sexta-feira, 24 de junho de 2016

NOSSA EXPERIÊNCIA [Parte II - Continuação...]

OITO TIPOS DE FRACASSO NO CRISTÃO

Que tipo de vida vivemos? Uma vida escravizada pela lei do pecado. "Pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo" (Rm 7:18). Nossa vida é uma vida de fracassos, pois está escravizada pelo pecado. Deus nos deu uma vida muito elevada, mas nós vivemos uma vida de fracassos. De acordo com a nossa experiência e o registro das Escrituras, um cristão tem oito tipos de fracassos, ou seja, oito tipos de pecados.

5. Pecados na Predisposição
A predisposição natural do homem está relacionada com seu caráter. De fato, é o que o caracteriza. Toda pessoa nasce com certa predisposição natural. O Senhor não veio apenas livrar-nos do pecado, mas também das nossas inclinações. Alguns nascem obstinados; outros, muito legalistas. Outros são muito frágeis e temem assumir qualquer responsabilidade. Alguns talvez não sejam tão rigorosos ou bonzinhos; são, no entanto, como os que gostam de se exibir. Onde estão, querem ser notados. Outros são muito retraídos. Eles não gostam de ser notados onde estão. Sempre procuram um canto onde sentar-se. Alguns irmãos são muito rápidos para tudo, enquanto outros são muito lentos. Alguns gostam de falar muito. Outros são muito levianos quanto aos fatos, assim que ficam sabendo de algo, correm para contar aos demais.
Senti-me obrigado a falar desses assuntos porque o andar diário dos cristãos de hoje está longe de expressar a Deus. Alguns irmãos somente vêem as falhas dos outros; e são incapazes de apreciar as virtudes dos demais. De sua boca só saem palavras de críticas. Em certa ocasião, um irmão do norte da China conseguiu vencer nessa área. Antes não podia evitar notar as falhas nos outros. Quando uma pessoa vinha a ele, esse irmão mencionava seis ou sete defeitos que notava na pessoa. Quando outro se aproximava, ele também encontrava nesse outro seus seis ou sete problemas. Eu lhe disse que a razão pela qual ele via tantos problemas nos outros era porque ele mesmo era o problema. Essa era sua inclinação natural. Irmãos e irmãs, todas essas coisas são pecados. Todo cristão vencedor vive acima delas todas, e não debaixo delas.

6. Falta de Disposição para Obedecer à Palavra de Deus
Não apenas temos os pecados no lado negativo: a Bíblia nos mostra que ser negligente diante de Deus em nossa intenção de obedecer à Sua palavra também é pecado. Irmãos e irmãs, quantos mandamentos de Deus vocês têm lido, e a quantos têm obedecido? Quantos maridos amam a mulher e quantas mulheres se submetem ao marido? Quantos cristãos percebem que estar tristes é pecado? A Bíblia diz que devemos regozijar-nos sempre. Quantos cristãos têm obedecido a esse mandamento? Devemos ver que estar triste é pecado. Todos os que não se regozijam, pecam. O mandamento de Deus diz que por nada devemos estar ansiosos. Se estamos cheios de ansiedade, temos pecado. De acordo com o mandamento de Deus, estar triste e ansioso é pecado. Claro que, de acordo com o homem, estar triste ou ansioso não é pecado, mas a Palavra de Deus diz que a tristeza e a ansiedade são pecados.
Devemos em tudo dar graças. Deus manda que demos graças em tudo. Em tudo devemos dizer: "Deus, eu Te agradeço e Te louvo". Mesmo que encontremos dificuldades devemos dizer: "Deus, eu Te agradeço e Te louvo". Em tudo dar graças, mais ainda, é um mandamento de Deus. A vitória e a força nos capacitam para obedecer o que Deus manda.

7. Deixar de Dar a Deus o que Ele Exige
Deus requer que nos consagremos a Ele absolutamente e exige que Lhe consagremos nossa esposa e nossos filhos. Também requer que Lhe consagremos nossas atividades e todo nosso dinheiro inteiramente a Ele. Eles não tomam o que Deus lhes deu para esbanjar no mundo. Eles consagraram a própria vida ao Senhor. Todos, que temem consagrar a Deus seus pertences, seus bens materiais e seus relacionamentos com os outros, ainda não venceram. Quanto mais uma pessoa se consagra a Deus, mais força tem. Aqueles que se consagram a Ele voluntariamente parecem motivar Deus a tomar mais ainda. É como se dissessem a Deus: "Por favor, toma mais". Uma vida consagrada é uma vida de gozo, uma vida de poder. Se uma pessoa não se consagra a Deus, não só peca mas também carece de poder.

8. Estimar a iniquidade e não se arrepender de pecados que devem ser confessados

Muitas pessoas puseram um fim a muitos desses assuntos, mas em seu coração não estão dispostas a reconhecer que as coisas que têm eliminado são pecados. De acordo com Salmos 66:18, eles têm "guardado a iniquidade" (IBB-Rev.) no coração. O coração deles ama esses pecados e, portanto, eles não estão dispostos a abandoná-los. Não só têm o desejo mas também certo apreço por essas coisas; têm consideração por elas e se recusam a deixá-las. Há uma estima secreta pelo pecado, um coração que resiste a reconhecer os pecados como tais. Ainda que nunca reconhecêssemos nosso amor por essas coisas e ainda que nossos lábios jamais dissessem que as amamos, nosso coração vai atrás delas antes que nossos pés as sigam. Muitas vezes o pecado não é uma questão de comportamento exterior, mas de um amor no coração. Se temos iniquidades que estimamos em nosso coração, necessitamos vencê-las.
Irmãos e irmãs, por quantos pecados nosso coração ainda sente apego? Quantos pecados ainda não temos trazido à luz? Se temos algum pecado, temos de vencê-lo. A menos que os vençamos, não poderemos prevalecer sobre eles.

Extraído do livro: A vida que vence

Nenhum comentário:

Postar um comentário