quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

COMO EM ADÃO, ASSIM EM CRISTO


Em Romanos 5:12-21 não si fala somente de Adão; também se fala do Senhor Jesus. "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram". Em Adão recebemos tudo o que é de Adão; em Cristo recebemos tudo o que é de Cristo.
As expressões "em Adão" e "em Cristo" são suficientemente entendidas pelos cristãos e, a risco de me repetir, gostaria de sublinhar ainda com uma demonstração o significado hereditário e racial da expressão "em Cristo". Esta demonstração encontra-se na carta aos Hebreus. Vocês se lembram que, na 1° parte desta carta, o autor trata de demonstrar que Melquisedeque é maior que Levi? Recordarão que o argumento para demonstrar é que o sacerdócio de Cristo é maior que aquele de Arão, que pertencia à tribo de Levi. Ora, para demonstrar isto, o autor deve provar que o sacerdócio de Melquisedeque é maior do que aquele de Levi, pela simples razão que o sacerdócio de Cristo é "segundo a ordem de Melquisedeque". É bem notório que o nosso Senhor surgiu da tribo da Judá, acerca da qual Moisés nada disse que concernisse ao sacerdócio. E a coisa é ainda mais evidente se surge, a semelhança de Melquisedeque, um outro Sacerdote que foi feito tal não em teor de uma lei de prescrições humanas, mas em virtude do poder de uma vida indissolúvel; porque lhe é rendido este testemunho: "Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque" (Hb 7:17). Ao contrário, o sacerdócio de Arão foi, naturalmente, segundo a ordem de Levi. Se o autor pode nos demonstrar que Melquisedeque, aos olhos de Deus, é maior que Levi, ele conseguiu o seu objetivo e o prova de maneira notável.
No capítulo 7 dos Hebreus se diz que Abraão, um dia, voltando da batalha dos Reis (Gênesis 14), ofereceu a décima parte do seu botim a Melquisedeque e foi por ele abençoado. Se Abraão ofereceu a décima parte a Melquisedeque, significa que Levi era menos importante que Melquisedeque. Por quê? O fato de que Abraão fez a oferta significa também que Isaque, "em Abraão", ofereceu a Melquisedeque. Mas se isso era verdade, então também Jacó "em Abraão", o que, pela sua vez, significa que também Levi "em Abraão" fez a sua oferta a Melquisedeque. Ora, sem contradição, o inferior é abençoado pelo superior (Hebreus 7:7). Levi está numa posição inferior à de Melquisedeque, e portanto o sacerdócio de Arão é inferior àquele do Senhor Jesus. Levi, na época da batalha dos Reis, não tinha sido ainda nem sequer concebido, porém já estava "nos lombos de seu pai (Abraão)" e, por assim dizer, através de Abraão ele "pagou dízimos" (Hebreus 7:9-10).
Este é de fato o exato significado do termo "em Cristo".
Abraão, como cabeça da família da fé, inclui em si mesmo a inteira família. Quando ele fez a sua oferta a Melquisedeque, a inteira família fez aquela oferta nele. Eles não ofereceram separadamente como indivíduos, mas estavam nele, portanto ao fazer a sua oferta ele incluiu em si a sua descendência. Assim, nos é apresentada uma nova possibilidade. Em Adão todos estamos perdidos. Através da desobediência de um homem nós fomos todos constituídos pecadores. Por meio dele entrou o pecado e, através do pecado, a morte; e através de toda a raça o pecado reinou, daquele dia em diante, para a morte. Mas agora um raio de luz foi jogado sobre a cena. Através da obediência de um Outro nós podemos ser constituídos justos. Onde o pecado abundou, a graça superabundou, e como o pecado reinou dando a morte, assim pode a graça reinar através da justiça, dando a vida eterna por meio de Jesus Cristo nosso Senhor (Rm 5:19-21). A nossa desesperança está em Adão; a nossa esperança, em Cristo.

Extraído do livro: A verdadeira vida cristã


Nenhum comentário:

Postar um comentário