quinta-feira, 23 de junho de 2016

NOSSA EXPERIÊNCIA [Parte II]

OITO TIPOS DE FRACASSO NO CRISTÃO

Que tipo de vida vivemos? Uma vida escravizada pela lei do pecado. "Pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo" (Rm 7:18). Nossa vida é uma vida de fracassos, pois está escravizada pelo pecado. Deus nos deu uma vida muito elevada, mas nós vivemos uma vida de fracassos. De acordo com a nossa experiência e o registro das Escrituras, um cristão tem oito tipos de fracassos, ou seja, oito tipos de pecados.

1.Pecados Espirituais
O orgulho é um pecado espiritual. A inveja é um pecado espiritual. A incredulidade é um pecado espiritual. Apontar os erros dos outros é um pecado espiritual. Falta de oração é um pecado espiritual. Duvidar de Deus é um pecado espiritual e deixar de comprometer-se com Deus também é um pecado espiritual. Algumas pessoas são vitoriosas em assuntos espirituais, mas os que experimentam derrota nesses assuntos são ainda mais numerosos.
Muitas pessoas não têm uma vida ou comunhão adequada com Deus. Dia a dia vivem de maneira descuidada. Gastam os seus dias sem orar ou ler a Bíblia, sem ver a face de Deus ou ter comunhão com Ele. Eles até mesmo gastam os seus dias amedrontados com o pensamento de ter comunhão com Deus. Essa é uma vida sem Deus, isto é, ímpia. Temos cometido pecado, temos tido fracassos e não temos vivido uma vida espiritual. Muitos de nós nunca foram diligentes em aprender as devidas lições de negar o ego.

2. Pecados da Carne
Não é só pecados espirituais que existem; há também pecados da carne. O adultério é um pecado da carne, os olhos cobiçosos são um pecado da carne e os relacionamentos pessoais inadequados também são pecados da carne. Muitos têm fracassado nessas questões. Muitos são os que pecam com os olhos porque estes não foram controlados. Muitos são inconvenientes em seu relacionamento com os amigos. Esses são pecados da carne; são pecados da conduta de alguém. Alguns pecados não têm nada a ver com o corpo, enquanto outros, sim.
Irmãos e irmãs, os seus olhos têm sido disciplinados? Admito que hoje em dia existem muitas oportunidades para pecar com os olhos. Vocês precisam cuidar desse assunto diante do Senhor. Há muitos cristãos que nunca experimentarão a vida vencedora de Deus sem que seus olhos sejam disciplinados pelo Senhor.
A amizade é outra coisa à qual devemos dar cuidadosa atenção. Um irmão poderia manter uma amizade além dos limites com um incrédulo. De acordo com o mundo isso não seria pecado; mas, de acordo com a vida que Deus designou para um cristão, esse tipo de amizade é pecado. Isso serve também para as irmãs. Um missionário ocidental uma vez disse que alguns incrédulos tentaram ter uma amizade especial com ele; quando percebeu que aquilo era pecado, ele rejeitou tal amizade.

3. Pecados da Mente
Além dos pecados espirituais e dos pecados da carne, há também os pecados da mente. Muitos são os que não têm pecados espirituais e até certo ponto sua carne já foi eliminada. Mas mesmo assim não conseguem obter vitória sobre seus pensamentos. Alguns têm uma mente que divaga; a mente de outros fica girando em círculo vicioso; outros têm mente instável. Já existe mente que é impura e está cheia de ilusões. Alguns estão cheios de dúvidas; outros estão obcecados por conhecimento: querem saber tudo e não se satisfazem até que o consigam. Os que têm tal tipo de mente ainda não experimentaram a vida vencedora. Não devemos pensar que não temos nada de mal em nós. Muito poucos são os que experimentam uma verdadeira vitória sobre seus pensamentos. Pelo contrário, muitos são os que têm pensamentos vagueantes, errantes e instáveis. Ter pensamentos que divagam é um problema sério, mas ter pensamentos impuros é ainda pior. Alguns têm pensamentos impuros que persistem tenazmente na mente. 
A imaginação tem causado dano a muitos cristãos. Nossa imaginação frequentemente nos perturba; no entanto, ainda continuamos pensando que podemos discernir o coração dos outros. Devemos reconhecer que só o Senhor pode sondar "mentes e corações" (Ap 2:23). Muitos têm conceitos formados sobre a forma de ser dos outros. Assim, todos temos pecado em nossos pensamentos; temos julgamentos em demasia; temos ilusões demais. Irmãos e irmãs, temos de nos achegar ao Senhor e tirar do caminho todas estas coisas. Se não resolvermos o problema dos nossos pensamentos, não poderemos ter uma vida de vitória em Deus.

4. Pecados do Corpo
Há também os pecados relacionados com o corpo. Não necessariamente são coisas impuras. Alguns dão atenção em demasia à comida; para outros, dormir é uma coisa sagrada. Alguns se preocupam exageradamente com a saúde ou o trato pessoal; outros estão presos ao hábito de constantemente petiscar; e outros amam demasiadamente o próprio corpo. Todas essas coisas são pecados diante do Senhor, pois escravizam ao corpo. Paulo disse: "Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão" (1 Co 9:27). Ele reduzia seu corpo à escravidão. Não sujeitar nosso corpo à escravidão é pecado. O corpo deve ser submetido à nossa servidão. Muitos têm sacrificado seu tempo de oração de manhã pelo sono. Muitos têm cedido à comida o tempo que deveriam gastar na Palavra. Muitos são incapazes de servir ao Senhor porque dão muita atenção ao petiscar ou à aparência exterior. Ser descuidados nessas áreas e não restringir-nos é pecado.


Extraído do livro: A vida que vence

Nenhum comentário:

Postar um comentário