sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O VIVER DO FILHO NA TERRA [Parte III]

Um Modelo da Vida Cristã e da Vida da Igreja
Devemos ter uma visão concernente ao Deus Triúno corporificado no Homem, um Homem que vivia a vida do Deus Triúno. A encarnação foi o dispensar do Deus Triúno para dentro da humanidade, e o viver do Filho foi o resultado de tal dispensar. O Homem Jesus foi um modelo que confirma como funciona o dispensar do Deus Triúno para dentro da humanidade! Na história humana houve apenas uma Pessoa que foi o resultado do dispensar de Deus e que viveu uma vida de natureza divina mesclada com a vida de natureza humana.
Quando era mais jovem, me perguntava porque o nosso Deus necessitou tornar-se um Homem para viver nesta terra por trinta e três anos e meio. Por trinta anos viveu na casa de um carpinteiro. Aparentemente, Ele não fazia nada; apenas vivia ali. Para mim não havia necessidade disso. Necessitávamos de um Salvador, e de um Redentor; porém, por que o nosso Senhor teve que viver na terra por trinta e três anos e meio, aparentemente sem fazer nada? Ainda mais, que a obra do Senhor Jesus de três anos e meio não abrangeu muito; viajou principalmente na Palestina, uma faixa de terra de aproximadamente de 500 quilômetros de norte a sul e de aproximadamente 160 quilômetros de leste a oeste. Por fim, Ele somente reuniu cento e vinte (At 1:15). Entre esses cento e vinte, não havia ninguém com doutorado. A maioria eram indoutos, alguns eram pescadores, e havia também um grupo de mulheres, uma das quais foi possuída por sete demônios. Aparentemente, Jesus não fez muito no aspecto da obra. Na realidade, fez algo muito significativo. Ele viveu uma vida que é o modelo, um padrão da vida cristã e da vida da igreja. Isto mostra que Deus não valoriza muito o que fazemos. Deus valoriza o Seu dispensar e quanto do dispensar divino tem sido adicionado para dentro do nosso ser. Jesus era totalmente o agregado do dispensar divino, a corporificação do dispensar divino. Ele viveu uma vida como um Homem saturado do Deus Triúno. Seu viver era a expressão do dispensar divino. Ele viveu em Nazaré trinta anos sem fazer obra alguma porque o Seu encargo e Sua intenção não era fazer obra, mas viver uma vida que era o resultado do dispensar divino. Em cada página dos quatro Evangelhos podemos ver um quadro do dispensar divino vivido por este Homem Jesus.
Trabalhando com o Pai
A maioria dos jovens não gostam de trabalhar com seus pais, talvez por serem restringidos com repreensões. Porém, Jesus nunca fez nenhuma obra sem o Pai. Sempre trabalhava com o Pai (Jo 14:10b; 5:17, 19). Trabalhar com o Pai requer uma negação absoluta do eu. Cristo negou a Si mesmo para trabalhar com o Pai. Na vida da igreja hoje necessitamos sempre trabalhar com o Pai.
Trabalhando no Nome do Pai
O Filho trabalhou no nome do Pai (Jo 10:25). Trabalhar no nome do Pai significa que não sou eu quem trabalha, mas que trabalho com o Pai. Quando este Homem viveu na terra, Ele era o Filho com o Pai e pelo Espírito, vivendo com a finalidade de estabelecer um modelo para que o homem possa viver uma vida mesclada com o Deus Triúno. Pelo menos um Homem dentre a humanidade foi bem sucedido em viver tal vida. Os milhares de homens que possuem a vida divina devem seguir este Homem para viver uma vida que seja o resultado do dispensar divino.
Fazendo a Vontade do Pai
O Filho pôs de lado Sua vontade e fez a vontade do Pai, desta maneira fez a vontade do Pai (Jo 5:30; 6:38). Em João 6:38 o Senhor disse: “Porque Eu desci do céu, não para fazer a Minha própria vontade, e sim a vontade Daquele que me enviou”.
Falando a Palavra do Pai
O Filho nunca falou Sua própria palavra. Tudo o que o Filho falava era o falar do Pai (Jo 14:24; 7:16-17; 12:49-50).
Buscando da Glória do Pai
Com Cristo não havia lugar para o eu. Ele não buscava Sua própria glória, mas a do Pai (Jo 7:18).
Expressando o Pai
Finalmente, o Filho expressou o Pai (Jo 14:7-9). Não é de se admirar que Ele tenha dito: “Quem Me vê, vê o Pai” (14:9). Ele era um com o Pai. Não tinha nenhuma obra, nem vontade, nem palavra, nem glória, nem ambição para Si. Ele somente expressava o Pai. O Deus Triúno foi expressado neste Homem. Esse foi o resultado do dispensar divino no primeiro homem da nova criação. Este foi o primeiro homem na historia humana que foi o resultado do dispensar divino. Este resultado se desenvolveu e este dispensar prossegue nas milhares de pessoas escolhidas por Deus. Todas elas vivem uma vida que é o resultado do dispensar divino. Este é o viver do Filho na terra.

Extraído do livro: A economia de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário