segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

UM MUNDO SOB A ÁGUA [Parte I]


 "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado, será salvo; quem, porém, não crer será condenado." 
(Marcos 16:15,16).

Surge naturalmente a pergunta: o que significa esta afirmativa: "Quem crer e for batizado será salvo"
Para responder a isso devemos perguntar-nos primeiro o que queremos dizer com a palavra "salvos". Receio que tenhamos uma ideia muita errada de salvação. Tudo o que muitos de nós sabemos sobre salvação é que seremos salvos do inferno e iremos para o céu; ou de outro modo, que somos salvos de nossos pecados para viver daí em diante uma vida santa. Mas estamos errados. Nas Escrituras, descobrimos que a salvação vai além disso. Pois não está tão relacionada com o pecado e o inferno, ou santidade e paraíso, mas com algo mais.
Sabemos que cada dom perfeito que Deus nos oferece, é dado para refutar e contrariar um mal contrastante. Ele nos dá justificação, porque existe condenação. Oferece-nos vida eterna, porque há a morte. Oferece-nos perdão, porque existem pecados. Traz-nos salvação – por que? Justificação relaciona-se à condenação, o céu ao inferno, o perdão aos pecados. Então com o que se relaciona a salvação? Salvação, veremos, está relacionada ao kosmos, o mundo.
Satanás é o inimigo pessoal de Cristo. Ele opera através da carne do homem para produzir seu padrão de coisas sobre a terra, com a qual todos ficamos envolvidos, nenhum de nós está isento. E todo este padrão cósmico está particularmente em disputa com Deus, o Pai. Creio que todos sabemos como as três forças negras, o mundo, a carne e o diabo estão em oposição às três pessoas da divindade. A carne está alinhada contra o Espíri­to Santo como Paracleto, o próprio Satanás contra o Senhor Jesus Cristo, e o mundo contra o Pai como Criador.
Aquilo que estamos tratando aqui como sendo o kosmos sempre se opõe a Deus como Pai e Criador. Foi a esse plano eterno da criação que as palavras "era muito bom" se referiam, Ele jamais cessou de trabalhar com relação a esse plano. Antes da fundação do mundo Ele propusera em Seu coração ter sobre a terra uma ordem da qual a raça humana seria a expressão máxima, e que mostraria livremente o caráter de Seu Filho. Porém, Satanás interveio. Usando esta terra como seu trampolim e o homem como seu instrumento, ele usurpou a criação de Deus, fazendo-a, ao contrário, algo centralizado em si mesmo e refletindo sua própria imagem. Assim, este sistema alienígena de coisas foi um desafio direto ao plano divino.
Dessa forma, somos atualmente confrontados por dois mundos, duas esferas de autoridade, tendo dois caráteres totalmente diferentes e opostos. Para mim o presente não é simplesmente uma questão de um céu ou inferno futuros; é uma questão destes dois mundos atuais, e se eu pertenço a uma ordem de coisas da qual Cristo é soberano Senhor, ou a uma ordem oposta tendo Sata­nás como seu verdadeiro dirigente.
Assim, salvação não é tanto uma questão pessoal de pecados perdoados ou inferno evitado. Precisa ser encarada mais em termos de um sistema do qual saímos. Quando sou salvo, faço meu êxodo de um mundo inteiro e minha entrada em um outro. Sou salvo agora de todo aquele império organizado que Satanás construiu em desafio ao propósito de Deus.
Esse reino, o kosmos que tudo abrange, tem muitas entranhas. Naturalmente o pecado tem seu lugar prioritário ali, e as concupiscências mundanas; nossos mais estimados padrões humanos e meios de fazer as coisas fazem parte dele da mesma maneira. A mente humana, sua cultura e suas filosofias estão todas incluí­das, juntamente com o melhor das ideologias sociais e políticas da humanidade. Ao lado dela deveríamos sem dúvida colocar as religiões do mundo, e entre elas aque­les pássaros manchados, o cristianismo mundano e sua "Igreja do mundo". Onde quer que o poder do homem natural domine, existe naquele sistema um elemento que está sob a inspiração direta de Satanás.
Se esse é o mundo, o que então é a salvação? Salvação significa que fujo dessa situação. Eu saio, realizo um escape daquele kosmos que tudo contém. Não pertenço mais ao padrão de coisas de Satanás. Coloco meu cora­ção naquilo em que o coração de Deus está colocado. Tomo como meu objetivo Seu propósito eterno em Cris­to, caminho para ele, e sou liberto deste.

Aquele que crê e é batizado será salvo. Jesus queria dizer simplesmente aquilo que falou. Eu dou o passo da fé: creio e sou batizado, e saio como um homem salvo. Isso é salvação. Por isso, jamais consideremos o batismo como de pouca importância. Coisas tremendas estão re­lacionadas a ele. Trata-se de uma questão não inferior à de dois mundos que se opõem violentamente, e de nossa transferência de um para o outro.

Extraído do livro: Não ameis o mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário