíblia, não há relato humano de semelhante vida. Tal vida é o resultado do dispensar divino. A encarnação da Palavra foi o dispensar do Filho com o Pai pelo Espírito para dentro da humanidade. Devido a esta encarnação foi possível um ser humano jovem viver a vida do Deus Triúno. Os quatro Evangelhos primeiramente nos mostram a encarnação da Palavra e logo apresentam o viver do Filho, que foi a combinação da vida divina com a vida humana.

Extraído do livro: A economia de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário