terça-feira, 29 de dezembro de 2015

A Dieta de Daniel e seus amigos

E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei. E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos. E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois por que veria ele os vossos rostos mais tristes do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim porias em perigo a minha cabeça para com o rei. Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber. 
Daniel 1:5, 8-12


A primeira tentação que veio ao ser humano estava relacionada à questão de comer (Gn 3:1-5). Em princípio, todas as tentações que vem a nós estão relacionadas à questão de comer. A tentação maligna de Nabucodonosor era primeiramente seduzir Daniel e seus três amigos, os quatro jovens descendentes brilhantes dos eleitos derrotados de Deus, a se macularem ao participar da sua comida impura, comida oferecida a ídolos. Nabucodonosor proporcionou a Daniel e seus três amigos a melhor comida para comerem. Para Daniel, essa melhor comida era de fato a árvore do conhecimento do bem e do mal. Essa árvore é algo ligado a Satanás e até mesmo um com Satanás, mas a árvore de vida é algo ligado a Deus e um com Deus. Comer da árvore do conhecimento do bem e do mal era se tornar um com Satanás; comer da árvore da vida é estar ligado a Deus. Quando Daniel e seus amigos se recusaram comer a comida impura de Nabucodonosor e escolheram ao em vez disso, comer legumes, eles estavam na verdade, rejeitando a árvore do conhecimento do bem e do mal e tomando a árvore da vida. Assim, até mesmo no palácio de Nabucodonosor havia as duas árvores. 

Daniel e seus amigos eram para Deus. Eles estavam ligados a Deus, eram fiéis a Deus, eram um com Deus porque tomaram Deus. 


Comer a melhor comida de Nabucodonosor é tomar Satanás como nossa provisão e se tornar um com Satanás. Preocupa-me o fato de que vocês possam estar comendo a melhor comida preparada a vocês pelo Nabucodonosor de hoje. Se formos descuidados quanto ao nosso comer, nosso comprar, onde vamos, e naquilo que fazemos, poderemos tomar algo relacionado a ídolos. Jovens, nós somos o que comemos. Se comemos comida santa — isto é, se comemos Deus, Deus como nossa comida — nós seremos um com Deus.  

Extraído do livro: Estudo-Vida de Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário