quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O VIVER DO FILHO NA TERRA [Parte II]

A Corporificação do Deus Triúno
O Filho viveu na terra como a corporificação do Deus Triúno. Colossenses 2:9 se refere a “plenitude da Deidade”. Não diz as riquezas da Deidade, mas a plenitude da Deidade. A diferença entre riquezas e plenitude pode ser ilustrada usando um copo de água. Um copo que contém água tem as riquezas da água. Pode ser que tenha as riquezas da água, porém não se pode ver tais riquezas enquanto a água não encher o copo e derramar. Agora, as riquezas tem-se tornado em plenitude, a qual é a expressão das riquezas. Colossenses 2:9 diz que a plenitude de Deus habita corporalmente Nele. Isto significa que as riquezas da Deidade se expressam plenamente Nele. Quando este Homem Jesus viveu na terra, viveu de modo que todos aqueles que estavam ao Seu redor viam a plenitude da Deidade. A Deidade em sua plenitude simplesmente fluía dele. A plenitude da Deidade não só habitava Nele, mas fluía Dele. Quando viveu na casa daquele carpinteiro em Nazaré, Ele era a própria corporificação da Deidade em sua plenitude, possuindo tudo o que o Pai tinha. Em João 16:15 Ele nos diz que tudo o que Deus, o Pai, tinha era Seu. Ele herdou tudo o que o Pai tinha porque viveu como a corporificação do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Mesmo com doze anos, vivia de maneira que todos viam o fluir da plenitude da Deidade fluindo Dele. Isso não foi meramente a Sua obra ou o Seu ministério, mas o Seu viver. Ele vivia a plenitude da Deidade; portanto, podia dizer: “Quem Me vê, vê o Pai” (Jo 14:9).
O Tabernáculo de Deus e o Templo de Deus
O Filho viveu como o tabernáculo de Deus, como o templo de Deus (Jo 1:14a; 2:21). Ele era a habitação de Deus. Assim deve ser a vida de cada cristão. Enquanto vivermos, devemos viver como a habitação de Deus. Devemos viver de maneira que as pessoas possam ver  Deus habitando em nosso viver. Nossa vida diária deve ser o tabernáculo de Deus.  De modo que, enquanto estamos trabalhando, na escola ou no escritório, as pessoas possam ver Deus em nossa vida diária.
Coinerindo com o Pai
O Filho também coinere com o Pai. Ser coinerente simplesmente significa morar um no outro. O Pai mora no Filho, e o Filho mora no Pai (Jo 14:10a, 11a, 17:21). Quando o Filho vivia nesta terra, Seu viver era um permanecer mútuo. Ele permanecia no Pai e o Pai permanecía Nele.
Um com o Pai
O Filho era um com o Pai (Jo 10:30; 17:22). O Filho, quando vivia nesta terra, vivia uma vida que mostrava às pessoas que Ele e o Pai eram um. Todos devemos viver uma vida que mostra às pessoas que nós e Cristo somos um. Devemos ser um com Jesus.
Tendo o Pai com Ele
No viver do Filho, Ele tinha o Pai com Ele, por isso nos disse que nunca estava só (Jo 8:29; 16:32). Ele tinha o Pai com Ele todo o tempo. Nós também devemos viver uma vida na qual o Senhor está conosco todo o tempo.
Vivendo Por Causa so Pai
O Filho vivia por causa do Pai (Jo 6:57). Ele não vivia Sua propria vida, mas a vida do Pai. Nós também podemos viver uma vida que não seja nós mesmos, mas Cristo. Devemos viver uma vida que não seja nós, mas Cristo. Paulo diz: “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl 2:20). Todos nós podemos viver por causa de Cristo (Jo 6:57b). O Senhor Jesus era o Filho que vivia o Pai; agora devemos viver Cristo (Fp 1:21a).
Ungido pelo Pai com o Espírito
O Filho também foi ungido pelo Pai com o Espírito (Mt 3:16-17; Lc 4:18a). Tudo o que o Filho faz, Ele faz com o Pai e pelo Espírito. Quando o Pai ungiu o Filho, o Pai não regressou aos céus. O Pai permaneceu com o Filho todo o tempo, e ungiu o Filho com o Espírito. Depois, um dia o Filho declarou que o Espírito do Senhor estava sobre Ele e foi enviado para proclamar as boas novas (Lc 4:18a). Ele proclamou as boas novas com o Pai e pelo Espírito.

Extraído do livro: A economia de Deus

4 comentários:

  1. Quando chegamos à Palavra divina, quase todo o nosso ser está envolvido. Temos de chegar com um coração que busca a Deus, com uma mente clara, sóbrio, e com um espírito aberto. Se abrirmos o nosso espírito a Deus e à Sua Palavra, nós podemos tocar o próprio Deus por trás da página impressa. Não é apenas uma questão de leitura com os nossos olhos, o entendimento com a nossa mente, ou procurar com o nosso coração; é também uma questão de tocar Deus em nosso espírito. Se exercermos todo o nosso ser, desta forma, não só receber uma revelação, mas algum elemento divina revelada e comunicada através de Sua Palavra será transmitido em nosso espírito. Então, Efésios 6: 17-18 diz que temos de "receber ... a palavra de Deus, por meio de toda oração e súplica ..." Devemos levar a palavra da Bíblia, não só por ler e estudar, mas também "por meio de toda a oração." Devemos ler e estudar a Bíblia em oração; ou seja, temos de exercitar nosso espírito para entrar em contato com o Senhor através da oração com a leitura da Palavra divina.

    ResponderExcluir
  2. Estudo-Vida de Levítico, capítulo 17
    V. COLOCA mãos sobre a cabeça da oferta
    A pessoa que ofereceu a oferta de paz era colocar a mão sobre a cabeça da oferta (3: 2, 8, 13). Isto significa a união do proponente com a oferta. Em vez de a palavra "união", talvez devêssemos usar a palavra "identificação". Através da imposição de mãos, o ofertante é identificado com a oferta.
    Quanto a esta, devemos ter o cuidado de dizer que Cristo nos substitui. Nosso relacionamento com Cristo não é uma questão de substituição; é uma questão de identificação. É ainda mais do que união. Assim, a palavra sindicato não pode transmitir completamente a verdade sobre a nossa comunhão com Cristo. Nossa comunhão com Cristo é uma questão de identificação, uma questão de nos tornarmos Ele e Dele se tornando nós. Nós e Cristo são um. Tornamo-nos a Ele e Ele nos torna. Devemos, portanto, mudar o nosso conceito a respeito de substituição. Para ser substituído por Cristo significa que são removidos completamente. Nosso relacionamento com Cristo é uma questão não de substituição, mas de ser um com Ele.
    VI. Abatidas na porta da tenda DE REUNIÃO
    A oferta de paz foi abatido à porta da tenda da reunião (vv. 2, 8, 13). Isso significa que Cristo foi morto na Terra e diante de Deus.
    Hoje podemos desfrutar de Cristo aqui na terra. Não espere para ir para o céu para desfrutar de Cristo. Desfrute de Cristo na terra, exatamente onde você está hoje. Há um provérbio que diz que a água distante não pode saciar a nossa sede. Se Cristo estivesse apenas no céu, Ele não teria nada a ver com a gente. Hoje estamos desfrutando de Cristo na Terra, no exato lugar onde estamos.

    ResponderExcluir
  3. A maioria de nós estão familiarizados com a história de Adão e Eva no jardim do Éden. (Se você gostaria de uma atualização, você pode lê-lo aqui .) A desobediência de Adão e Eva é geralmente o que nos chama a atenção nesta história, e isso faz sentido. Desobedecendo a Deus é um assunto sério.

    ResponderExcluir

  4. Colossenses 1:12 nos diz que Cristo é a porção dos santos na luz. Cristo não é a porção dos santos na escuridão ou em críticas ou em partes. Onde estamos-in de luz ou nas trevas? Não podemos desfrutar Cristo como a porção dos santos, a menos que nós estamos na luz.

    ResponderExcluir